Tecnologia

Retrospectiva traz os fatos mais importante no mundo dos videogames em 2010

Ano foi marcado por inovações e febre por jogos em dispositivos móveis

postado em 21/12/2010 08:00
Em 2010, o mundo do videogame passou por muitas evoluções. O controle substituiu os botões por movimentos ; e, em alguns casos, o próprio jogador tornou-se o controle, como com o Kinect do Xbox 360. O gamer presenciou aquilo que pode ser o início de uma nova geração de consoles, com a revelação do portátil 3DS, da Nintendo. Viu ainda chegar às prateleiras títulos que levaram quase uma década em desenvolvimento, caso do Starcraft II. Além do anúncio de um game cuja existência era mais lendária que real: Duke Nukem forever. Ainda assim, diante de tantas inovações e surpresas, o ano foi marcado pela queda nas vendas das principais empresas do setor. A indústria do videogame, movimentada pela empolgação de seus consumidores em busca de novos títulos, histórias e maneiras de jogar, apresenta cifras e problemas que merecem ser tratados como negócio de gente grande.

Este ano, os videogames continuaram a sentir os impactos da recessão global. No mercado norte-americano, o total de vendas (que engloba consoles, jogos e acessórios) deve fechar 2010 seguindo uma tendência de queda. Até agora, a indústria de games só conseguiu vender mais que no ano passado em março (quando foi lançado o hit God of war III) e novembro (época de comércio aquecido nos Estados Unidos), segundo o grupo de pesquisas NPD. Alguns meses chegaram a apresentar baixas alarmantes, como fevereiro e abril, 15% e 26%, respectivamente, em relação a 2009.

Mas não foi só a queda nas vendas de hardwares (considerada natural, já que os consoles atuais já têm entre quatro e cinco anos), que o mercado registrou este ano. No setor dos softwares, o lucro caiu 4% (até novembro) em relação a 2009, de acordo com o NPD. Mesmo com grandes lançamentos ; para todas as plataformas ;, entre eles Halo, Final Fantasy, Street Fighter e Super Mario.

Ainda assim, a indústria continua a inovar. O Kinect, do Xbox 360, e o Move, do Playstation 3, chegam em uma época onde o mercado está naturalmente aquecido pelas compras de fim de ano e tentam se afirmar como alternativas ao Nintendo Wii, que já começa a mostrar sinais de cansaço, mas ainda lidera com folga o ranking de vendas entre os três principais consoles.

O ano foi de boas notícias para o Brasil, que finalmente tem uma versão própria da rede Xbox Live, além da chegada oficial do Playstation 3. Vale citar também o Jogo Justo, iniciativa feita por amantes do videogame para tentar reduzir a carga tributária sobre videogames, um dos principais entraves para o desenvolvimento da indústria no país.

Além dos fatos e das cifras, o caderno trata do que é mais importante para os amantes dos games: os jogos. O Informática elegeu os melhores títulos de 2010, em gêneros e consoles. Apesar de ser um ano dominado por lançamentos há muito tempo aguardados, como o Gran turismo 5, ainda sobrou espaço para novidades e boas revelações. Leia, jogue e divirta-se.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação