Tecnologia

Processadores e telas maiores garantem o sucesso de smartphones e tablets

Tecnologia 3D também desembarca com tudo nos dispositivos móveis

postado em 22/02/2011 07:00
LG Optimus 3D;Os usuários de hoje não estão apenas escolhendo um telefone, mas sim uma plataforma;, costuma dizer Steve Ballmer, CEO da Microsoft. A frase expressa a disputa interna entre os fabricantes de smartphones para oferecer aparelhos com várias funcionalidades e com um sistema operacional que garanta boa usabilidade para o consumidor.

É nessa tentativa de conquistar os dois quesitos que a batalha entre as empresas continua acirrada. De um lado, o Android criado pelo Google chega à versão Honeycomb, perfeita para tablets e que em um futuro próximo ganhará uma versão para smartphones. Do outro, a plataforma Window Phone 7, que ganhou força com a adesão da Nokia. Esquecidos, mas não menos importantes, estão o Symbian ; de futuro incerto ;, o MeeGo, que ganhou garantia de continuidade pela Intel, e o WebOS, da HP.

O Android passa a ter uma área exclusiva com produtos que utilizam a plataforma. Usando a versão 2.3 do sistema operacional, a Samsung apresentou a nova versão do smartphone Galaxy S, equipado com tela de 4.3 polegadas e resolução de 480 x 800 pixels. As câmeras frontais e traseiras têm 2MP e 8MP, respectivamente. O modelo também é um dos mais finos já produzidos pela empresa: apenas 8,49mm de espessura. Já o tablet Galaxy Tab 10.1 tem agilidade de sobra e roda o Android 3.0 sem sofrimento graças ao processador Tegra 2 dual core de 1GHz. Além do aumento da display (10.1 polegadas), a câmera traseira passou de 3MP para 8MP e a frontal de 1.3MP para 2MP.

Um smartphone e um tablet que tiram fotos e filmam em 3D foram as novidades da LG para a feira. O Optimus 3D tem 4.3 polegadas de tela e processador de 1GHz com dois núcleos. Uma das vantagens é que o usuário não precisa de óculos especiais para ver o efeito tridimensional no smartphone. O Optimus Pad, no entanto, necessita desse complemento (que não acompanha o produto). Com resolução de tela de 1.280 x 768 pixels e tamanho de 8,9 polegadas, o display do tablet é perfeito para ver filmes. Os dois equipamentos contam com sistema operacional Android.
Apesar do burburinho por causa da parceria com a Microsoft, a Nokia limitou-se a mostrar na feira Mobile World Congress, em Barcelona, protótipos de telefones que utilizam esse sistema operacional. Os telefones serão mais finos e maiores. Câmeras traseiras e três cores para a carcaça fazem parte do pacote. A fabricante, no entanto, não anunciou os preços e quando os produtos estarão disponíveis para o público.

Para a plataforma Windows Phone 7 a novidade foi a atualização do sistema operacional. A maior delas é a integração com Twitter, Facebook e Xbox (confira abaixo). Além disso, será possível copiar e colar, abrir documentos do Office e o telefone passa a ser multitarefas.

Apesar de não anunciar produtos, a HP fez uma demonstração do sistema operacional WebOS. O destaque nessa plataforma é para o modo de transferência dos arquivos entre os aparelhos. Basta que um encoste no outro para que fotos, vídeos e músicas sejam copiadas.

Acesso fácil
Samsung Galaxy S IIO tão esperado anúncio de um telefone celular do Facebook, que movimentou o setor no ano passado, não aconteceu na MWC. No entanto, a HTC resolveu facilitar para os usuários e a rede social de Mark Zuckerberg ganhou lugar privilegiado no tablet e nos telefones da empresa. Os dois aparelhos receberam um botão com o símbolo da rede social. O tablet Flyer chega com tela de 7 polegadas, processador de 1,5GHz, e acesso a rede 3G. O dispositivo é compatível com Adobe Flash e roda Android 2.3. A grande novidade do aparelho é que ele conta com uma caneta que transforma a letra cursiva do usuário em caracteres. Segundo a empresa, o Flyer se adapta à forma da escrita de qualquer consumidor.

Na área dos smartphones, o ChaCha e o Salsa são os lançamentos. Além da tecla para acesso direto ao Facebook, o primeiro conta com teclado físico qwerty, tela de 2.6 polegadas e duas câmeras, sendo a traseira com 5MP e a frontal com resolução de 640 x 480 pixels. O segundo tem as mesmas configurações, mas tela de 3,4 polegadas.

Sem concorrência

O presidente do Google, Eric Schmidt, disse durante o evento em Barcelona que o Facebook ainda não é um concorrente da empresa. Segundo ele, os usuários do Facebook também utilizam o Google e ainda não há competição por anunciantes. O presidente da empresa de buscas aproveitou para alfinetar o Bing, acusado de copiar resultados do Google. ;O buscador da Microsoft faz um trabalho muito bom em encontrar resultados; Às vezes, bom demais;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação