Receber mais de 1 bilhão de buscas por dia durante este ano oferece ao Google uma base de conhecimento sobre as tendências sobre o que interessou aos internautas de todo mundo em 2010. A essa análise, feita anualmente, o Google chama de Zeitgeist - espírito do tempo, em alemão.
Para criar o estudo, o Google utiliza uma versão da ferramenta Insights para Pesquisa, com o cuidado de remover os termos que são spam, irrelevantes ou sem sentido, buscando criar um relato verdadeiramente representativo do espírito de nosso tempo.
O Zeitgeist não é apenas uma ferramenta para se descobrir os fatos mais interessantes e curiosos que foram pesquisados em 2010. É também um poderoso aliado para se identificar tendências e preocupações da sociedade em relação às questões públicas. Um bom exemplo é aparição do termo ;Enem 2010; como um dos termos emergentes (que obtiveram um aumento rápido em volume de busca em pouco tempo).
É importante lembrar que o Google não é simplesmente uma fotografia estática, mas sim um processo vivo, onde 20% das buscas feitas a cada 90 dias são completamente novas (ou seja, uma a cada cinco pesquisas em um período de três meses é nunca havia sido feita antes).
Esse ano foram pesquisadas seis categorias - buscas Emergentes, mais populares, mais populares em esportes, mais populares em informação, mais populares em cuidado pessoal e interesses sociais emergentes. Os resultados apresentam uma variedade de tópicos, passando por ;tabela da copa; até ;Eleições 2010;. A musa da Copa do Mundo, Larissa Riquelme, e novos sites de rede social, como o Formspring, também estão presentes no relatório. Na parte de cuidados pessoais, cabelo, dieta, emagrecimento e maquiagem se destacam.
Marcas mais procuradas em 2010
Outra novidade esse ano é o primeiro mapeamento das marcas mais buscadas pelos brasileiros. O Google levantou números sobre as pesquisas emergentes em cinco áreas de interesse - automóveis, beleza e fitness, seguro e finanças, alimentos e compras. No setor de alimentos, as cervejas dominaram o ranking - com Skol e Devassa foram as mais buscadas. Esmaltes lideraram a categoria de beleza, com Impala e Risqué. Já entre os novos modelos de carros que mais chamaram a atenção do internauta estão: Novo Fiesta 2011, Hyundai ix35 e Novo Uno 2011.
Zeitgeist no Orkut
Pela primeira vez, o Orkut também fez parte do Zeitgeist. O Google alguns números interessantes, como os vídeos mais assistidos e games com mais usuários foram levantados. Veja a lista completa no fim do release.
Top 5 do Orkut
Países mais presentes
1. Brasil
2. Índia
3. EUA
4. Paraguai
5. Portugal
Games com mais usuários inscritos
1. Colheita Feliz (Elex/Mentez)
2. Mini Fazenda (Vostu)
3. Café Mania (Vostu)
4. Segredos do Mar (HappySNS/Mentez)
5. Baby Adopter (x2line)
Vídeos mais assistidos no Orkut em todos os tempos
1. Justin Bieber - Baby ft. Ludacris
2. Homenagem a Isabella de Oliveira Nardoni
3. Justin Bieber - One Time
4. D`Black - Sem Ar
5. Latino - Amigo Fura olho
Para conferir as marcas emergentes do Brasil acesse o site: