Tecnologia

Maior integração e velocidade criam grandes disputas entre os browsers

Microsoft é a que mais perde terreno nessa batalha

postado em 23/11/2010 08:00
Microsoft é a que mais perde terreno nessa batalhaSe a disputa começa a esquentar no campo dos sistemas operacionais, na área dos navegadores da internet a briga já é entre gente grande. O ringue possui quatro fortes lutadores. O primeiro é o velho conhecido dos usuários da internet e que tinha a hegemonia desde o lançamento do sistema operacional Windows, o Internet Explorer. Do outro lado, o que chegou com código aberto e se mostrou mais valente e ágil que o concorrente, o Mozilla Firefox. No oposto, o gigante das buscas Google apresenta o Chrome com ataques velozes e apenas dois anos de idade. Tentando ganhar terreno e conquistando sistemas mobile, a Apple chega com o Safari.

Nessa batalha, o mais prejudicado tem sido o navegador da Microsoft. Desde o lançamento do Firefox, o IE já perdeu cerca de 20% em participação. O mês mais crítico foi setembro, quando a empresa de pesquisas Stat Counter divulgou que o navegador que acompanha o Windows caiu para menos de 50% de uso no mercado mundial. No entanto, o lançamento da versão beta do IE 9 fez a empresa respirar aliviada. De acordo com a NetMarketShare, o navegador voltou a liderança e, em outubro, conquistou 59,18% do público. ;Para o consumidor, a velocidade dos outros browsers em comparação ao IE foi um dos principais fatores dessa perda;, explica Rodrigo Ferreira, gerente de infraestrutura da EntireTP, empresa de TI e plataformas e-commerce.

O IE 9 Beta (que ainda não tem a data para a versão final) é a grande a aposta da companhia de Bill Gates. Essa versão aproveita o poder de processamento dos PCs para melhorar a performance geral de navegação na web. Isso faz com que o IE 9 seja 11 vezes mais rápido do que o Internet Explorer 8. ;Com as inovações e a aposta da Microsoft em padrões modernos da web, como o HTML5, os desenvolvedores e designers poderão inovar, criando experiências mais ricas na internet;, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor da divisão de serviços de Consumer e On-line da Microsoft Brasil.

Com seis anos, completados na última semana, é o Firefox o responsável pela reviravolta nesse segmento. Mais de 400 milhões de pessoas utilizam o navegador. De janeiro até novembro deste ano, o browser foi baixado por quase 67 milhões de usuários. A participação no mercado também não para de crescer. Em outubro, o navegador possuía 22,83% de participação, segundo a NetMarketShare. Até a Casa Branca nos Estados Unidos utiliza o Firefox. ;Com a chegada da concorrência, o IE teve que melhorar. O Firefox trouxe funcionalidades inexistentes no navegador da Microsoft;, ressalta Ferreira.

Quem anda surpreendendo é o Chrome. Em setembro, o browser fez dois anos e já possui 8,5% do mercado. Para comemorar a data, o Google lançou uma versão mais estável, a 6.0, que mantém os principais atrativos, como a velocidade para abrir o próprio navegador e as páginas, a simplicidade e a segurança. O Chrome agora é três vezes mais rápido do que era há dois anos em desempenho. A interface de usuário, que já era minimalista, ficou ainda mais simples para facilitar o uso. Tal qual o Firefox, o fato de possuir código aberto também atrai usuários.

De volta ao passado
Para os saudosistas, ainda circula na internet a última versão do Netscape. O suporte ao navegador terminou em 2008, mas mesmo assim ele continua sendo usado por uma parte dos internautas ;0,63%, segundo a NetMarketShare. De acordo com a Aol, responsável pelo Netscape, uma parte da equipe investiu esforços para recuperá-lo, mas, como não havia ganho de mercado, desistiram do projeto. Nos tempos áureos, o navegador tinha 90% de mercado.

Alternativos
A Apple conseguiu ampliar o número de usuários do browser Safari com adoção nas plataformas móveis, como iPhone e iPad. Sem contar esse mercado, 5% dos computadores utilizam o navegador para acessar a internet. A versão 5 trouxe novidades, como o Safari Reader, no qual o usuário pode remover banners das páginas, que distraem o leitor, e ler apenas o conteúdo que interessa. O comando proporciona ainda mandar apenas o texto por e-mail, imprimir e dar zoom.

Para estar conectado o tempo todo nas rede sociais, o Flock é a melhor opção. Twitter, Facebook e Flickr e outros site mais utilizados para compartilhamento estão a um clique do usuário. É possível usar múltiplas plataformas em poucos passos. A última versão do navegador foi feita com base no código Chromium, o mesmo utilizado no Chrome ; por isso, o browser é um dos mais rápidos em relação à abertura de páginas.

O Opera cumpre bem o papel de oferecer uma navegação segura e veloz na internet. Há ainda alguns pontos que devem ser melhorados, como na interface, que pode parecer, em um primeiro momento, de difícil compreensão. O navegador tem ainda uma boa base de complementos para realizar as mais diversas tarefas na web. ;Falta divulgação desses browsers. Os que existem no mercado acabaram criando um nome e é isso que ainda não há nos alternativos;, aponta Ferreira.

Rockmelt
; Feito pelo mesmo criador do Netscape, o Rockmelt estreia com pelo menos 500 mil usuários. Isso porque é o primeiro browser a exigir que o usuário faça o login no Facebook antes de começar a navegar. Além dessa novidade, o navegador promete conectar o internauta de forma rápida às redes sociais. A interface ainda é um pouco confusa e o fato de receber atualizações dos mais diversos perfis pode atrapalhar a concentração na hora de ler um texto.

COMPARE

Apple Safari
; Participação no mercado: 5%
; Possui Safari Reader
; Ganhou popularidade em dispositivos móveis
; Navegação em abas
; Poucos complementos

Microsoft é a que mais perde terreno nessa batalhaMozilla Firefox

; Participação no mercado: 22,83%
; Baseado em código aberto
; Opções de privacidade e navegação melhoradas
; Navegação em abas
; Grande variedade de complementos

Internet Explorer
; Participação no mercado: 59,18%
; Versão beta 9 promete ser 11 vezes mais rápida
; Navegação em abas
; Perdeu terreno por ser pesado
; Poucos complementos

Opera
; Participação no mercado: 2,29%
; Aumenta a velocidade com conexões lentas
; Sincronização com contatos do computador
; Navegação em abas
; Grande variedade de complementos

Flock
; Participação no mercado: 0,05%
; Baseado no código aberto Chromium
; Apresenta conexão direta com as redes sociais
; Navegação em abas

Google Chrome
; Participação no mercado: 8,5%
; Baseado no código aberto Chromium
; Apresenta velocidade, segurança e interface limpa
; Navegação em abas
; Grande variedade de complementos

Browsers mais utilizados por versão
1; ; Internet Explorer 8 - 29%

2; ; Firefox 3.6 - 17,6%

3; ; Internet Explorer 6 - 14,9%

4; ; Internet Explorer 7 - 9,8%

5; ; Chrome 6 - 5,4%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação