Tecnologia

"Jobs é um competidor feroz, que admira os empresários que mudaram o mundo"

postado em 14/12/2010 08:00

O autor do livro "Faça como Steve Jobs", Carmine Gallo, fala sobre a as principais características dos produtos da Apple e analisa o futuro da empresa, bem como a concorrência.

Qual característica empresarial é mais em Jobs: o poder de persuasão ou a criatividade?
Ambas as características são igualmente importantes. Primeiro, Steve Jobs é notavelmente creativo. No livro "Faça como Steve Jobs", eu dedico vários capítulos ao tópico da criatividade e como Steve Jobs procurou por um amplo conjunto de experiências que o ajudou a ser mais perspicaz. No entanto, eu também escrevi partes sobre a comunicação. Pode-se ter as melhores ideias no mundo, mas se a pessoa não tiver de persuasão, nada adianta. Uma ideia pode não se transformar em uma inovação até que seja manipulado e transformado em um produto ou serviço. Para isso acontecer, você precisa de um time inspirado, investidores ou parceiros que vão junto na jornada.

Qual é o segredo do sucesso dos produtos da Apple?
Como seres humanos, nós desejamos a simplicidade. Os produtos da Apple são simples e elegantes. Na última semana, eu vi um grupo de garotas sentados em um café enquanto os pais delas estavam em outra mesa. Elas deveriam ter uns 12 anos. As jovens estavam olhando para alguma coisa, e rindo histericamente. Eu olhei e percebi que elas estavam jogando um game no iPad. Quando se produz um produto que traz tanta felicidade a vida das pessoas, os consumidores serão fiéis.

Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg, qual o ponto em comum entre eles?
Paixão. Eles todos amam tecnologia e seguem seus corações.

Apple e Google, inimigos ou parceiros? Qual a relação entre eles?
Eles se admiram a distância. Steve Jobs é um competidor feroz, mas ele admira os empresários que mudaram o mundo. O mesmo vale para os fundadores do Google e os que estão na liderança. Ninguém pode negar o impacto que Jobs trouxe ao mundo.

Qual será o futuro da empresa?
Depende do quanto da genialidade de Jobs - sua filosofia sobre construir produtos simples e elegantes - está firmemente incorporada na cultura da empresa. Jobs é obssessivo sobre as experiências dos consumidores. Nada é pedido em troca. O seu time e os executivos sênior compartilham essa filosofia, mas eles farão o mesmo trabalho de Jobs? Se não, a companhia se tornará apenas mais uma fabricante de computadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação