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Fãs que queriam mudanças mais expressivas no iPad ficam perto da frustração

O iPad 2 surge com duas câmeras, mais rápido, fino e leve do que na geração anterior

postado em 04/03/2011 07:00
O iPad 2 surge com duas câmeras, mais rápido, fino e leve do que na geração anteriorNem fofoca em cidade pequena gera tanto bafafá quanto os lançamentos da Apple. Não foi diferente com o novo iPad, que chegou aos olhos do mundo na última quarta-feira, em um evento em São Francisco, nos Estados Unidos. Há cerca de um mês, pipocaram na internet algumas imagens do que seria a versão 2 do tablet, cada uma com uma história mais ;realística; do que a outra. Longe de incomodar, esses supostos vazamentos das imagens do produto agradam à companhia, que sempre dá um jeito de formar uma atmosfera de suspense antes de revelar a cara dos aparelhos. ;Sempre que a Apple prepara um lançamento, há diversos rumores sobre o que será mostrado. Isso ficou ainda mais intenso quando o Photoshop se popularizou e as pessoas começaram a fazer manipulações em imagens como se fossem fotografias roubadas da fábrica. A Apple adora isso;, diz o professor Alex Primo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pesquisador na área de cibercultura. O novo iPad, porém, deixou a desejar. Pelo menos, para os que esperavam uma revolução com o novo modelo (leia quadro com as novas especificações). Eduardo Pellanda, professor da Faculdade de Comunicação da PUC do Rio Grande do Sul, fala sobre o novo iPad ;Foi muito mais uma evolução do que uma revolução. Eles conseguiram melhorar o tamanho, a velocidade do processador, incluíram uma câmera frontal. Mas todos os avanços ficaram na questão do hardware (veja quadro);, comenta Eduardo Pellanda, professor da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). ;Mas isso já era esperado, porque é também exatamente o que acontece na criação de modelos de iPods;, completa o especialista. Uma das principais queixas dos applemaníacos diz respeito à não inclusão de uma entrada USB no iPad 2, o que possibilitaria a conexão com um HD externo, por exemplo, aumentando a capacidade de armazenamento. Sem o recurso, a Apple anunciou o aplicativo iMovie, que permite aos usuários a gravação e a edição de vídeos a partir do tablet ; o programa já estava disponível para o iPhone. ;O software é o único jeito de colocar filmes dentro do equipamento, isso se você tiver a nova versão. Com o iPad 1, vai precisar do aplicativo iDisk, que é muito lento;, lamenta o professor Alex Primo. Ele acompanhou o lançamento do modelo minuto a minuto e teceu várias críticas em seu perfil no Twitter (@alexprimo). ;Para mim o iPad 2 foi uma frustração e...um ALÍVIO! Vou ficar feliz com meu ;velho; iPad;, escreveu. Nem todo mundo ficou tão decepcionado com a nova versão. ;Ele ficou mais fino e leve, vai dar mais a experiência portátil, como uma revista;, pondera Eduardo Pellanda. O professor explica que essa é, na verdade, a grande intenção da Apple, embora ele ache difícil que o tablet de Steve Jobs consiga substituir o Kindle, leitor digital de livros. ;Estive nos Estados Unidos e, lá, todo mundo tem um Kindle. Não acredito que o iPad, mesmo mais magrinho, vai conseguir roubar esse mercado. Mas, certamente, para conteúdo de jornais e revistas, ele vai se tornar um sucesso;, prevê. O próprio Steve Jobs se mostrou bastante animado com o novo produto, como o de costume. ;Com mais de 15 milhões de unidades vendidas, o iPad criou uma nova categoria entre os dispositivos móveis;, ressaltou o fundador da Apple durante a coletiva de lançamento do modelo 2. ;Enquanto os outros vêm lutando para copiar a primeira geração do iPad, estamos lançando o número 2, que vai adiante na competição. Nós gostamos disso, porque agora nossos concorrentes terão que voltar às pranchetas de desenho;, afirmou, em uma clara provocação à Samsung, fabricante do Galaxy Tab. A companhia japonesa lançou seu tablet em outubro passado, com tela de 7 polegadas e sistema operacional Android, do Google. É, até agora, a maior ;ameaça; à hegemonia da Apple: foram 2 milhões de unidades vendidas desde que o aparelho chegou às lojas. Em fevereiro, durante o Congresso Mundial de Mobilidade, na Espanha, a Samsung anunciou a segunda versão do aparelho, que terá tela de 10,1 polegadas e processador dual-core, como forma de tentar se tornar uma alternativa ao produto de Steve Jobs. O pulo do gato Frustrações à parte, especialistas que acompanham a trajetória da Apple afirmam que o novo iPad deve mesmo ser um sucesso de vendas, assim como planeja Jobs. Na verdade, as limitações do modelo não passam de uma estratégia da empresa. ;É claro que, ainda no ano passado, eles já tinham condições de fazer uma versão tão fina quanto à de agora. Mas é tudo uma questão de visão de mercado;, aponta do pesquisador Alex Primo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O grande trunfo da companhia, segundo Primo, é a experiência do usuário com a interface do equipamento. Desde que a Apple passou por uma crise, na década de 1990, quando perdeu mercado para a gigante IBM, a empresa da maçã procura ganhar consumidores transformando seus produtos em objetos de desejo. Isso ocorre, principalmente, por meio da facilidade para usar os dispositivos. O dono de um aparelho da Apple não precisa instalar nada, configurar nada. ;A Apple sempre privilegiou pessoas como o meu pai, que tem 78 anos e usa um iPad;, brinca o professor da UFRGS. ;Uma entrada USB criaria uma facilidade para mim, mas assustaria esses ;novos; usuários;, aposta. Primo lembra que as gerações ímpares dos produtos da Apple costumam ter mais novidades do que as pares. ;Eles não lançam tudo de uma vez porque precisam vender unidades para movimentar a companhia;, lembra. O especialista acredita que, para o ano que vem, os applemaníacos podem esperar um novo iPad com uma tela mais sensacional que a do iPhone 4 ; que tem resolução de 960;640 pixels, a maior entre os smartphones e quatro vezes maior do que a da primeira geração de celulares inteligentes da Apple. Talvez, em 2012, a empresa também resolva inserir a tão esperada entrada USB. Expectativa até o último minuto A boataria sobre os passos de Steve Jobs e seu negócio existe até mesmo na hora de marcar as entrevistas coletivas sobre os lançamentos. Normalmente, os novos produtos chegam ao mercado norte-americano em janeiro e fevereiro, mas ninguém sabe ao certo quando a apresentação vai ocorrer. No caso do iPad 2, os rumores a respeito do encontro com jornalistas persistiram até 23 de fevereiro, quando oevento foi confirmado. Até o dia da coletiva, no entanto, ninguém tinha certeza absoluta do lançamento da nova versão do tablet. Em três dimensões Outras fabricantes de eletrônicos também têm estratégias para conquistar os usuários. A LG, por exemplo, lançou há duas semanas o tablet LG Optimus Pad e o smartphone LG Optimus 3D, ambos com tecnologia para ver imagens em três dimensões sem o uso de óculos especiais. O tablet da empresa vem com a plataforma Honeycomb, desenvolvida pelo Google para uso nesse tipo de equipamento. A forma de Jobs Outro grande rumor sobre o lançamento do novo iPad foi a presença de Steve Jobs, que só foi confirmada minutos antes da coletiva de imprensa. A aparição do CEO gerou uma série de comentários e análises na internet, com fotos comparativas da aparência de Jobs atualmente e há dois anos. O fundador da Apple está afastado por licença médica e especula-se quem será o seu sucessor.

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