Tecnologia

Diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, tira nova licença médica

Agência France-Presse
postado em 17/01/2011 19:39
San Francisco (EUA) - O diretor-executivo da americana Apple, Steve Jobs, anunciou nesta segunda-feira (17/1) que vai tirar uma nova licença médica para cuidar da saúde.

"A meu pedido, o conselho de diretores concedeu-me licença para que eu possa me concentrar na minha saúde. Continuarei com as atividades de diretor-executivo e estarei envolvido nas principais decisões estratégicas da companhia", declarou Jobs em e-mail enviado aos funcionários.

O anúncio, que pode representar um golpe para o gigante da alta tecnologia, foi feito no dia em que os mercados americanos estão fechados pelo feriado de Marthin Luther King Jr.

As ações da Apple caíram no fim de 2008, quando circularam rumores sobre o estado de saúde de Jobs após a ausência na Expo Macworld.

Jobs já havia tirado uma licença de cerca de seis meses em 2009, revelando que havia se submetido a um transplante de fígado. Em 2004, foi operado por um câncer de pâncreas, o que foi mantido em segredo por vários anos.

Sem especificar quais são atualmente os problemas de saúde, Jobs explicou no e-mail que pediu a Tim Cook, atual chefe de operações do grupo, a se "responsabilizar pelo dia a dia das operações da Apple" durante a ausência.

O líder do grupo, de 55 anos, disse também que espera voltar à direção da Apple assim que puder e pediu que seja respeitada "a intimidade de (sua) vida privada" e familiar.

Um analista do site financeiro 247wallst.com, Douglas McIntyre, afirmou que, "normalmente, um diretor-executivo CEO que entra de licença é substituído".

Mas "Jobs é considerado praticamente o único arquiteto do sucesso fenomenal da Apple" desde o lançamento do reprodutor de música digital iPod no outono de 2001, indicou McIntyre, que lembrou que o chefe da Apple "controla todos os detalhes da criação e da comercialização dos principais produtos do grupo".

Jobs foi um dos fundadores da Apple me 1976 e se retirou do grupo em 1985 após uma luta interna de poder. Em 1997, voltou a assumir o comando da empresa, que estava em dificuldades financeiras.

O sucesso da Apple chegou graças aos iMac, que em 1998 converteram os computadores pessoais em um produto "de design".

A partir de então, a empresa se converteu em uma referência em inovação tecnológica graças ao iPod, ao telefone multifuncional iPhone e aos recentes tablets iPads.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação