postado em 03/08/2010 09:11
Ataide de Almeida Jr. - Enviado especialSão Paulo ; De acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Office é utilizado em 92% dos computadores do Brasil. O software aparece ainda como o segundo item mais pedido no momento da compra de um computador (primeiro vem um processador potente), de acordo com a IT Data. Tanto sucesso pode ser explicado pelos mais de 25 anos trilhados pelo programa, que gerou uma interface conhecida pela grande maioria dos usuários de PC. Para continuar nesse caminho, a Microsoft lançou na semana passada o Office 2010, tendo como grande vedete a computação nas nuvens. ;É mais que uma nova versão, é uma nova geração, que retrata o investimento da empresa no cloud computing;, afirmou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
A possibilidade de criar, editar e compartilhar arquivos on-line no Office 2010 será possível graças ao Office Web Apps. Apesar de ter sido demonstrado durante o lançamento do programa, ele ainda não chegou ao Brasil. No entanto, quem tem uma conta norte-americana do Windows Live já pode utilizar a versão on-line. O pacote feito para internet é composto pelo Excel, Word e PowerPoint e não tem custos para o usuário. ;A nuvem muda tudo. É possível, por exemplo, fazer uma transmissão on-line de uma apresentação do PowerPoint para qualquer lugar;, aponta Eduardo Oliveira, gerente de marketing e negócios da Microsoft Brasil.
;Não comparamos o Office 2010 com o Google Docs, pois ele (o programa do Google) não possui uma versão que possa ser instalada no computador. Acreditamos que a experiência seja melhor quando se pode usar tanto no PC quanto na internet;, assegura Paula Belizia, diretora de marketing. Mesmo evitando as comparações, o Office Web App realiza funções já conhecidas pelos usuários do Docs, como a edição de um mesmo documento por múltiplos usuários. A questão da segurança também é uma preocupação: a empresa segue todos os padrões para que a navegação e o acesso aos documentos sejam seguros. O Office Web App deve ganhar a versão em português até o fim do ano.
Melhorias
O novo Office contou com ajuda de 260 mil consumidores que baixaram a versão beta e deram palpites no projeto. Essa participação fez falta no lançamento da versão 2007, que gerou estranhamento dos usuários por ter a interface completamente alterada, na qual cerca de 85 mil haviam feito o download e sugerido mudanças. Foi por meio dessa ajuda que a Microsoft aperfeiçoou o produto. Há disponível no mercado três opções para compra: a Home and Student (R$ 199, três licenças); a nova Home and Business (R$ 499, duas licenças), voltada para consumidores que utilizam o software no trabalho e na empresa; e a Professional (R$ 1.399, duas licenças). Além disso, há a versão Starter(1), disponível gratuitamente em algumas marcas de computadores.
Nos programas, as melhorias são sutis, mas importantes. A grande novidade do Outlook é a integração com as redes sociais, no qual é possível visualizar as atualizações dos contatos. Além disso, o programa passa a agregar conversas e evita a procura desnecessária de e-mails com o mesmo assunto.
As complicações da versão 2007 diminuíram nessa edição da planilha de texto mais utilizada. O Word trouxe uma melhora considerável na interface, com ações mais fáceis de serem utilizadas. O corretor de texto passa a aceitar tanto o dicionário pré-reforma ortográfica quanto o pós-reforma e ainda pode ser usado com as correções de ambas as formas. O Excel ganhou a possibilidade de edição de tabelas dinâmicas e gráficos simultâneos, além de recursos como minigráficos.
O PowerPoint recebeu novas transições. Uma vantagem da edição 2010 é a completa integração entre os programas, possibilitando, por exemplo, a alteração de gráficos do Excel no PowerPoint sem perder atributos e formatos.
O jornalista viajou a convite da Microsoft Brasil
1 - Para começar
Algumas marcas de laptops e desktops já passam a vir equipadas com o Office Starter 2010. A versão possui menos recursos que as outras por ser gratuita e não inclui o PowerPoint. De acordo com a Microsoft, a Starter é voltada para as famílias que compraram um computador pela primeira vez e estão começando a conhecer os recursos. ;A versão virá com uma publicidade no canto direito, apenas para mostrar o funcionamento do produto completo;, garante Eduardo Oliveira, gerente de marketing e negócios. A Starter não expira e o upgrade para outros pacotes pode ser feito on-line.