Tecnologia

Rupert Murdoch lança jornal digital 'The Daily' para iPad

Agência France-Presse
postado em 03/02/2011 21:51
WASHINGTON - A empresa News Corp., do magnata das comunicações Rupert Murdoch, lançou nesta quarta-feira (2) o jornal digital ;The Daily;, exclusivo para iPad, o tablet que o empresário afirma ser a salvação da combalida indústria de mídia impressa.

Murdoch, de 79 anos, presidente e diretor executivo da News Corp., e Eddy Cue, vice-presidente de serviços de internet da Apple, fabricante do iPad, apresentaram o ;The Daily; em evento no Museu Guggenheim Museum de Nova York.

O jornal digital deveria ter saído no mês passado em San Francisco, mas o evento foi adiado no último minuto pelo anúncio de que diretor executivo da Apple, Steve Jobs, entraria em nova licença médica.

Segundo o ;The Wall Street Journal;, de propriedade da News Corp., o ;The Daily; terá um custo de 99 centavos por semana e será vendido, exclusivamente no iTunes, a loja virtual da Apple.

As notícias serão enviadas automaticamente ao iPad do assinante toda manhã.

Segundo o WSJ, a News Corp. contratou cerca de 100 pessoas para trabalhar no ;The Daily;, incluindo jornalistas veteranos de publicações tradicionais, como ;New Yorker;, ;Forbes;, ;New York Post; e outros.

Segundo a revista ;Forbes;, a News Corp. orçou em 30 milhões de dólares o investimento no primeiro ano do jornal.

O site de tecnologia AllThingsD.com, também de propriedade da News Corp., noticiou que o The Daily trará artigos noticiosos, gráficos interativos, vídeos e fotos, desenvolvidos para tirar vantagem da tela tátil do iPad.

Segundo a fonte, o jornal digital também terá um site gratuito na internet, disponível no domínio thedaily.com, mas este contará com uma pequena seleção do conteúdo original.

De acordo com o AllThingsD, o ;The Daily; será gratuito nas duas primeiras semanas.

O projeto reúne as três paixões de Murdoch - jornais, iPad e descobrir uma forma de fornecer aos leitores conteúdo online em um tempo de encolhimento da circulação dos jornais e de redução dos ganhos com publicidade impressa.

Em entrevista concedida em abril do ano passado ao ;The Kalb Report;, Murdoch disse que o iPad é "um vislumbre do futuro".

"Haverá dezenas de milhões destes aparelhos vendidos em todo o mundo", disse o chefe executivo da News Corp. na ocasião. "Podem ser a salvação dos jornais, porque você deixa de ter custos com papel, tinta, impressão, transporte", acrescentou.

Além disso, continuou Murdoch, o iPad "não destrói o jornal tradicional, ele apenas chega de um jeito diferente".

A criação de um jornal digital para assinantes é a mais recente cartada de Murdoch na tentativa de fazer com que os consumidores comecem a pagar por notícias disponibilizadas na internet depois de anos recebendo-as de graça.

O ;Wall Street Journal; exige assinatura para disponibilizar o acesso ao conteúdo completo do WSJ.com e os britânicos ;The Times; e ;The Sunday Times;, duas outras publicações da News Corp., recentemente ergueu limites pagos para disponibilizar o acesso a seus sites na internet.

No entanto, Murdoch não é o único editor a ver no iPad uma oportunidade de aumentar o lucro.

Uma série de publicações americanas desenvolveu aplicativos pagos para o leitor digital da Apple, entre elas ;Esquire;, ;Glamour;, ;GQ;, ;New Yorker;, ;People;, ;Vanity Fair; e ;Wired;.

Em novembro, o magnata britânico Richard Branson lançou uma revista mensal de estilo e cultura desenvolvida para o iPad, chamada ;Project;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação