postado em 03/09/2010 07:00
A onda das redes sociais balançou o todo poderoso da Apple. Na reunião anual com jornalistas e investidores, nesta semana, Steve Jobs (1) anunciou o lançamento do Ping, uma mídia social baseada na loja virtual da empresa. Desenvolvido para que usuários do iTunes acompanhem seus artistas favoritos, o Ping também permite a criação de um perfil. Na página, o internauta poderá falar dos álbuns e canções que mais gosta, das últimas músicas baixadas no iTunes e dos shows a que pretende assistir.A ideia é que o Ping funcione mais ou menos como o já não tão famoso MySpace, que vem perdendo usuários para o Facebook há dois anos. Internautas comuns e famosos terão seus perfis na rede e poderão seguir uns aos outros. ;Com o Ping, você pode acompanhar seus artistas favoritos e os dos seus amigos e participar de uma conversa em todo o mundo com os fãs mais apaixonados da música;, exagerou Steve Jobs durante o anúncio, na última quarta-feira. O iTunes, programa específico para os tocadores da Apple, é usado por 160 milhões de pessoas em 23 países.
Outra cartada da companhia é a nova versão da Apple TV. O primeiro modelo foi criado em 2006, mas não conquistou muitos adeptos. O lançamento mostra que a empresa de Steve Jobs sabe que não pode perder a mão no mercado de TV on-line. Geralmente, o CEO anuncia produtos como esse no começo do ano, mas parece estar preocupado com as movimentações de outros gigantes, como o Google, no setor ; a empresa está prestes a lançar sua Google TV e informações de bastidores revelam que está em negociações sérias com empresas líderes do mercado.
A Apple TV funciona como uma locadora virtual de filmes e séries de TV. Um aparelho parecido com um decodificador de TV digital faz a interface com o televisor: basta ter um cabo HDMI (comprado separadamente) e conexão wireless. ;A nova Apple TV, combinada com a maior seleção de filmes HD on-line e aluguel de programas de TV, permite que os usuários assistam a conteúdo de Hollywood em seu aparelho HD sempre que quiserem;, disse Jobs. Isso, é claro, com o pagamento do aluguel. Ao escolher o filme ou a série, o usuário tem 30 dias para assisti-lo. Depois de iniciar a sessão, pode adiar o término em até 48 horas.
O sistema Wi-Fi também permite que a Apple TV seja um canal de acesso a vídeos do YouTube e a imagens do Flickr (site de compartilhamento de fotografias em alta qualidade). Nos Estados Unidos, o sistema da Apple está integrado ao catálogo da Netflix, empresa que ficou conhecida por entregar filmes alugados pelo correio. Outra possibilidade é buscar filmes e séries no iTunes, que tem mais de 7 mil produções cinematográficas disponíveis. A loja da Apple, inclusive, ganhou uma nova versão: além do Ping, o iTunes estreia com o sistema operacional iOs 4.1, desenvolvido exclusivamente para produtos da companhia.
Os donos da festa
As estrelas da reunião de Jobs com investidores e jornalistas, contudo, foram os iPods. Todos os anos, o CEO da Apple lança novos modelos dos tocadores em setembro. Desta vez, porém, a repaginada foi maior. A começar pelo iPod Nano, o mais popular da linha, com 250 milhões de unidades vendidas desde 2005. O equipamento teve o tamanho e o peso reduzidos pela metade, ganhou tela sensível ao toque e uma espécie de clipe que o fixa em roupas e o torna propício para ser usado durante a prática de atividades físicas.
;Essa é a maior reinvenção do Nano desde o seu lançamento, em 2005, e nós achamos que os usuários vão amá-lo;, afirmou Steve Jobs ao apresentar o aparelho. A redução do tamanho se deve à adoção da tela touchscreen. ;A interface Multi-Touch nos permitiu diminuir o iPod Nano a um design incrivelmente pequeno;, reforçou o fundador da Apple. O aparelho também vem com acesso a rádio FM.
Outro grande investimento da companhia de Jobs foi no iPod Touch, que começa a ser vendido nos Estados Unidos na semana que vem. Os desenvolvedores da Apple criaram uma tela com alta resolução ; 960 x 640 pixels, quatro vezes mais pixels do que na antiga versão. Com isso, garantiu Steve Jobs, é impossível ver os pontos do display quando o aparelho está a uma distância normal dos olhos. ;Nós colocamos a nossa tecnologia mais avançada no interior do novo iPod touch;, disse o CEO. Além do display Retina, o equipamento vem com duas câmeras. A da frente faz chamadas de vídeo para outros usuários do Touch e a de trás pode gravar imagens em alta resolução.
A inovação mais discreta ficou com o Shuffle, que importou um recurso já existente no Nano: o anúncio da música e do artista que vão tocar. A bateria do gadget melhorou, está 50% mais eficiente do que na versão anterior. ;Com a sua caixa em alumínio e clipe embutido, o novo iPod Shuffle é um grande companheiro de treino, e por apenas US$ 49, um preço que quase todo mundo pode pagar;, disse Jobs. Talvez nos Estados Unidos. No Brasil, onde custará R$ 249, é outra história.
1 - Só para eles
Pela primeira vez, a tradicional coletiva de imprensa de Steve Jobs, que ocorre na última quarta-feira, na Califórnia, foi transmitida via streaming. A novidade, porém, ficou acessível apenas para aparelhos da Apple: Mac, iPad, iPhones e iPods Touch.