postado em 11/02/2011 14:34
Em um comunicado mundial, a maior fabricante de telefones celulares, a finlandesa Nokia, anunciou uma parceria com a Microsoft, empresa de onde veio Stephen Elop, atual presidente e CEO da Nokia, durante evento em Londres.Entre as novidades, está a adoção do recém-lançado sistema operacional para smartphones Windows Phone 7, que já está presente em telefones de outros fabricantes, como a taiwanesa HTC e as coreanas LG e Samsung.
Mas a parceria vai além. A ideia das duas empresas é trabalhar por um ecossistema que envolva aplicativos, telefones e desenvolvedores, como acontece com os rivais Android, do Google, e iOS, da Apple.
A Nokia investia em um sistema próprio para os seus telefones, o Symbian, e em outro tocado em parceria com a fabricante de chips Intel, o MeeGo. Segundo o comunicado, os celulares rodando os dois smartphones continuarão sendo parte do negócio.
;Nokia e Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema móvel sem concorrentes, com escala global. Agora, é uma corrida com três cavalos no páreo;, disse Elop.
Confira os pontos da parceria:
- A Nokia adotaria o Windows Phone como sua principal estratégia de smartphones, inovando em ares como fotografia, em que é líder de mercado.
- A Nokia iria auxiliar e conduzir o futuro do Windows Phone. Iria contribuir com seu conhecimento em design de hardware, suporte a vários idiomas, e levar o Windows Phone a uma extensa gama de faixas de preço, segmentos de mercado e regiões.
- A Nokia e a Microsoft trabalhariam juntas para colaborar em inovações e em um plano para evolução dos produtos moveis no futuro.
- O Bing seria utilizado em ferramentas e serviços da Nokia, dando aos consumidores acesso a uma nova geração de mecanismos de busca. O Microsoft AdCenter iria prover serviços de busca patrocinada na linha de produtos e serviços Nokia.
- Nokia Mapas se tornaria parte principal do serviço de mapas da Microsoft. Por exemplo, os mapas seriam integrados dentro dos resultados de busca do Bing e na plataforma AdCenter, para formar uma experiência de busca patrocinada única.
- A extensa lista de acordos de billing que a Nokia tem com operadoras iria facilitar o acesso dos consumidores aos serviços do Windows Phone em locais onde o uso de cartão de crédito ainda é pequeno.
- As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft seriam usadas para criar aplicativos que rodem em aparelhos Nokia Windows Phone, permitindo aos desenvolvedores acessar um ecossistema de alcance global.
- A loja de aplicativos e conteúdos da Nokia seria integrada ao Microsoft Marketplace, para uma experiência mais completa do consumidor.