Agência France-Presse
postado em 26/01/2011 15:55
Genebra - O número de usuários de internet no mundo alcançou os 2 bilhões de pessoas, anunciou nesta quarta-feira (26/1)o chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadun Touré.O número de assinaturas de telefones celulares também alcançou um número marco de cinco bilhões, segundo Touré.
"No início do ano 2000, havia apenas 500 milhões de assinantes de telefones celulares e 250 milhões de usuários de internet", explicou.
"No início de 2011, os assinantes da telefonia móvel eram mais de 5 bilhões, enquanto os usuários de internet superavam ligeiramente os 2 bilhões", acrescentou.
Um especialista da UIT explicou que os dados para telefones celulares são aferidos de acordo com o número de assinaturas.
Os últimos números divulgados pelo instituto mostram que o número estimado de usuários da internet chegou a 2,08 bilhões no fim de 2010, contra 1,86 bilhão um ano antes.
Já o número estimado de assinaturas de celular em todo o mundo alcançou 5,28 bilhões no mesmo período, contra 4,66 bilhões em 2009.
"A enorme alta da telefonia móvel está se desacelerando, e estamos chegando ao fim da era do crescimento de dois dígitos do setor", afirmou Susan Teltscher, do UIT.
Com a população mundial batendo os 6,8 bilhões, a relação é de quase uma pessoa em cada três conectada à rede mundial de computadores.
Deste total, 57% dos usuários estão nos países em desenvolvimento, três anos depois de um relatório do UIT indicando que a internet havia dominado estas nações.
A quantidade de assinaturas de banda larga fixa no mundo passou a marca de meio bilhão pela primeira vez em 2010, alcançando 555 milhões, enquanto o número de assinaturas de banda larga móvel chegaram a 940 milhões.
Enquanto isso, a quantidade de linhas de telefone fixo caiu pelo quarto ano consecutivo, com quase 1,2 bilhão em 2010.
A Ásia e o Pacífico lideram esta mudança para a comunicação virtual pela internet, com mais de 100 milhões de novos usuários da internet. Ao todo, a região conta com 857 milhões de habitantes conectados - a maioria, na China, segundo Teltscher.
Mas a maior concentração de usuários está na Europa, seguida dos Estados Unidos, dos países da ex-União Soviética e do mundo árabe, de acordo com o UIT.
O maior crescimento nos últimos anos foi registrado nestas duas últimas regiões.
Nos países árabes, o número estimado de usuários de internet atingiu a marca de 88 milhões, praticamente o dobro em comparação com as cifras de cinco anos atrás.