Tecnologia

Confira as melhores opções para você começar o ano com um Macintosh novo

Veja também dicas de programas para edição de texto, vídeo e música, além dos softwares alternativos

postado em 14/12/2010 08:00
Há cerca de 10 ano, ter um computador da Apple era apenas um sonho de consumo distante. Aqueles que conseguiam adquirir o produto, gabavam-se da rapidez e, principalmente, do sistema operacional mais seguro que o concorrente Windows. No entanto, sofriam com as poucas opções de softwares e jogos feitos para o equipamento. A situação mudou. Agora, a empresa conta com uma loja virtual para que os consumidores comprem os dispositivos e credenciou as principais lojas de varejo do Brasil como revendedoras autorizadas.

A evolução dos computadores da empresa também ajudou a impulsionar as vendas. Neste ano, a empresa de Steve Jobs comercializou quase 4 milhões de Macs no mundo, entre notebooks e desktops. O mais recente lançamento foi o MacBook Air, que conta com novo sistema de memória (flash) que o deixa mais leve e mais ágil, no entanto, a capacidade de armazenamento diminui e vai até 256GB.

Os iMacs, os desktops da Apple conservam uma característica de gerações passadas e são all-in-one (tudo em um), o que elimina a necessidade de uma CPU. Além disso, a chegada do sistema operacional Lion no ano que vem promete deixá-los mais seguros e rápidos. Os MacBooks Pro são as opções para quem exige mais de um laptop. Os processadores Intel Core i3 ou i5 e as placas gráficas da Nvidia garantem uma performance superior para edição de imagens e vídeos.

Programas
A lista de softwares compatíveis também aumentou. Os principais editores de texto, imagens e vídeos contam com versões para o sistema operacional da Apple. Os programas open source, que permitem a personalização dos atributos do aplicativo, também têm se mostrado bons amigos do usuário do Mac.

Para dar mais uma força ao mercado, até o fim do mês, a Apple deve anunciar a Mac App Store. Tal qual à do smartphone, a loja de aplicativos para os computadores da marca vai contar com softwares feitos pelos usuários participantes do programa de desenvolvimento da Apple.

Veja também dicas de programas para edição de texto, vídeo e música, além dos softwares alternativos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação