Tecnologia

TVs 3D se consolidam em feira de tecnologia após de crescimento no mercado

postado em 18/01/2011 08:15
Com o avanço da tecnologia 3D, os óculos ficaram mais leves e baratosLas Vegas (EUA) - A CES 2011 consolidou de vez uma tendência que começou a ser aquecida ainda no ano passado: o mercado de TVs 3D. Se em 2010 esse tipo de televisor chegou de forma tímida às prateleiras, a expectativa é que, com a enxurrada de lançamentos apresentados no evento, cada vez mais modelos sejam oferecidos ao consumidor nos próximos meses.

;No primeiro ano de mercado foram vendidas 1 milhão de TVs 3D nos Estados Unidos, o que representa uma taxa de adoção superior a de outros eletrônicos como o DVD player e o Blu-Ray para o mesmo período;, comentou o vice-presidente sênior da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung, John Revie. A previsão para 2011 é que esse mercado chega a 6 milhões de unidades.

A Samsung apresentou a série 950 com modelos com tela LED e bordas mais finas, que aumentam a área de visualização. O design também é destaque, já que a tradicional barra de sustentação foi deslocado para a lateral, dando um visual mais arrojado. Os óculos 3D ficaram mais leves e flexíveis, aumentando o conforto do usuário na hora de usá-los.

Sem óculos
Outra empresa sul-coreana que apostou no segmento foi a LG. A fabricante desenvolveu um novo sistema 3D que dispensa os caros óculos eletrônicos e passa a usar o mesmo tipo de lentes utilizadas no cinema, sem nenhum componente eletrônico, muito mais leves e baratas. Apresentou, ainda, a Smart TV 3D móvel de sete polegadas, 800 x 480 pixels de resolução e que dispensa o uso de óculos especiais. Disponível no ano que vem nos EUA, ela será comercializadas por US$ 200 (R$ 345).

A Toshiba lançou TVs com telas superiores a 40 polegadas que não precisam do uso de óculos especiais. Para o diretor de produtos visuais da marca, Atsushi Murasawa, a necessidade desses acessórios é um grande obstáculo às vendas no mundo. Além dos modelos apresentados na feira, a japonesa conta com versões de 12 e de 20 polegadas de seus televisores 3D.

A Panasonic lançou cinco modelos (LCD e plasma) 3D full HD que variam de 32 a 65 polegadas e compõem a famosa linha Viera. Com taxas de atualização de 600Hz, as TVs têm Wi-Fi, USB e cartão SD. ;Em 2011, a tecnologia 3D será muito importante para nós. Nossa projeção é de que até 2014, 32% dos aparelhos comercializados nos EUA sejam com essa tecnologia;, comentou o presidente da empresa, Shiro Kitajima, sobre o salto tecnológico apresentado na nova geração de TVs . ;Ela evoluiu, não é mais passiva como antes. O usuário tem cada vez mais o controle e a demanda por televisores que se conectam à internet está aumentando;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação