postado em 02/02/2011 08:00
A ideia não era bem essa, mas ela se tornou o maior ícone do que hoje se chama de internet colaborativa, a internet 2.0. A Wikipédia, que acaba de completar 10 anos, nasceu com a proposta de colocar na rede artigos científicos tarimbados, como uma verdadeira enciclopédia on-line. Diante da demora na criação e na revisão dos textos, contudo, seus idealizadores investiram em algo até então embrionário: os wikis, páginas interligadas que podem ser vistas e editadas por qualquer pessoa. O negócio deu certo e, atualmente, a Wikipédia está entre os 10 sites mais acessados de toda a web, segundo levantamento da consultoria internacional Alexa. O que, obviamente, abre um grande espaço para discussões. Uma das mais contundentes foi lançada pelo crítico cultural Andrew Keen em 2007. No livro O culto do amador (Editora Jorge Zahar), o ex-empresário da área de tecnologia afirma que a internet acabou com o respeito aos especialistas. ;A Wikipédia de Jimmy Wales, com seus milhões de editores amadores e conteúdo não confiável, é o 17; site mais acessado da internet; Britannica.com, com seus 100 ganhadores do Prêmio Nobel e 4 mil colaboradores especialistas, está em 5.128; lugar;, escreve Keen.
O próprio fundador da Wikipédia reconhece as falhas. Em uma entrevista recente, Jimmy Wales disse que 75% do material têm erros em algum nível. Os defensores do site, porém, afirmam que é preciso olhar para a Wikipédia como algo em permanente construção. ;Ela não é um produto, e sim um processo. É injusto encara-la como uma coisa estática e perfeita, até porque os conceitos estão em formação constante;, afirma André Deak, da FLi Multimídia, empresa de comunicação digital. ;Ela serve como ponto de partida, sempre aponta para links externos onde a informação pode ser checada;, completa.
Rafael Prikladnicki, professor da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explica que a Wikipédia foi uma das primeiras ferramentas de crowdsourcing, um modelo de produção de conteúdo em que toda a população ajuda a preencher o site. ;Ela representa uma quebra de paradigma, porque faz com que as pessoas se mobilizem em torno do projeto;, aponta o especialista. E essa noção, diz Rafael, contagiou os estudantes dos dias de hoje, embora valha para a Wikipédia o mesmo que para os livros: não se deve jamais basear-se em uma única fonte.
Colaborador do site há três anos, o analista de sistemas José Luiz Ribeiro, 36 anos, conta que passou a dedicar seu tempo livre à proposta quando constatou que boa parte do material está em outras línguas e, consequentemente, inacessível para boa parte dos brasileiros. Além das traduções, Ribeiro costuma escrever sobre história das religiões. ;Eu acho que a Wikipédia é uma grande ideia e a prova de que o trabalho coletivo, autopoliciado, pode produzir um resultado muito bom;, opina. ;Muitas das coisas disponíveis ali só existem em fontes primárias em outras línguas ou em obras enciclopédicas fora do alcance do cidadão comum. O trabalho de milhares de editores dissemina esse conhecimento;, defende.
É claro que José Luiz e os milhares de colaboradores do site (calcula-se que sejam cerca de 100 mil) encontram muitas bobagens no caminho. As principais, diz o analista de sistemas, são factuais, como datas incorretas e textos mal escritos. Nesses casos, José Luiz corrige o material, quando domina o assunto, ou marca com as etiquetas ;sem fontes;, ;reciclagem;, ;controverso; até que algum editor consiga arrumá-lo. ;Ainda há muito vandalismo, o que nos tira energia da tarefa primordial de editar. Mas navegar na Wiki é grátis e uma experiência muito agradável. Aguça a curiosidade e estimula o conhecimento. E, por que não, atrai novos colaboradores diariamente.;
Financiamento
O esquema colaborativo também funciona na hora de arrecadar dinheiro para o site. Paradoxalmente, a Wikipedia tem ;problemas; quando seus acessos sobem. Isso porque o sistema fica sobrecarregado e aí são necessários alguns milhões de dólares para ampliar a capacidade dos servidores. Nessa situação, a fundação Wikimedia, que administra o portal, lança campanhas de arrecadação. ;O modelo tradicional de sustentação é por meio de doações. Na última campanha, por exemplo, eu doei US$ 200, mas certamente houve pessoas que doaram muito mais;, conta o professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC Paulista.
Sérgio reforça que não há outra maneira possível de o portal se manter. ;Ela não utiliza publicidade, e corretamente. Não é um espaço onde possa haver qualquer tipo de ameaça à liberdade de expressão, ela não pode estar amarrada a pressões;, destaca. O professor lembra que os doadores podem acompanhar a quantas anda a arrecadação de verbas durante as campanhas e que a Wiki só volta a recorrer aos colaboradores quando é necessário.
Os ;pró-Wikipedia; apostam que o site continuará a crescer, ampliando o número de artigos em outras línguas. Para se ter uma ideia da discrepância, há cerca de 17 milhões de textos disponíveis, a maioria em inglês; em português, não passam de 650 mil. ;Também acho que vamos mudar o foco da criação de verbetes simples, como ;Cristianismo;, para nos concentrarmos em conteúdos mais analíticos, como ;O papel do Cristianismo nisto; ou ;naquilo;;, prevê José Luiz Ribeiro.
Quem é quem
Conheça as principais categorias de usuários da Wikipédia:
; Anônimos ; usuários que editam sem estar registrados com um username e login.
; Registrados ; são os que utilizam a Wikipédia logados no sistema.
; Robôs ; máquinas automáticas e gerenciáveis que operam no site para facilitar a execução de edições repetitivas e em série.
; Eliminadores ; são ;wikipedistas; que têm as funções de eliminação e restauração de artigos/páginas.
; Administradores ; pessoas que operam o sistema. A política atual é atribuir esse acesso a qualquer utilizador que tenha sido um colaborador da Wikipédia durante algum tempo e seja considerado digno de confiança pela comunidade.
; Supervisores ; são usuários que podem deletar versões do histórico de uma página. As suas ações podem ser restauradas somente pelos desenvolvedores.
; Árbitros ; compõem um grupo denominado Conselho de Arbitragem da Wikipédia, um órgão colegiado eleito pela comunidade. Pretende ser o último passo no processo de resolução de disputas.
Fonte: Wikipédia