Tecnologia

Exposição sobre os videogames revela como a tecnologia avançou em 40 anos

Gente de todas as idades tem mergulhado na experiência. Mostra só não apresenta o Kinect, que reconhece os movimentos corporais dos jogadores

postado em 21/01/2011 08:00
Natália, 36 anos, e Lucas, 8: o menino se encantou com as máquinas antigas, como o NES (Nintendo Entertainment System), e Se matéria de jornal tivesse som, essa viria com aquele barulho eletrônico compassado do jogo Pac-Man, do videogame Atari. Caso um leitor com menos de 20 anos não saiba do que se trata, basta perguntar para os pais, que, certamente, se lembram da explosão dos consoles no fim da década de 1970. O Atari foi o primeiro equipamento que se tornou popular em todo o mundo, inaugurando a era do entretenimento digital caseiro. Depois dele, vieram outros sucessos, como o MasterSystem, o Megadrive, o Xbox e o Nintendo Wii, todos com o mesmo potencial de unir a família em torno da televisão. A evolução tem sido tão rápida, que o mais recente avanço da área, o Kinect, que permite jogar sem qualquer joystick ; o console reconhece os movimentos corporais dos jogadores ;, não está na mostra.

Essa história pode ser vista ; e vivida ; até 27 de fevereiro no Brasília Shopping, em uma exposição interativa que reúne sete gerações de consoles. Os visitantes podem conhecer a evolução dos games, com sua montanha-russa de baixa e expansão, e brincar nos aparelhos por até 20 minutos. E engana-se quem pensa que essa arena tem atraído apenas crianças ou adolescentes nerds de plantão. O estudante Cleriston Gomes, 25 anos, deixou os livros de lado para se divertir com a namorada no ;jurássico; Odyssey. ;Esse eu não conhecia, mas joguei muito Atari quando era criança. Hoje, brinco mais no computador, mas eu e minha namorada estamos pensando em comprar um videogame para jogarmos juntos;, diz.

O Odyssey foi o primeiro console da história, lançado em 1972. Com teclado alfanumérico, o aparelho também tinha brincadeiras de perguntas e respostas. ;Os jogos mais antigos são mais difíceis do que os criados recentemente. Como os games modernos têm mais recursos, o jogador consegue passar de fase de várias maneiras;, opina Galtier Tauam, um dos monitores da exposição. Mesmo assim, há quem consiga se destacar na brincadeira. ;Essa semana, um dos visitantes conseguiu passar as 11 bandeiradas do Enduro em 20 minutos!”, surpreende-se Galtier. Para quem não lembra, o Enduro, do Atari, é uma corrida de carros, na qual o jogador precisa ultrapassar 200 veículos em cada rodada.

Há apenas um jogo disponível para cada console, mas a administração do shopping garante que vai tentar conseguir o amado Pac-Man antes do término da mostra. ;O Come-come é o game mais procurado por quem jogou Atari, todo mundo pergunta por ele;, conta Galtier. ;Nós temos tido várias respostas positivas em relação ao evento, desde nerds até pais engravatados, que trazem seus filhos para compartilhar memórias e se divertir;, destaca Monaliza Maia, gerente de marketing do Brasília Shopping.

Fãs vibram
O advogado Aldo Mancini, 46 anos, já levou o filho Enzo, 10, algumas vezes para a exposição. ;Estivemos aqui de manhã, estamos aqui agora e, provavelmente, vamos voltar outras vezes;, brinca. O garoto visitou a mostra com um amigo e a dupla se encantou com os consoles de 3; e 4; gerações. Nesta última, a Sega lançou o Megadrive e a Nintendo, o Super Nintendo, cada um com seus carismáticos personagens, Sonic e Mario Bros, respectivamente. ;Eu nunca tinha visto um videogame tão antigo, achei muito legal;, vibrou Enzo Mancini. ;Gostei daquele bichinho que vira uma bolinha azul. Aqui também tem um PlayStation 1, que eu nunca tinha jogado;, contou o amigo de Enzo, Danilo de Oliveira, 8 anos, reforçando a sua pouca idade.

O estudante Rodrigo Teixeira Soares, 18 anos, ficou sabendo da exposição por indicação de amigos. ;As pessoas sabem que sou fascinado por videogames. Quase nunca saio de casa para ficar jogando;, confessa o jovem, que também não conhecia o Odyssey, o Atari e o MasterSystem, console de 3; geração que trouxe ao mercado de videogames o primeiro jogo de memória a cores, já com o Super Mario Bros.

