Tecnologia

Fabricantes oferecem impressoras compactas e sustentáveis para PMEs

postado em 08/02/2011 11:56

Apesar da ordem de economizar ao máximo em impressões ser primordial nas pequenas e médias empresas (PMEs), a maior parte dessas companhias ainda desconhece quanto gasta com esse serviço. Segundo o IDC, 70% das PMEs não têm noção do valor da receita utilizado para esses equipamentos ; tanto em manutenção quanto na hora de imprimir. Além disso, o preço da assistência técnica e de toners para os dispositivos a laser, geralmente utilizados nas PMEs, também são maiores.

O modo como os toners são fabricados exigem componentes mais caros e, grande parte, não pode ser reaproveitada, como acontece com os cartuchos. O mesmo ocorre durante a troca dos toners. Por exigir cuidados redobrados ; para evitar vazamentos e, consequentemente, danos à impressora ; as empresas contratam prestadores de serviço para a manutenção dos equipamentos.

No entanto, os fabricantes estão de olho nesse público. Várias empresas já possuem programas que ajudam o pequeno e médio empreendedor com a manutenção dos equipamentos. A maior parte desses fabricantes oferece softwares para o gerenciamento de impressão. A HP, por exemplo, possui o programa HP WebJetadmin. Com ele, é possível fazer a configuração remota, o controle e a resolução de problemas relacionados com impressoras conectadas em rede e com componentes associados à infraestrutura de impressão. Além disso, ele oferece ferramentas que controlam o uso das cores e atribuem acesso à cor por usuário.

Administrar custos e ganhar tempo é a promessa das multifuncionais da Lexmark para PMEs. Com elas, é possível copiar ambos os lados de um cartão de identificação e imprimir no mesmo lado de uma única página. Digitalizar e encaminhar documentos remotamente para equipamentos em rede e usá-los para enviar arquivos digitalizados diretamente para uma pasta situada na rede também estão entre as soluções da marca para as PMEs.

Para soluções mais amplas (voltadas também para grandes empresas), a Xerox possui o Xerox Partner Print Service (XPPS), que permite que operações na área de TI, como mapeamento da impressão, identificação de falhas operacionais e mecânicas e até a verificação da necessidade de troca de suprimentos e abastecimento de papel sejam feitas rapidamente. A solução XPPS permite ainda automatizar e monitorar em tempo integral ambientes de impressão de qualquer tamanho. A ferramenta fica hospedada na Xerox e, através de um componente instalado na PME, pode gerar, segundo a empresa, uma redução de até 60% do tempo empregado em tarefas de rotina.

Amigos da natureza
Outra preocupação dos fabricantes de impressoras são os impactos ambientais causados pelo descarte dos cartuchos, dos toners e dos equipamentos. A maior parte das empresas possui algum tipo de programa para recolhimento das partes, além de reaproveitar os dispositivos para instituições de caridade.

A impressão sustentável começa na fabricação dos equipamentos. O plástico utilizado na montagem das impressoras é feito de material reciclado e, na maioria das vezes, pode ser reaproveitado mais uma vez. Ainda há preocupação para a redução no consumo de papel. Os dispositivos imprimem frente e verso e economizam mais tinta em modo rascunho.

Quiosques, lojas físicas e virtuais recebem o material utilizado e os encaminha para a destinação correta. A fábrica da HP em São Paulo possui um setor específico para o recolhimento daquilo que já foi descartado. De acordo com a empresa, 365 milhões de cartuchos em todo o mundo já foram recolhidos no programa Planet Partners para serem reciclados. Em promoções realizadas durante o ano, a empresa oferece descontos na compra de uma impressora nova em troca de uma usada. Esse produto é encaminhado para manutenção e depois doado.

A produção de cartuchos também ganha ares de sustentável. A linha Phaser da Xerox usa blocos de cera na impressão. Em um primeiro momento, há uma certa desconfiança quanto à qualidade da impressão. Depois de pronta, é possível dizer que a impressão segue o mesmo padrão da feita com tinta e, dependendo da imagem, alcançando níveis superiores com relação a brilho e matiz. Os refis de cera são vendidos separados ; e por cor ;, o que garante economia.

O aproveitamento do bloco é quase total, restando apenas alguns resíduos de cera.

Três perguntas para José Antonio Abbate, gerente de comunicação da Lexmark

Qual será o futuro da impressão?

A tecnologia de impressão está passando por uma fase de convergência. Hoje, por exemplo, um usuário, quando necessita de um equipamento de impressão, faz a seguinte pergunta: o que mais poderei agregar a esta funcionalidade de impressão? É comum que busquem por produtos multifuncionais, que ofereçam não somente a função de impressão mas complementem com os recursos de scanner para digitalizar documentos em preto e também colorido, como para realizar uma cópia simples dentro de casa.

Os cartuchos de impressão encarecem o uso das impressoras e levam os consumidores a procurar por cartuchos remanufaturados ou até mesmo piratas. Como a indústria pode baratear o custo dos cartuchos?
No caso da Lexmark, com relação à tecnologia jato de tinta, a empresa apresentou em 2010 sua nova linha de produtos multifuncionais voltados para o mercado SMB e SoHo, que utilizam cartuchos sem a cabeça de impressão integrada, o que permitiu uma substancial redução no custo dos cartuchos. Essa mudança só foi possível devido a uma evolução tecnológica no processo de produção das cabeças de impressão, que as tornaram mais duráveis e precisas. É sempre bom ressaltar a inquestionável superioridade dos produtos originais. Quando o custo total de impressão é analisado, não existe nenhum tipo de dúvida com relação ao custo-benefício desses produtos.

Como diminuir os impactos do lixo eletrônico na natureza?

Imprimir menos, economizar mais. Com certeza, esta parece ser uma mensagem contraditória, uma vez que, no nosso caso, vem de uma empresa que se dedica 100% à impressão. Mas se considerarmos alguns fatos importantes, faz muito sentido. Uma em cada seis páginas impressas vai diretamente para o lixo sem sequer ser lida, segundo o instituto Ipsos MORI. E 20% dos documentos impressos duram menos que 5 minutos. Sabemos que 80% do efeito ;Carbon Foot Print; é decorrente do uso do papel e por isso fazemos um esforço constante para reduzir o consumo de recursos, reduzir as emissões e produzir menos desperdícios em cada etapa do ciclo de vida de um produto. Também aplicamos dentro do processo de Ciclo de Vida do Produto o processo de Life Cycle Assessment (LCA): todo o processo de desenvolvimento voltado a durabilidade e habilidade de fazer com que a matéria-prima reciclada faça parte da cadeia produtiva de um novo produto multifuncional. No caso da Lexmark, 99% da matéria-prima utilizada na fabricação de um produto jato de tinta e laser é reciclada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação