postado em 15/03/2011 11:00
A rápida evolução da tecnologia, principalmente nos componentes internos do computador, como processadores mais potentes e HDs com mais capacidade, fez com que a vida média de um PC diminuísse. Atualmente, três anos é mais do que suficiente para que uma máquina se torne ultrapassada. É nessas horas que surge a necessidade de dar uma sobrevida ao desktop, até a compra de um novo. O maior aliado na empreitada é a internet e a oferta de softwares disponíveis na rede que prometem mais agilidade ao computador.Para deixar o computador mais esperto é preciso seguir algumas etapas. A primeira limpeza que deve ser feita não é no hardware, mas na CPU. Abra o gabinete com cuidado e retire a poeira acumulada. Desobstrua a passagem de ar do coolers ; aqueles ventiladores ;, o excesso de sujeira pode paralisar a rotação e superaquecer os componentes do computador, o que faz com que ele reinicie a todo momento. No caso de laptops, o cuidado ao abrir a tampa deve ser redobrado. Como não há muito espaço (em relação a um desktop), algum movimento brusco com as peças pode comprometer o funcionamento. Já para os computares tudo em um, é preciso ter experiência. O maior perigo é por causa da tela de LCD, que pode sofrer avarias.
;Para usuários com pouco conhecimento, uma opção para saber o que realmente está sendo instalado no computador é a leitura do Eula (termos de licença do usuário final). Uma opção mais técnica é a utilização de softwares monitores de alterações (ou installation loggers). Esses programas podem indicar exatamente quais arquivos foram criados no computador e quais modificações no sistema foram realizadas durante a instalação de um determinado software;, aconselha José Luiz Cunha, diretor do site Organize Sua Vida.
Depois da limpeza externa, é hora de ligar o PC e retirar os excessos. Os arquivos duplicados, os temporários e os problemas no registro também são responsáveis por deixar os sistemas mais lentos. O software Duplicate Cleaner (gratuito) é uma mão na roda, pois fornece uma lista do que está em excesso no computador. Já o CCleaner (gratuito) remove os temporários, como histórico de navegação e arquivos danificados do registro, com rapidez e eficiência. Desinstalar programas que não são mais úteis ; como os antigos ICQ e mIRC ou aquelas barras de ferramentas de grandes portais que insistem em aparecer no computador ;, por meio do Painel de controle, também pode ajudar.
Aprenda a usar o programa CCleaner (vídeo melhor visualizado em tela cheia).
Cuidados
Após a limpeza e a seleção do que mais importa, chegou a hora de dar um destino para as milhares de fotos, documentos de texto antigos (mas que precisam ser guardados), músicas e vídeos. No mercado, os HDs externos são as melhores opções para guardar esses arquivos e tê-los à mão de maneira rápida. Procure dispositivos leves e que não precisem de tomadas para funcionar.
Feito isso, chegou a hora de analisar o disco rígido e desfragmentá-lo. O checkdisk presente na plataforma Windows pode ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse em cima da unidade de disco, escolhendo a opção propriedades, depois ferramentas e checar agora. Já o desfragmentador de disco ; que vai reorganizar os arquivos e espaços não utilizados no disco rígido ; pode ser encontrado no menu Iniciar, programas, acessórios, ferramentas do sistema. Basta escolher a unidade e começar o processo. Outros softwares, como o TuneUp Utilities, realizam essas duas atividades, também de graça.
;Instalação do gabinete em local inadequado, falhas de aterramento ou conexão elétrica precária são alguns itens que podem fazer com que o seu PC pare de funcionar repentinamente, deixando-o em apuros na hora de realizar seus trabalhos;, ressalta Cunha.
Previna-se
; Enquanto no MacOS é possível usar o recurso Time machine, para recuperar algum arquivo apagado por engano ou recuperar o sistema todo, o Windows oferece a criação de um ponto de restauração. Basta entrar no Painel de controle e procurar pela opção. É importante criar esse ponto antes de instalar qualquer programa ou fazer uma modificação mais profunda no sistema. Assim, será possível retornar a uma situação anterior se algo der errado.