Menino se diverte com os controles sem fio do Wii: experiência de jogo quase inimaginável até poucos anos atrásA mostra é organizada por uma empresa paulistana, especializada em eventos para shoppings. A ideia de criar o projeto surgiu em 2009, para comemorar o Dia dos Pais. ;A gente queria algo interativo, que agregasse pais e filhos. Por isso, a proposta de colocar no mesmo local consoles novos e antigos;, explica Danielle Paulino, diretora comercial da empresa. A equipe vasculhou sebos de São Paulo atrás de aparelhos e peças raras. Na exposição do Brasília Shopping, o único equipamento que não é interativo é o Telejogo, o pai dos videogames, porque ele só pode ser ligado a televisores analógicos.

Danielle afirma ter se surpreendido com o sucesso da iniciativa, montada por cinco vezes, cada uma com público estimado em 13 mil pessoas. ;A gente achava que a exposição teria uma audiência puramente masculina, mas as mulheres também gostam. Hoje, elas estão comprado o Nintendo Wii para brincar e fazer exercícios;, observa. E mães que não jogam acabam se divertindo com a alegria dos filhos. ;Ele ficou superempolgado, me chamou para vir conhecer as máquinas;, conta a pedagoga Natália Gonçalves Góes, 36 anos, mãe de Lucas, 8, que visitou a mostra na última quarta-feira.

Além da descontração, a exposição permite que o visitante observe a evolução gráfica dos games, acompanhando o aumento da resolução, a apropriação das histórias do cinema e o surgimento de tecnologias como o 3D. Dá até para arriscar o que vem no futuro. ;A geração 7.1 dos games será a de aperfeiçoamento dos acessórios. O Wii começou com isso, mas agora as concorrentes (Microsoft e Sony) vão correr atrás e, certamente, lançar produtos superiores;, sugere Galtier Tauam, monitor da exposição e, claro, fanático por jogos.

Simpática bolinha
O Pac-Man foi criado em maio de 1980 por uma companhia japonesa e conseguiu, ao longo de seus quase 30 anos, virar referência iconográfica. Além de fazer sucesso no Atari, o Pac-Man virou brinquedo real, assunto para livros e, até mesmo, personagem de filme e de séries de televisão.

De volta à liderança
Ameaçada desde 1996, quando lançou o Nintendo 64 sem aderir ao CD, a Nintendo reconquistou os amantes de jogos eletrônicos em 2001. Naquele ano, a empresa colocou no mercado o Wii, um console com joysticks sem fio que permitem movimentos mais ousados ao jogador. Somente no ano passado a concorrente Microsoft lançou o Kinect, aparelho que permite brincar sem acessórios, apenas com movimentos do corpo captados por sensores.

Exposição História dos Games

Data
Até 27 de fevereiro, no 1; piso do Brasília Shopping, em frente às Lojas Americanas

Visitação
Todos os dias, das 12h às 20h

Dica:
Para jogar, é preciso agendar um horário no local. A espera tem sido de cerca de uma hora.

Conheça a linha do tempo da história dos videogames:

> 1949 - Raulph Baer idealiza uma televisão interativa com jogos
> 1958 - O físico W.Higinbotham cria no seu laboratório o Pong
> 1961 - Criação do jogo SpaceWar! pelo MIT
> 1972 - Magnavox Odyssey 100
> 1975 - Pong doméstico
> 1976 - Fairchild Channel F
> 1977 - Telejogo e Atari 2600
> 1978 - Magnovox Odyssey2
> 1980 - Intellivison
> 1982 - Colecovision e Atari 5200
> 1983 - Intellivision II SG-1000 e Famicon/ Nintedo (NES)
> 1986 - Sega Master System e Atari 7800
> 1987 - TurboGrafx 16 / PC Engine
> 1988 - Sega Mega Drive/ Sega-CD
> 1989 - NeoGeo / NeoGeo-CD / NeoGeo CDZ
> 1990 - Super Nintendo / SNES
> 1993 - 3DO e Atari Jaguar
> 1994 - Sega Saturn e Playstation
> 1996 - Nintendo 64
> 1998 - Sega Dreamcast
> 1999 - Playstation 2
> 2001 - Nintendo GameCube e Xbox
> 2005 - Xbox 360 em 22 de novembro
> 2006 - Playstation 3 em 11 de novembro
> 2006 - Wii em 19 de novembro
> 2007 - Xbox 360 Elite em 29 de abril
> 2010 - Kinect

Fonte: DoisaUm Comunicação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação