Tecnologia

Apple lança nova linha de iPods, novo iTunes e Apple TV

postado em 01/09/2010 15:56


O CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou nesta quarta-feira (1;/9) os novos modelos dos iPods da empresa. "Esse ano nós fomos mais agressivos. Mudamos toda a linha dos aparelhos. É maior mudança já feita", disse Jobs na apresentação. A grande novidade ficou por conta do iPod Touch. O dispositivo líder no segmento jogos, ultrapassando a Sony e a Nintendo, está mais fino e possui quase os mesmos recursos que o iPhone.

Jobs e o novo iPod NanoO novo Touch conta com o chip A4, o giro de 3 eixos, câmera frontal e traseira (sem flash) e o recurso Facetime, que possibilita via wi-fi a comunicação com outras pessoas que possuem o aparelho ou então um iPhone 4. "Você também pode editar os filmes utilizando o iMovie", explicou Jobs. Além disso, as imagens no display ficaram mais bonita graças a Retina, já presente no smartphone da Apple. A bateria dura 40h. O modelo de 8GB vai sair por US$229, o de 32GB po US$299, e 64GB por US$399.

As maiores mudanças no tamanho ficaram por conta do iPod Nano. Com a adoção da tela touch, o Nano ficou quadradão, 46% menor que o antigo e 42% mais leve. A bateria dura 24h. "O que nós poderiamos fazer para melhorá-los? Vamos fazê-lo menor, eliminar a roda de controle, e então precisamos que ele seja multitouch", apontou Jobs. Rádio, podcasts, fotos e todas as funções anteriores continuam presentes no dispositvo. Ele será vendido por US$ 149 (8GB) e US$ 179 (16GB).

A evolução dos iPodsCom o Shuffle, a Apple voltou ao formato original com o botão circular para escolher as músicas. De acordo com Jobs, os usuários sentiram falta dele para a seleção das canções. No entanto, o pequeno tocador continua com as funções de falar a playlist e agora conta também com o Genius. A bateria tem duração de 15h e será vendido por US$ 49 (2GB).

A página da Apple no Brasil, que esteve fora do ar durante a tarde, já disponibiliza para venda os novos modelos de iPods Shuffle e Nano apresentados por Steve Jobs. O Shuffle sai por R$ 299 (2GB) e o Nano por R$ 549 (8GB) e R$ 649 (16GB). Não há previsão para chegada do Touch no país.

iTunes e redes sociais
Para aproveitar a safra de lançamentos dos iPods, a Apple também apresentou o novo iTunes 10. Com novo logotipo e interface mais clara, o programa vai contar ainda com uma rede social integrada voltada para música. "O Ping é como se fosse um Facebook e Twitter se encontrando no iTunes, É só sobre música", explicou Jobs.

Com a integração do Ping, será possível saber o que os amigos estão escutando, os gostos, artistas favoritos. O Ping também estará disponível nos aparelhos da Apple, como iPad e iPhone.

Para a TV
Com um quarto do tamanho do antigo dispositivo, Jobs apresentou o novo Apple TV. Com o amplo conteúdo do iTunes, a empresa vai vender filmes, séries e programas sem comerciais pelo aparelho. "Você também pode assistir qualquer coisa pelo YouTube, ver fotos pelo Flickr e fazer streaming de conteúdos no seu computador", disse Jobs.

O Apple TV funciona pela rede wi-fi, possui saída HDMI, entrada USB e ethernet (caso queira utilizá-lo com fio). Estará disponível nos Estados Unidos no mês que vem por US$ 99.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação