postado em 18/01/2011 08:00
Las Vegas (EUA) ; A Intel aproveitou todos os holofotes apontados para a CES para apresentar ao público a segunda geração da famosa família de processadores Intel Core, batizada de Sandy Bridge. A nova linha, construída em 32 nanômetros, tem uma performance 42% superior que os modelos anteriores. A principal novidade fica por conta da fusão total do CPU com o chip gráfico, que antes estavam integrados numa mesma peça e a partir de agora passarão a vir literalmente unidos num só corpo. Segundo a empresa, isso permite um funcionamento sem gargalos no momento em que o usuário exige um maior processamento de dados do computador. A segunda geração da família é a primeira a contar com uma microarquitetura inteligente que combina tecnologias visuais e gráficos 3D com os microprocessadores da marca. ;Agora, os núcleos são ativados de forma independente e automática quando são postos à prova, como acontece em jogos, por exemplo. O processador gerencia a utilização dos GHz adicionais exigidos durante um desempenho maior da máquina, mas de forma com que a potência não seja extrapolada. É um overclocking (prática de exigir maior desempenho do PC) inteligente;, explicou o gerente de produtos da linha notebook para América Latina, Marcelo Gonçalves.
;A placa gráfica integrada ainda consegue uma performance 40% superior que a de outros chips dedicados ; a comparação é baseada em modelos de entrada, ou seja, aqueles mais básicos ; vendidos no mercado. Dessa forma, se um consumidor vai montar uma nova máquina ele não precisa mais se preocupar em comprar uma placa de vídeo separada para rodar as aplicações do dia a dia e até alguns games mais elaborados;, comentou o vice-presidente da Intel, Mooly Eden.
No Brasil, alguns fabricantes contam, no primeiro trimestre, com computadores equipados com a nova geração de processadores Intel. A Positivo é uma delas. A marca aproveitou o evento e anunciou o lançamento dos desktops da linha Positivo Plus Elite e o notebook Positivo Premium Essential 9000, simultaneamente com os processadores que garantem um novo patamar de desempenho aos produtos. São três equipamentos baseados na nova plataforma que chegam ao mercado este mês: os desktops Positivo Plus Elite 9310 e Positivo Plus Elite 10380, com a segunda geração de processadores Intel Core i5 2300 e Intel Core i7 2600, respectivamente, e o notebook Positivo Premium Essential 9000, com o novo Intel Core i7 2630QM. Enquanto o Elite 9310 sai por R$ 2,8 mil, o modelo Elite 10380 e o portátil Essential, R$ 3,5 mil, cada um.
Full HD
Outra novidade da nova família é a tecnologia Insider, que permite que os usuários aluguem filmes em lojas virtuais e os reproduzam no computador em alta definição (1080p). Isso porque, até então, os serviços de filmes on-line colocavam à disposição dos usuários apenas um catálogo de títulos em HD, receosas dos riscos de pirataria. Com a proteção integrada no próprio hardware, diversos estúdios de Hollywood já demonstraram interesse em entrar definitivamente na nova tela. ;O PC não pode ser visto como uma ameaça, mas como uma oportunidade. Cada vez mais a alta definição e o 3D vão fazer parte da vida das pessoas, e o computador não pode ficar de fora dessa;, disse o presidente da Warner Bros Entertainment, Kevin Tsujihara.
Além disso, o hardware conta com a tecnologia Quick Sync, que acelera o processo de conversão de vídeos em diferentes formatos. ;Com tantos dispositivos como notebooks, tablets, TVs inteligentes, smartphones e iPods, fazer esse tipo de tarefa já virou algo comum na vida das pessoas. Nos novos Intel Core, o processo é muito mais rápido;, disse Mooly Eden. Para se ter uma ideia, enquanto na antiga geração eram necessários quatro minutos para converter um vídeo de quatro minutos em HD, agora esse processo foi reduzido para 16 segundos. Nada mal.
O jornalista viajou a convite da Intel