Tecnologia

Mercado de impressoras tem aumento nas vendas e promete novos produtos

postado em 08/02/2011 11:47
Lexmark Genesis lançada este ano em 2011Antes, toda empresa tinha aquele barulho característico das impressoras que utilizavam uma fita de tinta para imprimir textos ou gráficos produzidos no editor de texto do MS-DOS. Gradualmente, foram substituídas por aparelhos mais modernos, a jato de tinta ou pelo laser. A evolução nesses dispositivos alcançou outros patamares e, hoje, elas já são capazes de realizar até mesmo impressão via rede sem fio ou por e-mail. Por isso, o segmento continua tão aquecido. Segundo a consultoria IDC, a venda desses periféricos registrou no mundo, durante o terceiro semestre de 2010, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2009. O número, segundo a IDC, representa uma volta por cima, pois a maioria dos usuários deixa de comprar acessórios em épocas de crise financeira.

A competição entre as marcas também é acirrada. De acordo com o mesmo estudo, a HP lidera a venda, com 13,5 milhões de unidades vendidas no mundo no terceiro trimestre de 2010 ; o que dá 44% de participação no mercado. Canon, Epson e Samsung aparecem logo em seguida com 17%, 14% e 5% de market share. ;O mercado mundial de periféricos caminhou positivamente no fim de 2010, mas não surpreendeu: pesquisas prévias indicavam que o setor estava se recuperando. Muitas empresas e pessoas estão voltando a investir em impressão e imagem;, explicou Phuong Hang, gerente da pesquisa do IDC.

Por serem produtos mais acessíveis, tanto em preço como em disponibilidade de produtos, as impressoras jato de tinta, incluindo multifuncionais, são as preferidas do público. Mais de 20 milhões de dispositivos desse tipo foram comprados no ano passado. No entanto, o mercado das lasers também tem vez. Essas impressoras registraram um crescimento de 32% e atingiram 9,5 milhões de unidades vendidas. ;Os usuários finais preferem as jatos de tinta. Quem mais procura as lasers são os escritórios e pequenas e médias empresas, pois têm volume de impressão maior. O custo e os valores do toner também contam;, afirma Henrique Danyel, gerente de loja da Ctis.

Cuidados
A maior parte dos fabricantes não informa a vida útil das impressoras, pois isso varia com a quantidade de impressões feitas pelos usuários e, principalmente, com a qualidade dos cartuchos ou toners utilizados nas máquinas. Alguns cuidados podem fazer com que o periférico dure mais ; como, por exemplo, o ato de ligar e desligar o equipamento. Grande parte das impressoras está conectada diretamente ao no-break e o usuário se acostumou a desligar tudo apenas nesse dispositivo. O certo, alertam os especialistas, é desligar primeiro a impressora no botão liga-desliga e, em seguida, fazer o mesmo procedimento no estabilizador. Com isso, os danos à cabeça de impressão (por onde sai a tinta) são menores.

As impressoras acompanham um software que oferece uma série de serviços de manutenção. Caso contrário, o sistema operacional pode ser um grande aliado. No Windows, basta o usuário ir ao painel de controle, procurar pelo ícone das impressoras e abrir as propriedades dela para que se realize a limpeza e o alinhamento no dispositivo. ;É preciso também respeitar o ciclo de trabalho mensal das impressoras. Há aparelhos que foram projetados para imprimir mil páginas por mês. Se houver mais impressão, ela irá realizar, mas acaba desgastando o equipamento. O uso que o cliente vai fazer da impressora também conta; por isso, é necessário buscar uma que se adeque ao perfil;, explica Danyel.

As impressoras a laser exigem ainda mais cuidados, a começar pelo papel. Retire todo o tipo de grampo ou clipes antes de colocá-los na bandeja, pois esses objetos podem danificar o equipamento. ;A questão do papel exige um cuidado maior. Por exemplo: papel para fotos tem que ser específico para esses equipamentos, senão, na hora da impressão, ele pode derreter e danificar o produto;, ressalta o gerente da Ctis. Expor o toner à luz por muito tempo pode deixá-lo inutilizável. Limpar o dispositivo a cada troca do toner também é essencial para que não haja interferências na impressão. ;Para recargar, o cuidado tem que ser redobrado, pois ele pode vazar;, aponta Danyel.

Utilização em alta
Em 2010, a produção de papel registrou 3,4% de aumento, alcançando a marca de 9,8 milhões de toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). Até 2025, estima-se que a demanda por todos os tipos de papel aumente 1,5%.

AUMENTE A VIDA ÚTIL
Jato de tinta
; Excesso de papel na bandeja pode danificar a rolagem;
; Se a folha ficar presa, não force a impressora. Desligue e volte a ligar; geralmente as folhas saem. Se o problema persistir, procure assistência técnica;
; Evite longos períodos sem imprimir. Isso pode ressecar a tinta e danificar o aparelho;
; Desligue a impressora antes de desligar todo o computador no no-break;
; Limpe e alinhe os cartuchos sempre que a impressão não estiver boa.

Laser
; Algumas impressoras a laser precisam estar ligadas em tomadas exclusivas. Verifique o manual;
; Antes de imprimir etiquetas e transparências, verifique se o papel é próprio para impressoras a laser. Caso contrário, poderá derreter e danificar o aparelho;
; Não use objetos para retirar o papel que ficou preso;
; Limpe a impressora após a troca do toner;
; Não exponha o toner à luz durante muito tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação