postado em 11/03/2011 07:00
No país onde parece mais fácil ter uma televisão do que uma geladeira em casa, fica difícil imaginar que o mais tradicional eletrodoméstico de entretenimento possa ser, algum dia, substituído. Mesmo assim, já tem gente que aposta nas plataformas comuns em computadores para levar diversão aos telespectadores. Ou, no caso, aos internautas. Na última semana, o Google montou uma imensa estrutura para transmitir o carnaval de Salvador ao vivo pelo YouTube. Ainda não há números sobre o projeto, mas é certo que ele sacudiu a web durante os dias de folia. O retorno faz com que o gigante da internet planeje novas coberturas nesse formato, assim como já ocorre fora do país.Vejas as coberturas
O carnaval baiano caiu na rede por meio do YouTube Live, uma iniciativa que começou em 2008, com a transmissão de um festival de música em São Francisco, nos Estados Unidos, e em Tóquio, capital japonesa. Artistas como Black Eyed Peas e Katy Perry estavam no palco e cantaram para milhões de pessoas presencialmente e on-line. O negócio deu tão certo que o Google repetiu a dose em shows de outros músicos, como John Legend, Bon Jovi e U2. Esta semana, a gigante da internet está cobrindo outro grande evento, a Semana de Moda de Nova York. De três a quatro desfiles são transmitidos por dia, incluindo o de coleções badaladas como Carolina Herrera e Narciso Rodriguez.
Por aqui, o ao vivo do YouTube foi inaugurado em novembro do ano passado, durante um festival de música sertaneja em São Paulo. Foi a primeira vez que a companhia trouxe o projeto para a América Latina. A presença do brasileiro nas redes sociais, disseram os organizadores na época, definiu a escolha do país e dos artistas que estariam no show ; entre eles, Luan Santana, Victor e Leo e João Bosco e Vinícius. ;Tivemos mais de 5,85 milhões de views no canal e o primeiro lugar no Trending Topics mundial do Twitter, medido em 30 de novembro. Os números superaram lives como U2 e Black Eyed Peas em número de views;, conta Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google no Brasil.
O YT Sertanejo Live envolveu 150 profissionais na produção, três caminhões de unidade móvel de HD, 20 câmeras de alta definição e dois diretores responsáveis por sincronizar as imagens em tempo real. ;A transmissão ao vivo pela internet é bem parecida com a da televisão, ou seja, imagens captadas pelas câmeras são transmitidas para uma unidade móvel (os caminhões com antenas e outros equipamentos). Lá, são selecionadas e retransmitidas para os usuários do YouTube;, detalha Ximenes. No caso do carnaval de Salvador, o live teve o apoio de 20 câmeras, sendo 10 fixas no circuito Barra-Ondina (um dos oficiais) e outras 10 instaladas nos trios elétricos.
Mobilização virtual
Além da estrutura tecnológica propriamente dita, o YouTube investiu na promoção do evento na internet ; via Twitter, Facebook e Orkut. A companhia, inclusive, convidou tuiteiros famosos para o camarote e os instruiu a publicar comentários sobre a folia com a tag #ytcarnaval. E engana-se quem pensa que os tuítes vieram apenas das pessoas que estavam assistindo aos blocos de casa. ;Tinha muita gente interagindo com a organização. O pessoal tuitava que estava passando perto do nosso camarote, que era para a gente acenar;, conta Hugo Gloss (@HugoGloss), um dos colunistas virtuais convidado para o live do YouTube.
;Nós contamos com vários personagens do mundo web, como o Hugo Gloss, a Katylene (@katylene), Morri de sunga branca (www.aimorridesungabranca.com.br) e Acid Girl (@GirlAcid). Também tivemos artistas como Emmanuele Araujo, Paula Fernandes, Toni Garrido e Thierry Figueira, que fizeram flashes e entrevistas no local;, destaca Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google no Brasil. Mesmo sem os números oficiais da transmissão, Ximenes acredita que o projeto deve ter conquistado os internautas brasileiros. ;Para se ter uma ideia, antes do início do carnaval, o site (www.youtube.com/carnaval) já contava com 6 milhões de views e mais de 11 mil usuários inscritos.;
O sucesso dos lives no Brasil leva o gigante da internet a planejar outras coberturas em tempo real. O diretor de Comunicação da empresa afirma que a proposta é levar a tecnologia de transmissão para eventos musicais de outros estilos. ;Nossa intenção é trabalhar com diversos gêneros, como fizemos com o sertanejo e o axé, e explorar ritmos como o pop e o rock;, garante. ;A iniciativa é muito positiva para nós, para o público e para os patrocinadores, porque a gente consegue levar conteúdo exclusivo onde quer que o usuário esteja;, lembra.
Mina dos publicitários
Esse potencial da nova plataforma é o que tem chamado a atenção das agências de marketing digital. Algumas já têm, inclusive, contato com os tuiteiros populares e estratégias para a divulgação de produtos e marcas em redes sociais e blogs. O publicitário Sérgio Lima, da agência AD Brazil, aposta que transmissões ao vivo como a do YouTube trarão cada vez mais pessoas para a internet. ;Eu estive no Sertanejo Live, em São Paulo, e achei tudo bastante organizado. Deu tão certo que serviu de base para o carnaval, um evento ainda maior;, observa o especialista.
Fora do Brasil, diz Lima, esse tipo de iniciativa já é comum. ;Mas a quantidade de coberturas ao vivo pela web tende a aumentar com a maior penetração da banda larga. O Google não tomaria a decisão de investir nesse nicho se não houvesse a clara intenção de levar a tecnologia da banda larga a mais cidades no país;, observa. O publicitário não acredita, contudo, que os canais virtuais possam substituir a televisão tradicional. Para Lima, a concorrência será maior para os canais de TV a cabo, que costumam transmitir conteúdos mais específicos. ;No futuro, esse será apenas mais um espaço para os usuários e uma nova plataforma para as empresas que buscam alternativas à mídia tradicional, mas com o mesmo impacto da mídia de massa;, prevê.
A indispensável
Uma pesquisa de 2007 promovida pela Eletrobrás mostrou que há mais aparelhos de tevê no Brasil do que geladeiras. Segundo o levantamento, o eletrodoméstico da diversão está presente em 97,1% das residências, contra 96% que possuem refrigeradores. Outro número do estudo foi a média de televisores por casa, 1,41, o que mostra que há mais de uma unidade em cada lar.
Presidente on-line
Nem só os músicos nacionais e estrangeiros tiram proveito da nova plataforma de mídia. O presidente Barack Obama, por exemplo, também já mostrou habilidade com a internet. Além de manter um perfil ativo no Twitter, o norte-americano usou o recurso live do YouTube em pronunciamentos oficiais, feitos a partir do Salão Oval, na Casa Branca.