Agência France-Presse
postado em 15/10/2010 19:46
As vendas mundiais de tablets, como o iPad da Apple, aumentarão de quase 20 milhões de unidades este ano para 55 milhões no ano que vem e até 208 milhões até 2014, informou esta sexta-feira (15/10) a empresa americana Gartner, que estuda o mercado tecnológico.A América do Norte representa 61% das vendas de tablets este ano, mas sua participação cairá para 43% em 2014, destacou a empresa em um relatório.
A Gartner prevê que as vendas no mundo destes novos aparelhos atingirão 19,5 milhões de unidades em 2010 e mais de 208 milhões de unidades em 2014.
A gigante americana de informática Apple começou a vender seu iPad em abril e desde então várias empresas concorrentes anunciaram planos de produzir seus próprios tablets multimídia, que podem usar para navegar na internet, ler livros eletrônicos, assistir a vídeos e mais.
Segundo Gartner, a explosão de vendas de tablets afetará a demanda de outros segmentos, como minicomputadores portáteis ou netbooks. "A natureza tudo-em-um dos tablets redundará na aglutinação de outros equipamentos como os leitores eletrônicos ou os consoles portáteis de video games", disse a vice-presidente da Gartner, Carolina Milanesi.
"Os mini notebooks sofrerão a maior ameaça de aglutinação, à medida que os preços médios de vendas dos tablets caírem abaixo dos 300 dólares nos próximos dois anos", disse Milanesi.