Tecnologia

Internautas são imprudentes na escolha de senhas e facilitam crimes

"Futebol" e "Brasil" estão na lista das senhas mais utilizadas na web, confirma pesquisa

postado em 04/01/2011 08:00
Wanderson Castilho, perito em crimes cibernéticos: cada site tem uma política para recuperar senhasSe você é do tipo que coloca ;123456; como senha e a utiliza para diferentes contas na internet, faz parte de um grupo numeroso de internautas vulneráveis a ataques de hackers. Um recente estudo, fruto da curiosidade da romena Sabina Datcu, Ph.D. em estatística e informática da BitDefender, descobriu o quanto as pessoas são displicentes na hora de proteger seus dados. Para se ter uma ideia, 73% dos entrevistados afirmaram usar o mesmo código para quase todos os cadastros virtuais, que incluem redes de relacionamento.

Uma simples pesquisa na internet revela esse aspecto. Quando a BitDefender estudou as ;aquisições; dos cibercriminosos, descobriu muitas senhas iguais que funcionaram em vários sites e logins. No país, as senhas ;brasil; e ;futebol;, além da clássica sequência de seis números citada acima, apareceram entre as mais utilizadas.

Especialistas recomendam usar letras maiúsculas, minúsculas e números. Tudo para dificultar o acessoHá uma infinidade de senhas para memorizar, por isso muitas pessoas não só usam a mesma como criam códigos fracos. Opções com poucos caracteres e que se relacionam com informações públicas sobre você são boa oportunidade para os espiões da web atuarem. Nem mesmo os famosos são mais precavidos na hora da escolha. A exemplo de Barack Obama, Britney Spears e o apresentador Luciano Huck, que em abril teve a sua conta do Twitter invadida por hackers após descobrirem a senha: a data de aniversário do artista. Após o incidente, Huck teve o perfil devolvido.

A universitária Deborah Miranda, de 23 anos, não teve tanta sorte como o apresentador. Em uma viagem ao Espírito Santo, o acesso a contas pessoais em uma Lan House lhe rendeu dor de cabeça para muitas semanas depois de seu retorno à cidade natal. As senhas do Orkut, e-mail e MSN da estudante foram trocadas. ;A pessoa que as alterou enviou mensagens no meu nome e deu o maior trabalho, pois tive que criar outros cadastros e enviar mensagem para todos os meus contatos explicando o problema;, descreve Deborah.

A estudante redobrou os cuidados após o incidente. Hoje, ela usa senhas com mais de 10 caracteres, normalmente com uma palavra seguida de números. ;Não uso palavras muito óbvias, como nome de parentes e namorado. Também não deixo a opção ;salvar senha; e, depois de usar um computador de outra pessoa, limpo o histórico, por garantia;, detalha.

O mineiro Gustavo Carvalho também já teve contas hackeadas várias vezes. ;Antes, colocava até meu aniversário como senha. Depois de perder muitos contatos, estou mais precavido. Hoje, para cada um dos 20 serviços de web que tenho, crio uma senha específica;, conta.

Na pesquisa de Sabina, foi aplicado um questionário com mil pessoas escolhidas aleatoriamente, de 16 países, com uma média de 29,5 anos de idade e uma proporção sexual de 1:1. O estudo revelou que a maioria (67%) dos usuários tem mais de cinco contas que pedem senhas. Apenas 1% do total de entrevistados afirmou ter alguma senha com 15 caracteres ou mais e somente 5% utilizam senhas complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Códigos
Para a surpresa de todos, quando a entrevistadora perguntou a respeito da complexidade dos códigos, mais de 12% das pessoas deram suas senhas a ela. Eles diziam: ;Minha senha é xvc840m (caracteres escolhidos ao acaso). Você a achou forte o suficiente?;.

As técnicas para roubar senhas são as mais diversas. Já reparou em companheiros observando você enquanto digita ou mesmo bisbilhotando suas coisas à procura de uma anotação qualquer? Cuidado com os pescadores de senhas! Existem aqueles que tentam adivinhar, testando número de celulares, data de nascimento, placa de carro, time de futebol. E há ainda quem instale programas espiões no PC.

Foi assim que B.P., universitária de 21 anos, conseguiu acessar as contas do seu noivo, sem que ele soubesse. Apesar de achar uma ;total invasão de privacidade;, a jovem instalou um programa em seu computador que capta tudo o que é digitado, inclusive senhas. ;Se não fosse meu noivo, eu não faria isso. A senha dele é imaginável. Fiquei surpreendida, é lógica com repetição de algarismo e não tem símbolo;, confessa.

Wanderson Castilho, perito em crimes cibernéticos, explica que, para recuperar senhas, cada site tem a sua política pré-definida. Segundo ele, a Microsoft tem um sistema em que é possível detalhar dados que somente o dono da conta saberia informar, como data aproximada em que criou a conta e contatos principais. Assim, por meio de um link, pode-se restituir o serviço roubado. Já o Gmail exige o número do celular na hora de criar o e-mail.

;Se for conta normal, sinto dizer que você a perdeu. A não ser que o ladrão virtual a difame. Aí você pode entrar com uma ação civil. Se for e-mail de empresa, por exemplo, você abre um processo judicial e gasta alguns milhares de reais... Sempre tem como descobrir quem roubou, porque o IP fica gravado, mas, se não tiver extorsão, não se configura crime. A senha frágil pode ser fácil de acessar hoje, mas será dor de cabeça amanhã;.

Segurança a toda prova
; Nada de senhas ;manjadas;, como: futebol, 1, 2, 3, 4, 5, 6 (e variações), brasil, seu nome, qwerty (seis primeiras letras do teclado da esquerda para a direita).

; Use senhas diferentes em sites diferentes

; Use caracteres especiais, números e misture letras maiúsculas e minúsculas

; Guarde sua senha somente para você

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação