postado em 14/12/2010 08:00
Há cerca de 10 ano, ter um computador da Apple era apenas um sonho de consumo distante. Aqueles que conseguiam adquirir o produto, gabavam-se da rapidez e, principalmente, do sistema operacional mais seguro que o concorrente Windows. No entanto, sofriam com as poucas opções de softwares e jogos feitos para o equipamento. A situação mudou. Agora, a empresa conta com uma loja virtual para que os consumidores comprem os dispositivos e credenciou as principais lojas de varejo do Brasil como revendedoras autorizadas.A evolução dos computadores da empresa também ajudou a impulsionar as vendas. Neste ano, a empresa de Steve Jobs comercializou quase 4 milhões de Macs no mundo, entre notebooks e desktops. O mais recente lançamento foi o MacBook Air, que conta com novo sistema de memória (flash) que o deixa mais leve e mais ágil, no entanto, a capacidade de armazenamento diminui e vai até 256GB.
Os iMacs, os desktops da Apple conservam uma característica de gerações passadas e são all-in-one (tudo em um), o que elimina a necessidade de uma CPU. Além disso, a chegada do sistema operacional Lion no ano que vem promete deixá-los mais seguros e rápidos. Os MacBooks Pro são as opções para quem exige mais de um laptop. Os processadores Intel Core i3 ou i5 e as placas gráficas da Nvidia garantem uma performance superior para edição de imagens e vídeos.
Programas
A lista de softwares compatíveis também aumentou. Os principais editores de texto, imagens e vídeos contam com versões para o sistema operacional da Apple. Os programas open source, que permitem a personalização dos atributos do aplicativo, também têm se mostrado bons amigos do usuário do Mac.
Para dar mais uma força ao mercado, até o fim do mês, a Apple deve anunciar a Mac App Store. Tal qual à do smartphone, a loja de aplicativos para os computadores da marca vai contar com softwares feitos pelos usuários participantes do programa de desenvolvimento da Apple.