Tecnologia

Com informações falsas e bem-humoradas, sites se transformam em boas opções para rir e fugir do noticiário factual

postado em 20/07/2010 08:32
Ao se deparar com o título de uma notícia que anuncia a possível gravidez de uma mulher após assistir a um filme pornô em 3D, a primeira indagação que vem a cabeça é: como isso foi possível? Ao ler matéria, as declarações do marido da grávida parecem contundentes. ;Não vejo porque desconfiar dela. Os filmes em 3D são muito reais. Com a tecnologia de hoje tudo é possível;, disse Erick Jhonson, que registrou a criança. As informações parecem ser tão verídicas que vários sites de notícias ; inclusive o Gizmodo, página sobre tecnologia dos Estados Unidos ; caíram na piada do Sensacionalista, website que vive de produzir notícias falsas com humor. O site tem em média 10 mil visitas por dia. ;Com essa notícia, chegamos a 58 mil visitas;, conta Nelito Fernandes, um dos idealizadores.

O Sensacionalista conta na equipe com mais dois jornalistas, Marcelo Zorzanelli e Martha Mendonça, e um redator de programa de humor, Leonardo Lanna. ;O site foi completamente inspirado na página de humor norte-americano chamada The Onion;, explica Fernandes. O número de acessos ao site é proporcional às notícias publicadas e à repercussão, como a da gravidez pelo 3D. ;Antes de mais nada, essa notícia é um história de ;corno;. A ideia surgiu quando as pessoas relataram que ficaram enjoadas com os filmes 3D. Daí, com essa relação enjoo e gravidez, criei a notícia;, diz Fernandes.

Apesar de toda repercussão, a intenção não é enganar os usuários. Por toda a página é possível ver avisos de que tudo se trata de uma brincadeira, inclusive no slogan do site que diz: um jornal isento de verdade. ;O que acontece é que, algumas pessoas ; como forma de enganar alguém ; pegam a notícia e passam para os amigos sem dizer que foi retirado de um site de humor. Se olhar as notícias do site, elas são completamente absurdas. Nosso objetivo é fazer rir;, explica Fernandes.

Além daqueles que enviam por e-mail, as redes sociais e os novos usuários da internet também entram na lista que contribuem para a divulgação rápida da informação. ;Hoje em dia, quando coloco uma notícia no ar, em cerca de cinco minutos ela já foi retuitada pelo menos 40 vezes. Antes era preciso um blog, ou que alguém tivesse o link, e hoje não;, afirma Fernandes.

Apesar das notícias do site envolverem pessoas que estão na mídia ou que têm grande importância no noticiário, o Sensacionalista ainda não foi acionado judicialmente. ;Nunca sofremos processo, mas imagino que alguém que se sinta incomodado possa reclamar de algo. Estamos preparados para essas pessoas e, quando preciso, a gente vai tirar do ar. Não queremos confusão ;, esclarece.

Universo paralelo
A data mais propicia para criação do Nops não poderia ser outra, 1; de abril. ;O site é um projeto voltado para criar um mundo paralelo, com informações que seriam contraditórias ao que sai na mídia;, explica Renê Fraga, responsável pelo blog. Assim como o Sensacionalista, o Nops apresenta, com muito humor, notícias mentirosas. A página possui três redatores para alimentar o conteúdo e já teve pico de 50 mil acessos ; quando publicada a história que o ator Fiuk poderia sair do ar por ter cortado o cabelo errado ; e, em média, 10 mil acessos por semana.

;O Nops foi criado por uma empresa de internet e queríamos trabalhar com esse mercado. Estudamos qual foi a reação por esse tipo de notícia. Já há muitos sites internacionais que fazem isso, inclusive com mídia impressa. O que observamos é que há um engajamento do público, que absorve as informações;, ressalta Fraga. O fato de os usuários acreditarem em muitas informações publicadas pelo blog é analisado como perigoso pelo responsável do site. ;Qualquer pessoa pode chegar e escrever algo ali e ver que o público vai pegar e levar para frente. Serve até como uma alerta para as pessoas não levarem tão a sério;, aponta.

Ninguém escapa das noticias fantasiosas do Nops, nem mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. De acordo com site, Obama demitiu o mecânico da Casa Branca e assumiu a função. ;;Depois do incidente com a British Petroleum, certamente não tive problemas em sujar minhas mãos de graxa de novo;, declarou Obama sobre a iniciativa em resolver prontamente a questão;, conta a notícia.

A parte de tecnologia também tem notícias fictícias de deixar qualquer geek apavorado. De acordo com o Nops, a Apple registrou uma patente de um dispositivo de auto-destruição. ;A Apple planeja incluir um dispositivo de autodestruição em seus eletrônicos. Isso faria com que, no caso de instalação de qualquer software considerado ilegal pela empresa, o aparelho simplesmente liberasse uma quantidade de substância química capaz de corroer os circuitos, inutilizando-o;, diz a matéria.

O Nops também está aberto a reclamações e se compromete a tirar qualquer notícia que ofenda alguém. ;Se acontecer, removeremos sem problemas. A gente brinca, mas se alguém não gostar podemos retirar ou alterar o artigo;, explica Fraga.

MUNDO ESQUISITO
; Os tabloides do exterior são especializados em notícias verdadeiras e inimagináveis. Esses jornais são especializados na vida de artistas, acontecimentos bizarros e tragédias. Os fatos vão do sequestro de pinguins em Dublin até a mulher que usou as cinzas do filho morto para fazer uma tatuagem. O termo surgiu em Londres, quando um farmacêutico deu o nome de Tabloid para pílulas comprimidas. A transferência do título aos tabloides foi devido ao formato, menor do que os jornais tradicionais.

ABRIL DE MENTIRAS
; O dia do ano que mais surgem boatos na internet é o primeiro de abril. O Google é um dos mais famosos por soltar as mais mirabolantes histórias nesse dia. Em 2010, o site ofereceu a impressão em tamanho real das fotos no Picasa, anunciou uma ferramenta para a leitura de livros do Google Books em 3D e ainda disse que a partir daquele dia iria passar a ser chamada de Topeka, em vez de Google. Uma das brincadeiras mais famosas da empresa foi em 2007, quando anunciou o Gmail Paper. O serviço oferecia aos usuário a possibilidade de enviar o e-mail como correspondência tradicional, sendo impresso pela companhia.

Top 5

Matérias do Sensacionalista


Matérias do Nops

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação