Tecnologia

Intel apresenta segunda geração de processadores Core

postado em 13/09/2010 17:22

São Francisco (EUA) ; Blu-ray, 3D estereoscópico, alta definição: a tendência para a próxima geração de PCs são as máquinas capazes de oferecer novas e estimulantes experiências visuais. Para acelerar esta tendência e colocar mais poder nas mãos dos consumidores, a Intel traz em 2011 a sua nova arquitetura de codinome ;Sandy Bridge;. Esta nova arquitetura, além de contar com o processo de fabricação de 32 nanômetros ; um nanômetro (nm) é um bilionésimo do metro ;, também aprofunda ainda mais a integração do processamento gráfico, movendo as funções anteriormente localizadas no chipset para dentro do processador.

Esta nova organização interna do chip, aliada aos transistores de menor tamanho, fazem com que o Sandy Bridge seja capaz de atender a demanda dos usuários mais exigentes e acelerar a adoção de novos recursos visuais. Várias destas características da segunda geração da família de processadores Intel Core 2011 foram apresentadas nesta segunda-feira (13/9), durante o Intel Developer Forum, evento mundial promovido pela empresa em São Francisco (EUA), que reúne jornalistas especializados em tecnologia de todo o mundo. As novas e melhoradas características ampliarão ainda mais a liderança em desempenho e duração de bateria dos chips da Intel, e adicionam inúmeras características relacionadas ao visual embutidas dentro dos chips.

;A maneira como as pessoas e as empresas estão usando os computadores está evoluindo em ritmo explosivo, fomentando a demanda por uma experiência ainda mais poderosa e visualmente satisfatória;, disse Dadi Perlmutter, vice-presidente executiv o e gerente geral do Grupo de Arquitetura da Intel. ;A nossa 2; Geração da família de processadores Core representa o maior avanço em desempenho e capacidades em relação a qualquer outra geração anterior. Além de oferecer esses notebooks baseados em tecnologia Intel, planejamos levar esses avanços para nosso portfólio de produtos para computação embarcada e servidores para data centers.;

De acordo com Perlmutter, a nova família de processadores Sandy Bridge contará com uma nova arquitetura ;em anel; que permite que o mecanismo de processamento gráfico embutido compartilhe recursos como o cachê do núcleo do processador, para melhorar o desempenho gráfico e geral do computador ao mesmo tempo em que mantém a eficiência no consumo de energia.

A segunda geração dos processadores Intel Core também inclui uma versão melhorada da tecnologia Turbo Boost, que serve para o processsador mudar ou realocar os núcleos de processament o e os recursos gráficos para acelerar o desempenho, de acordo com a carga de trabalho para dar aos usuários um aumento imediato no desempenho quando necessário. É como se, ao navegar na internet o processador determinasse o uso de apenas 10% de sua capacidade para essa navegação. Mas, ao no momento em que o usuáriol começar a usar o Adobe Photoshop ou decidir rodar um game, o processador começa a trabalhar com toda a sua capacidade voltada para estas duas tarefas.

Notebooks para games entrarão em dieta

No mundo dos PCs, os notebooks são a tendência dominante, enquanto os desktops ficam cada vez mais restritos a mercados específicos, como o de PCs corporativos ou os super-desktops para games. Embora existam notebooks voltados específicos para os aficionados por jogos, os mesmos são em geral maiores e mais pesados do que seus ;primos; mais simples. Por contarem com um processador gráfico dedicado, os notebooks para games também aquec em mais e possuem menor autonomia de bateria.

A Intel quer reverter este cenário agora com o lançamento da Sandy Bridge. Os novos processadores integram a placa gráfico dentro do próprio chip, em um movimento que reduz os custos, permite máquinas menores e mais finas, e entrega potência gráfica o suficiente para a maioria dos games e também para aplicações altamente visuais e filmes 3D. Com eles, os usuários podem jogar games "normais", sem necessidade de uma placa de vídeo parruda instalada na máquina, por exemplo, ou, no caso.

A nova geração Sandy Bridge também oferece características visuais melhoradas para tarefas como a exibição de vídeos em HD, 3D, ultitarefa, relacionamento social online e multimídia. Para baixar e visualizar vídeos mais rapidamente, Perlmutter demonstrou um recurso de edição de vídeo acelerado por hardware usando a arquitetura de silício dedicada para o processamento de mídia do novo chip Sandy Bridg e, que permite que os usuários convertam rapidamente arquivos de vídeo para outros formatos.

De acordo com a Intel, novos modelos de notebooks equipados com o processador sandy Bridge devem estar no mercado já no início de 2011. Ainda não há previsão de preços nem uma data de lançamento oficial.

Confira vídeo sobre o processador Atom E600

Veja vídeo do primeiro dia do IDF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação