Enviado Especial
postado em 16/11/2010 10:49
São Francisco ; Mais econômicos, velozes e com maior poder de processamento gráfico. É o que promete a Intel para computadores equipados com o Sandy Bridge, o codinome do novo processador da empresa, lançado durante o Intel Developer Forum (IDF), evento mundial realizado em São Francisco, nos Estados Unidos. O chip, a segunda geração da família Core, conta com o processo de fabricação de 32 nanômetros ; um nanômetro (nm) é um bilionésimo do metro ;, e também aprofunda ainda mais a integração do processamento gráfico, sem a necessidade de o usuário ter uma placa específica para rodar seus jogos preferidos. Apresentado pelo presidente da Intel, Paul Ottellini, a nova família de processadores deve vir embarcada nas primeiras máquinas no primeiro bimestre de 2011. A nomeclatura não será alterada. Eles vão continuar sendo comercializados com os nomes i3, i5 e i7.
David Perlmutter, vice-presidente da empresa, disse que há 1 bilhão de transistores dentro do novo processador. Para efeito de comparação, em 2004, no Pentium 4, existiam apenas 10 milhões. A nova geração Sandy Bridge também oferece características visuais melhoradas para tarefas como a exibição de vídeos em HD, 3D, multitarefa, relacionamento social online e multimídia. Para baixar e visualizar vídeos mais rapidamente, Perlmutter demonstrou um recurso de edição acelerado por hardware, que permite que os usuários convertam rapidamente arquivos de vídeo para outros formatos.
A Intel também lançou a AppUp (http://www.appup.com), loja de aplicativos gratuitos e pagos, oferecidos em um modelo parecido com o da App Store, da Apple, ou o Android Market, do Google. A loja oferecerá, on-line, aplicativos para entretenimento, relacionamento social, jogos e produtividade otimizados para a mobilidade e o tamanho da tela dos netbooks. A ideia da Intel é fornecer aplicativos inicialmente para netbooks com MeeGo ou Windows e mais tarde, ampliar o alcance para as mais diversas plataformas: celulares, tablets e até mesmo veículos.
Outra novidade foi a geração dos processadores Atom E600 series, que deve equipar os próximos netbooks a serem lançados no mercado. Com o novo chip da família Atom, será possível rodar jogos e vídeos HD nos futuros netbooks, coisa que não é possível atualmente. Um dos exemplos apresentados durante o IDF foi um tablet da Dell, o Inspiron Duo, de 10 polegadas e que traz o Windows 7 instalado e ; eis a grande diferença dos demais concorrentes ; um teclado qwerty completo, que roda de trás da tela para torná-lo um netbook.
Máquinas sensíveis
A edição 2010 do IDF foi encerrada com a Intel instigando o futuro, com o que a empresa denomina de computação sensível ao contexto. Ou seja, na linguagem de leigos do mundo da tecnologia, os computadores vão, em um futuro próximo, sentir e reagir ao seu ambiente imediato ; máquinas inteligentes, se você quiser. O evento foi encerrado pelo Chief Technology Officer (CTO) da Intel, Justin Rattner.
Rattner salientou que muitos dos aparelhos que temos hoje disponíveis no mercado mundial têm um poder incrível e uma grande quantidade de aplicações ; o iPhone da Apple, por exemplo ;, mas o acesso aos aplicativos exige intervenção do usuário, na medida em que o ser humano é necessário para acionar os softwares instalados nos dispositivos de forma manual. No futuro, a computação consciente do contexto deve fornecer os dispositivos com um sentido básico de inteligência, disse Rattner.
Segundo ele, significa que os dispositivos futuros vão coletar informações sobre você o tempo todo, acumulando dados de quem está com você, seus gostos e desejos, e, em seguida, prevendo que suas necessidades podem ser por meio de recomendações em torno dos dados coletados.
; O jornalista viajou a convite da Intel
As novidades
; Classmate PC
O notebook (foto) voltado para uso em salas de aula ganhou uma bateria de maior duração (8,5h) e passou a ser mais resistente a quedas de até 70cm de altura e à água.
; Carro inteligente
Por meio do novo sistema de reconhecimento facial e identificação de contextos, será possível a identificação do motorista e também o grau de atenção ; e se ele está olhando para a estrada, para o painel ou para os lados. Já a identificação de contexto é capaz de analisar o ambiente ao redor do carro e reconhecer objetos e pessoas que se aproximam do veículo, medindo a velocidade, orientação e trajetória.
; Telefone Residencial MeeGo
Primeiro telefone para mídia com o processador Intel Atom e tela variando entre 7 e 10 polegadas. Permite conversação via linha telefônica tradicional ou VoIP, telefonia com vídeo e comunicação multimídia com compartilhamento de arquivos e navegação na internet. Inclui um conjunto sem fio e uma estação base com um tablet removível
; TV inteligente
A Intel destacou dois produtos para a TV inteligente equipados com o processador Atom CE4100 e Google TV (baseada no Android): a Sony Internet TV e o decodificador Revue da Logitech. Com eles, é possível navegar na rede, assistir TV e ver um vídeo postado no Facebook, por exemplo.
; Realidade aumentada
Sistema de reconhecimento de fotos para smartphones, onde você pode tirar foto de um determinado lugar e o sistema buscará informações sobre a imagem em diferentes serviços (Google, Flickr, Wikipedia etc.). Uma utilização prática dessa ideia seria o turista que deseja obter informações sobre determinado lugar. Tudo o que ele precisa fazer é fotografar o local e o sistema buscará informações.