Tecnologia

Apontado como novo filão, jogos no Facebook vivem momento de transição

FarmVille, o título mais jogado, perdeu 25% dos usuários nos últimos seis meses

postado em 28/09/2010 08:00
Os comandos intuitivos e a boa jogabilidade atraem pessoas de todas as idades para a fazenda do FacebookNão é exagero dizer que os jogos sociais trilharam um caminho dentro da indústria de videogames parecido com o do Facebook no setor de tecnologia. Assim como a rede social de Mark Zuckerberg aumentou exponencialmente seu número de usuários, estes games capitanearam um crescimento que fez surgir um filão de negócios. Com produção barata e enorme retorno, a rentabilidade dos jogos sociais é um dos principais debates do mercado de games em geral. Os jogos sociais devem movimentar nos Estados Unidos até o fim deste ano, US$ 835 milhões em microtransações de bens virtuais (1), de acordo com um estudo da Inside Network, empresa que faz pesquisas de mercado sobre o Facebook e os jogos sociais. Segundo o levantamento, itens como sementes especiais da sua fazenda virtual ou uma coleção de diamantes para a sua máfia contribuirão com metade do faturamento total do setor de bens virtuais norte-americano, que deve chegar a US$ 1,6 bilhão este ano. Mas o setor está passando por um momento de transição, já que os títulos mais jogados no Facebook, a principal plataforma, perderam boa parte de seus usuários. FarmVille, o game que capitaneou a ascensão dos jogos sociais no Facebook, é o principal exemplo. Lançado em junho de 2009, chegou a ter 83 milhões de usuários ativos em março deste ano, de acordo com o ranking mensal divulgado pelo site Inside Social Games. Após o pico, o game perdeu 25,34% de seus jogadores nos últimos seis meses. De acordo com a última listagem, 61.965 milhões de pessoas jogavam o FarmVille no Facebook em agosto. A queda no número de usuários foi reflexo de uma mudança das configurações do Facebook feita em março, que retirou mensagens de notificação enviadas por aplicativos de terceiros. Separação O Facebook tem separado toda a atividade referente aos jogos sociais do restante da rede. Na semana passada, o site anunciou que deverá separar a parte de games da seção de solicitações. Assim, todos os presentes ou convites feitos por quem joga ficarão separados dos outros pedidos. A perda de usuários também pode ser relacionada a uma migração dos jogadores para outros títulos. FrontierVille, também da Zynga, foi lançado em junho e já figura como o terceiro mais jogado do Facebook, com cerca de 30 milhões de pessoas. Com mais de 83 milhões de usuários ativos, o Farmville vê a popularidade cairApesar da queda, os números continuam impressionantes: ainda há mais pessoas cuidando de suas fazendas virtuais do que, por exemplo, o total de usuários conectados à rede PlayStation Network, do PlayStation 3, com 30,4 milhões de pessoas. E a Zynga ainda manteve sua força: de acordo com o mesmo ranking, a empresa tem sete dos 10 games mais jogados no Facebook este mês (veja quadro). Dificuldade Os usuários que abandonaram o FarmVille acabaram atrapalhando a vida de quem continua cultivando com afinco suas fazendas virtuais. A professora aposentada Maria do Carmo Lima Rodrigues de Souza, 60 anos, passou a gerenciar quatro contas diferentes para substituir os vizinhos que perdeu. ;Se um vizinho sai, fica difícil adquirir um item;, justifica. Maria do Carmo, que tem contato com videogames por causa dos filhos, começou a jogar games sociais no Orkut e depois passou para o Facebook. Hoje, ela passa cerca de oito horas por dia administrando contas em três games na rede social. ;De manhã jogo um pouco. Depois do almoço, fico até a hora da novela, e depois do horário político, que está muito repetitivo, eu jogo de novo;, descreve. Às vezes, a rotina de Maria do Carmo nas fazendas virtuais se prolonga quando está perto de conquistar um item difícil. Ela prefere sempre conseguir seus bens virtuais jogando em vez de comprá-los com dinheiro de verdade. ;Não é mais elegante e divertido você conquistar e dar itens para o colega? Se você comprar, perde a graça.; 1 - Itens digitais Os bens virtuais surgiram com a venda de itens como armas e armaduras em RPGs online no mercado informal. A prática começou a ser oficializada por algumas companhias de games massivos online como a Iron Realms Entertainment (do game Achaea). Hoje, as microtransações de bens virtuais são a principal fonte de renda da Zynga em games sociais como o FarmVille

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