Tecnologia

Navegando a todo vapor

Apesar de ainda serem pouco conhecidos dos usuários, os add-ons, ou complementos, aumentam as funcionalidades dos browsers e levam um mundo de possibilidades para o internauta, desde escutar uma playlist até atualizar o Twitter

postado em 23/06/2010 07:00

Fernando Braga
Especial para o Correio

O Cooliris permite visualizar as fotos de uma pesquisa numa parede tridimensionalPara muitas pessoas, o navegador da web é, sem sombra de dúvida, o software mais importante do computador. E não é para menos, já que o usuário passa cada vez mais tempo surfando na rede, seja para realizar pesquisas, bater papo, enviar e-mails ou fazer compras em lojas online. Mas o que muita gente não sabe é que, além de ser uma janela para a navegação na web, o browser pode servir para diversas outras coisas. Os responsáveis por transformar o Mozilla Firefox, o Internet Explorer e o Google Chrome em verdadeiros canivetes suíços digitais atendem pelo nome de add-on (mas se você preferir, também pode chamá-los de plugins, extensões ou, simplesmente, complementos).

Trata-se de miniaplicativos que podem ser baixados gratuitamente na internet e que se integram aos navegadores para dar novas funcionalidades aos browsers. Práticos e leves (o tamanho varia entre 50Kb e 2Mb), eles poupam um bocado de tempo dos usuários que podem ter, com poucos cliques, acesso à um mar de funções oferecidas, até então, por programas que eram acionados a partir do desktop. Com eles, uma pessoa pode, entre outras coisas, ouvir uma playlist com as músicas preferidas, atualizar o Twitter ou baixar um vídeo legal que está sendo transmitido de um site ; tudo utilizando a própria janela do navegador e sem ter quer ficar abrindo e minimizando um monte de programas no micro.

O complemento Firefox Sync sincroniza informações como senhas e abas entre celulares e computadores"Sempre fui de usar muitos programas ao mesmo tempo e isso deixava minha barra de inicialização completamente cheia. A vantagem dos add-ons é que eles são muito pequenos e fazem, de forma simples, o trabalho de muitos outros softwares;, explica o universitário Josué Silvério Carvalho, de 22 anos, que tem, junto ao seu navegador, ferramentas para integrar todos os serviços sociais que ele utiliza. ;De forma rápida eu consigo logar minhas diferentes contas. É muito mais prático do que ter que acessar um site diferente para cada um deles;, conta.

Prático e eficiente
Para Todd Pringle, diretor de marketing da Yoono, empresa que criou um dos complementos de maior sucesso na rede e que integra vários serviços sociais na barra principal do Firefox e do Chrome, os add-ons têm chamado cada vez mais a atenção dos usuários pela sua praticidade e pelo maior tempo que eles passam na rede. ;Os usuários desejam aumentar e customizar as funcionalidades de seu browser, deixando eles com sua cara;, diz. ;O Yonoo (complemento da empresa), por exemplo, foi feito para simplificar o acesso do internauta aos principais serviços que ele utiliza. A ideia é que, em poucos cliques, ele possa fazer coisas que precisavam de programas específicos e de um monte de softwares abertos que rodavam ao mesmo tempo ocupando a memória do computador;, explica Pringle. Desde 2006, quando o miniaplicativo passou a ser disponibilizado, já foram realizados 4,5 milhões de downloads.

O primeiro a oferecer a oportunidade de acrescentar essas ferramentas ao navegador foi a fundação Mozilla com o Firefox. A empresa, que teve origem no antigo Netscape, abriu as portas para que desenvolvedores de softwares do mundo inteiro criassem os mais diversos complementos que pudessem ser incorporados ao browser de código aberto. A ideia deu certo e, em pouco tempo, centenas de dispositivos estavam disponíveis no site oficial da companhia para que os internautas pudessem fazer download.

Hoje, aproximadamente 6 mil tipos de add-ons são oferecidos. Para instalá-los, basta ir na guia Ferramenta/Complementos do navegador e fazer uma pesquisa sobre a função que deseja agregar. Depois é só instalar e reiniciar. Tudo de forma muito simples. Em 2006, com o Internet Explorer 7, a Microsoft também passou a contar com a ajuda dos extras para incrementar a navegação de seus usuários e em 2008 o Google lançou o navegador Chrome totalmente integrado às novidades. Veja ao lado uma seleção com alguns dos mais interessantes e versáteis plugins para os três navegadores de maior popularidade na internet.

Navegadores e complementos

Confira algumas sugestões de add-ons para os três browses mais usados na rede de computadores

Google Chrome
Google Chrome Backup
Ideal para realizar o backup da lista de favoritos, histórico, senhas salvas, etc., a ferramenta permite criar, copiar, restaurar e gerenciar o perfil do usuário no Google Chrome.

Bubble Translate
A extensão incorpora um tradutor ao navegador. Com um único clique é possível fazer traduções de uma página web em qualquer idioma suportado pelo Google Translate.

Cooliris
Popular no Firefox e agora disponível no Chrome, esta extensão transforma a visualização de fotos em uma parede 3D de imagens para pesquisa, visualização e compartilhamento.

Shareaholic
Com esta extensão, basta o usuário clicar no ícone que surge na barra de navegação para que ele possa compartilhar conteúdo com toda a lista de contatos em mais de 80 serviços diferentes.

Google Mail Checker Plus
A extensão alerta, no próprio navegador, quando o usuário recebe uma mensagem no Gmail e exibe um preview sem que o internauta tenha que ir até o site do Google.

Internet Explorer
Bizform Bar
Ideal para quem tem problemas para lembrar senhas. Permite memorizar até 10 combinações. Inclui um teclado virtual que o protege contra eventuais roubos de informação.

Xmarks
Um dos mais populares add-ons da internet, o Xmarks é muito útil para quem usa vários PCs, já que ele armazena a lista de Favoritos na internet e permite acessá-los de qualquer micro.

IE7Pro
Bloqueia propagandas, permite navegar pela web apenas sacudindo o mouse e oferece recursos práticos como o fechamento de abas com
dois cliques.

Zamzar
Chegou um documento do tipo .docx (ou .xlsx e .pptx) e não sabe o que fazer?
O Zamzar converte para você, além de fazer a conversão de arquivos de áudio, vídeo e imagem.

Finjan Secure Browsing
Para quem deseja navegar com mais segurança, este add-on avisa se há códigos maliciosos nos sites que o usuário deseja acessar.

Mozilla Firefox
Echofon
Agora o usuário não precisa mais entrar no site do Twitter para mandar micromensagens. A extensão notifica a chegada de novos tweets, além de permitir o envio de mensagens.

Feed sidebar
Complemento interessante para assinantes de serviços de RSS. Ele cria, no lado esquerdo do Firefox, um painel para apresentar as notícias dos RSS.

FoxTunes
Exibe os botões usuais de um player de áudio, possibilitando o controle pelo próprio navegador, sem que haja a necessidade de ficar alternando entre as janelas do tocador e browser.

Firefox sync
Permite sincronizar informações como favoritos, senhas e até abas abertas entre diferentes computadores (e mesmo celulares). Ideal para quem utiliza vários computadores.

Yoono
Numa barra lateral, o add-on reúne, em um só lugar, vários sites de relacionamento e compartilhamento como Flickr, Facebook, Twitter, Last.FM e MSN.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação