postado em 28/09/2010 08:00
Com um crescimento mundial de 109% em junho, na comparação com o mesmo período de 2009, o Twitter continua alterando a forma de comunicação entre todas as faixas etárias e também das empresas com os consumidores. Na América Latina, o sucesso da ferramenta é ainda maior. De acordo com a consultoria comScore, a audiência do site cresceu 305%, passando de 3,7 mil usuários no passado para 15,3 mil em junho de 2010. O Brasil contribuiu significativamente com esse índice e atraiu 20,5% a mais de pessoas para o Twitter(1).Os números refletem em tweets postados pelos smartphones. De acordo como CEO da empresa, Evan Williams, a base de usuários que utilizam os celulares para postarem no microblog cresceu 62% desde abril até o fim de agosto e 16% dos novos usuários do Twitter já utilizam os aparelhos para tuitar. ;Nossos aplicativos para iPhone e para Blackberry são agora as duas maneiras mais populares de usar o Twitter. Isso pode não ser tão surpreendente. O que causa mais surpresa são as outras maneiras que as pessoas utilizam os serviços. Há mais gente que usa o site do Twitter mobile e/ou o SMS;, escreveu Evan no blog da empresa.
Quem já percebeu a preferência pelos usuários para esse uso das redes sociais foram os fabricantes e as operadoras de telefonia móvel. Pacotes de dados acessíveis e telefones com acesso rápido aos links dos sites fazem a combinação perfeita para quem não quer deixar de postar um comentário no microblog. ;O Twitter é uma ferramenta para ser usada a partir de dispositivos móveis. Tanto é que ele possui 140 caracteres e respeita o mesmo formato do SMS. Os usuários das redes sociais são oito vezes mais ativos quando as utilizam pelos celulares. Com certeza, o Twitter e os celulares nasceram um para o outro;, afirma Cristina Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo.
Uma possível rixa entre o microblog e o SMS também está longe de acontecer. De acordo com Duclos, as duas juntas potencializam o uso das redes sociais. ;A princípio, não vemos nenhuma diminuição no uso do SMS. Fazemos um trabalho para incentivar as pessoas a utilizar o serviço de mensagens. Temos uma ferramenta para que o usuário use os serviços do microblog pelo SMS sem precisar estar conectado à internet;, aponta Duclos.
O cientista político Gabriel Villarim manda, em média, 20 tweets por dia pelo celular. ;Atualmente, uso para divulgar a campanha de um candidato, mas utilizo muito para mensagens pessoais mesmo;, diz. A grande vantagem, segundo Gabriel, é a praticidade. ;De onde estiver, em alguma reunião ou outra atividade, eu posso fazer isso. Caso contrário, só poderia fazer se estivesse perto de um computador;, explica.
Dois problemas ainda são apontados pelo usuário. Um deles é quanto ao preço pago pelo pacote de dados para enviar as mensagens. ;Acho que as operadoras deveriam trabalhar com preços mais acessíveis. Elas cobram um valor alto. Eu tenho condições hoje de fazer um pacote, mas não é barato. Pagar R$ 69 não é acessível para todos;, afirma. O outro é quanto aos aparelhos. De acordo com ele, os dicionários utilizados nos celulares, que ainda deixam escapar alguns erros ou trocam palavras desconhecidas.
1 - Novo design
Aos poucos, a nova interface do Twitter vai chegando a todos os usuários. A timeline ficou mais limpa e agora não é preciso mais apertar o botão ;more; para ver mais tweets. Além disso, é fácil ver fotos e vídeos direto na página do microblog, graças a parcerias com as empresas que oferecem esse serviço. Informações sobre o autor e o assunto do tweet agora são mostrados ao clicar na mensagem e, dependendo do conteúdo, é possível ver a geolocalização daquele recado.
SMARTPHONES A SALVO
Uma brecha na segurança da página do Twitter serviu para que milhares de usuários tivessem o site do serviço completamente alterada. De acordo com o blog oficial, uma pessoa criou uma conta e começou a explorar essa falha ao modificar as cores dos tweets e, quando passava-se o mouse por cima da mensagem, uma janela pop-up aparecia. Outro usuário utilizou o código para que as mensagens fossem retuitadas automaticamente. No entanto, os aplicativos dos celulares e o site mobile do Twitter não foram afetados. O problema também já foi corrigido.
Twitter no telefone
Além do site mobile do Twitter, que pode ser acessado por qualquer navegador de celular, e dos aplicativos oficiais, há na internet várias opções para quem quer começar a postar no microblog pelos smartphones. O TweetDeck tem grande aceitação por também agrupar atualizações do Facebook, do MySpace e do FourSquare. O programa está disponível para iPhone e Android em versão paga e gratuita.
O OpenBeak é a opção para os usuários do Blackberry. Com um clique é possível ver a timeline dos amigos, as respostas e os twites favoritos. O aplicativo pode ser baixado direto do navegador do smartphone ().
Há, ainda, a opção de tuitar por SMS. Pela TIM, o cliente deve mandar uma mensagem para se cadastrar no serviço. A partir daí, basta escrever um SMS e enviar para o mesmo telefone ao custo de R$ 0,31 mais impostos por mensagem. Na Vivo, há a opção de contratar o pacote Vivo Twittando por R$ 11 por mês ou enviar avulso por R$ 0,15 por tweet. Para o cadastro, deve-se enviar a palavra ;cadastrar; para o número 1010.
Na operadora Claro, é preciso assinar o serviço ao custo de R$ 2,99 por semana. A Oi cobra o mesmo valor que a Claro pela assinatura semanal. Os telefones para cadastro estão nos sites das empresas.