postado em 28/09/2010 08:00
Após a reunião de dados dos principais sites de medições de visitas da internet, o italiano especialista em marketing Vicenzo Constenza criou o mapa do mundo das rede sociais. Essa é a terceira edição do projeto, que começou em junho de 2009. A mais notável diferença, em relação a penúltima versão, é a conquista de territórios pelo Facebook. No ano passado, esse processo para angariar novos territórios ainda caminhava a passos lentos. Hoje, a rede de Zuckerberg já domina a Oceania e boa parte da América, da Europa e da África.No mapa acima, com dados de junho de 2010, o Facebook conquistou 111 dos 131 países analisados na pesquisa, quando comparado ao projeto de dezembro de 2009. Os principais derrotados nessa disputa foram o Orkut, que perdeu a Índia e começa a ver os seguidores do Paraguai e do Brasil migrando para o Facebook; o Hi5, abandonado pelos usuários da Tailândia, da Romênia, do Peru e de Portugal; a rede One, que predominava na Lituânia; e a Friendster, que perdeu os seguidores nas Filipinas.
Na Europa, provedores locais ainda dominam a Hungria, a Polônia e a Holanda. A Nasza-klasa, rede social polonesa, por exemplo, é voltada para os universitários. Lançado em novembro de 2006, o serviço tem mais de 27 milhões de usuários registrados e é uma base de cadastro para que os alunos possam manter contato depois de concluírem a faculdade. A Nasza-klasa pede aos usuários que atualizem as informações básicas, como nome e idade, mas, principalmente, o histórico das escolas e cursos que frequentou. Desse modo, o sistema sugere amigos a partir dos vínculos estudantis.
Na Rússia, as redes Odnoklassniki e V Kontakte, lançadas em março e setembro de 2006, respectivamente, permanecem na liderança. A Odnoklassniki possui mais de 45 milhões de usuários registrados e 10 milhões de visitantes únicos por dia. De acordo com o Alexa, comparado com a média da internet, os usuários do Odnoklassniki tendem a ser homens, com 35 anos, e que ganham menos de US$ 30 mil anualmente. No mundo, a rede conquista a 102; posição no ranking.
Apesar de todas as restrições enfrentadas pelos chineses quanto aos conteúdos da internet, uma rede social consegue reunir a maioria dos usuários no país. O Qzone, ou QQ, tem 200 milhões de usuários, de acordo com dados de janeiro de 2009. A rede chinesa permite que os cadastrados montem os perfis como quiserem, além de possibilitar a criação de blogs, de diários secretos e enviar fotos. A maioria dos serviços é pago, inclusive a versão para telefone celular.
Diversidade das redes
Chama atenção também a rede social Cloob, predominante no Irã, apesar do rígido controle governamental da internet no país. Em 2008, o site foi tirado do ar durante um mês por autoridades iranianas, porque divulgou conteúdo impróprio. Após voltar ao ar, no entanto, a Cloob continua sendo monitorada pelo governo. Atualmente, possui cerca de 1 milhão de usuários e mais de 100 milhões de page views por mês. Pela rede, é possível gerenciar conta de e-mail, criar comunidades, álbum de fotos, bater papo por meio de um serviço de mensagem instantânea, além de ver notícias e fazer compras.
O Vietnã também possui uma rede social dentro do portal Zing.vn, é a YoBanBe Social Networking. De acordo com o Alexa, quase 18% das visitas no site correspondem a apenas um pageview e duram em média 18 minutos. Apesar dos números pouco expressivos, há muitas opções de interação. Além de compor blogs e mostrar fotos, é possível ouvir músicas, organizar eventos e criar clubes particulares, ou, como é comum no Orkut, comunidades privativas. Não há informações do número de usuários.
Algumas áreas do Japão ainda não caíram nas graças do Facebook. Com 30 milhões de usuários, a rede Mixi, criada em fevereiro de 2004 pelo 33; homem mais rico do Japão, Kenji Kasahara, permite que os usuários tenham no máximo mil amigos. As exceções são as contas que possuem o selo ;celebridade;. O cadastro também é restrito ao público japonês. Apenas quem possui um número de celular do Japão pode começar um perfil no site. Kasahara disse à imprensa japonesa que pretende duplicar o número de usuários do site.
Segundo Vicenzo, a situação ainda não está definida em países como Armênia, Geórgia e Mongólia. Além disso, não há dados sobre parte do continente africano. O Twitter, o LinkedIn e o MySpace variam entre a segunda e terceira colocação nos países nos quais o Facebook domina.
Conheça as redes sociais do mundo
V kontakte
; Lançada em setembro de 2006
; Número de usuários: 89 milhões
Qzone (QQ)
; Lançada em maio de 2005
; Número de usuários: 200 milhões
Cloob
; Lançada em dezembro de 2004
; Número de usuários: 1 milhão
Hyves
; Lançada em outubro de 2004
; Número de usuários: 10 milhões
Hi5
; Lançada em junho de 2003
; Número de usuários: 80 milhões
Odnoklassniki
; Lançada em março de 2006
; Número de usuários: 45 milhões
Nasza-klasa
; Lançada em novembro de 2006
; Número de usuários: 27 milhões
Mixi
; Lançada em fevereiro de 2004
; Número de usuários: 30 milhões