Tecnologia

Programas para Mac também auxiliam na hora de excluir arquivos em excesso

postado em 15/03/2011 11:15
O especialista em computadores Macintosh Gidel Queiroz alerta para a limpeza dos dispositivos da marca: Pode-se perder a garantiaAo contrário do que se pensa, os computadores da Mac apresentam o mesmo nível de dificuldade para limpeza e manutenção que um desktop equipado com Windows. ;A Apple mostra no site e nos manuais como abrir o computador e trocar componentes. Mas isso é feito por conta e risco do usuário. Dependendo do procedimento, ele pode perder a garantia;, explica Gidel Queiroz, proprietário da ITS Solution, empresa especializada em Apple.

A limpeza nesses computadores segue o esquema anterior. No caso dos arquivos duplicados, um bom programa é o Singlemizer (R$ 18), que mostra todo o conteúdo e dá opção ao usuário de retirar os clones. ;Existem programas para verificar a situação do HD, corrigir permissões e limpar cache do sistema como o Onyx (gratuito). O iSTAT permite ter um controle do seu Mac, como verificar espaço de HD, o uso da memória RAM e até a temperatura;, aponta Queiroz.

;O Disk utility, programa nativo do Mac OS, verifica o HD e corrige permissões. Outro software que deve ser sempre usado é o Time machine, que recupera de forma simples o backup não só dos arquivos, mas do sistema completo, se der algum problema;, ressalta o especialista. Na lista, inclua o Drive genius e o Disk warrior, que permitem uma verificação maior de todo o conjunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação