postado em 27/07/2010 07:00
Navegar na internet, acessar as redes sociais e vídeos on-line, mandar e receber e-mails, controlar agenda de compromissos, tirar foto e ainda atender e fazer ligações. É nesse universo de multifunções que estão os smartphones. As várias opções de uso fazem do aparelho uma febre no mercado da telefonia celular. De acordo com a consultoria norte-americana ABI Research, as vendas dos smartphones vão crescer 21% no mundo até o final deste ano ; o que corresponde a 224 milhões de aparelhos. Nos quatro primeiros meses do ano, já foram adquiridos 55 milhões de telefones multifunções.O Brasil é um dos responsáveis pela crescente venda desses modelos. De acordo com a Gartner, no primeiro trimestre deste ano foram vendidos cerca de 1,2 milhão de unidades apenas para usuários finais. O número representa um crescimento de 170% em relação ao primeiro semestre de 2009, no qual foram vendidos 448 mil smartphones. ;Levamos quase cinco anos para ter o nosso primeiro milhão de assinantes. Hoje, temos 5 milhões de novos usuários a cada três meses;, explica Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da RIM para América Latina. A liderança ficou com a Nokia, que vendeu pouco mais de 3 milhões de unidades.
;O mercado de smartphone vem amadurecendo muito, mas é um fenômeno essencialmente dos últimos 4 anos;, aponta Lino. A chegada de novos modelos no mercado também impulsiona a busca pelos smartphones. A RIM, fabricante dos aparelhos BlackBerry, acredita que, além dos empresários, os jovens são o alvo dos smartphones. Em abril, a empresa passou a produzir o Curve 8520, um dos telefones mais procurados por esse público, no país. Os recursos multimídia e acesso as principais redes sociais da internet são as iscas para atrair os jovens.
No mesmo ritmo, a Nokia, que possui a liderança na área, também vai conquistando o público interessado em smartphones mais baratos, mas com as mesmas funções de marcas mais caras. A aposta da empresa é o modelo E72, uma evolução do E71. O celular combina GPS com navegação veicular de 74 países em 46 idiomas, além de mapas detalhados de mais de 180 nações. Para agradar o público mais jovem e os empresários, o smartphone traz dois anos de licença gratuita com provedores de e-mail pessoal e profissional, como o Mail for Exchange, e serviços de mensagem instantânea.
3G e os aplicativos
A procura pelos aparelhos estimula outro setor da telefonia: os acessos a banda larga móvel. Um smartphone só passa a contar com todas as funcionalidades quando ligado a rede 3G ou Wi-fi. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou em junho deste ano cerca de 1,5 milhão de habilitações ao serviço em junho. No total, foram registrados mais de 185 milhões de acessos ao 3G.
No entanto, muitos usuários ainda utilizam pouco os pacotes de dados oferecidos pelas empresas. De acordo com uma pesquisa da Nielsen nos Estados Unidos, o consumidor típico usa menos de 300MB de dados por mês. Apesar de pouco, o número é um recorde se comparado a 2009, quando o consumo foi 230% menor.
Com a oportunidade de acessar a internet ; teoricamente ; de qualquer lugar, as empresas que produzem os aplicativos para smartphone também veem o mercado crescer vertiginosamente. A research2guidance, consultoria norte-americana, prevê que o crescimento desse setor pode chegar a 807% até 2013. Os aplicativos geraram em 2009 receita de US$ 1,94 bilhão e daqui a três anos representarão ganhos de US$ 15,65 bilhões. Tamanho lucro deve ser alcançado por aplicativos comprados pelas lojas da Apple e da plataforma Android, principalmente.
O fato de ser tudo em um também atrai outros campos da tecnologia. O sistema de GPS, por exemplo, de acordo com estudos da iSuppli, deve estar presente em 79,9% dos aparelhos celulares até o terceiro trimestre de 2011. De acordo com a empresa, o que impulsiona a implementação do sistema de monitoramento via satélite dentro de um telefone são as vendas turbinadas dos smartphones. ;Esses aparelhos são a chave do produto que guiam a tecnologia hoje. Ferramentas relacionadas são elementos importantes no mercado de smartphones hoje;, disse Jagdish Rebello, diretor e analista principal da iSuppli, durante a divulgação do estudo.
PRIMEIRO DE TODOS
; Em 1992, a IBM em parceria com a BellSouth lançou o Simon, o primeiro smartphone do mercado. Além das ligações, o aparelho era pager, PDA e fax. Além disso, tal como os atuais, possuía calendário, agenda de endereços, hora mundial, calculadora, bloco de notas, e-mail e games. O telefone inovava por possuir tela touchscreen. O smartphone tinha memória de 1MB, display com resolução de 160 x 293 pixels e era vendido por US$ 899. Após dois anos, a IBM deixou de comercializar o produto.
Ranking
Maiores vendedores no 1; trimestre de 2010 de smartphones
- Nokia - 21,5 milhões
- RIM (BlackBerry) - 10,6 milhões
- Apple - 8,8 milhões
- HTC - 2,6 milhões
- Motorola - 2,3 milhões
Fonte: IDC