Tecnologia

Versão do TomTom para iPhone permite editar mapas e compartilhar informação

No entanto, sistema de localização ainda precisa de ajustes para virar referência

postado em 29/03/2011 07:00
Aplicativo permite editar e compartilhar mapas com outros usuáriosEm tempos de conectividade e de telefones inteligentes, a velha paradinha na beira da estrada para pedir informações sobre qual caminho pegar para chegar a um determinado lugar tende a ficar cada vez mais rara. Isso porque uma safra de aplicativos para smartphones que permite ao usuário se localizar e não errar o caminho, faz com que muitos celulares se tornem verdadeiras bússolas dos novos tempos. No entanto, apesar de tantos avanços e convergências, será que já é possível trocar o tradicional aparelho de GPS por uma versão para dispositivo móvel? Para conferir, o Informática foi às ruas de Brasília para testar a última versão do TomTom ; uma das mais conceituadas marcas de localização por satélite do setor ; feita exclusivamente para iPhone.

A versão 1.6, que ocupa 203 MB e pode ser baixada na App Store por US$ 49,99, traz algumas novidades interessantes. A primeira delas é o recurso Map Share, que permite que o usuário edite os mapas do aplicativo, fazendo modificações em nome de ruas ou redefinindo o sentido das vias. Depois, ele pode compartilhar as rotas corrigidas com toda a comunidade de consumidores da TomTom. Trata-se de uma maneira muito mais prática de manter a malha viária brasileira atualizada, sem ter que esperar meses por lançamentos de novos mapas pela fabricante.

Segundo a TomTom, aproximadamente 1,5 mil cidades foram acrescentadas na nova versão. Recursos como a navegação por fotos, em que o usuário indica qual o destino pretende chegar a partir de imagens previamente salvas na galeria do iPhone continuam presentes. Assim como a possibilidade de utilizar o sistema de localização via satélite enquanto acessa outras aplicações no celular. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que o motorista é guiado durante uma viagem, ele pode acionar o tocador de música e estar sempre disponível para atender o telefone no viva-voz.

Ao navegar pelo GPS também contamos com uma relação de pontos de interesses (PIs), como atrações turísticas, centros comercias, cinemas, hotéis, postos de combustível, entre outros. É possível salvar determinados pontos numa lista de favoritos e conferir uma demonstração prévia de um caminho antes de realizá-lo. Além disso, o aplicativo permite compartilhar um percurso, enviando a rota por e-mail para que outras pessoas possam visualizá-la na internet.

Muito a melhorar
O sistema da TomTom foi testado pela reportagem principalmente na região central de Brasília, além dos Lagos Sul e Norte, de Taguatinga, do Guará e de Ceilândia. A recepção do sinal do satélite se mostrou bastante eficiente nesses locais. O aplicativo mantém o esquema de uso do aparelho de GPS convencional, com acessos rápido e comandos intuitivos. Totalmente em português, o aplicativo se mostrou bastante fácil de ser operado. O usuário pode optar por ouvir, de forma nítida e clara, as instruções sobre o trajeto escolhido a partir de uma voz feminina ou masculina.

No entanto, no que deveria fazer de melhor, que é guiar o motorista dentro de uma cidade teoricamente desconhecida, o aplicativo comete falhas. Para começar, o sistema não reconheceu diversos endereços como do Setor de Clubes ou mesmo do Lago Norte. Em Taguatinga, cruzamentos foram ignorados. No Sudoeste e no Guará, em várias ocasiões o sistema ordenou fazer retornos em locais não permitidos ou seguir por vias na contramão.

Em pelo menos 40% das tentativas, o GPS também pecou na forma de calcular os percursos. Nem sempre o caminho mais curto e com menos voltas foi oferecido, apesar desse trajeto parecer naturalmente mais simples de ser executado. Por vezes, as ruas também foram exibidas com nomes equivocados.

Mesmo trazendo melhorias e sendo referência no segmento, a versão do localizador via satélite para iPhone da TomTom ainda precisa de ajustes. Ao usar o sistema para se deslocar ;às cegas; numa cidade, é bem provável que o usuário tenha que fazer um passeio extra até chegar ao destino pretendido. Isso é, se ele der sorte de não ser multado por embaralhar o trânsito ao entrar na contramão de ruas e avenidas.

Durante os testes, sistema cometeu erros como informar via em contramão
Temperatura média: 5


Aplicativo traz recursos interessantes, no entanto, sistema de navegação peca na geração de rotas

Mapas
Aplicativo permite editar mapas e enviar para correções

Multitarefa
Enquanto é guiado pelo GPS, é possível usar outras aplicações do iPhone

Endereços
O aplicativo não reconheceu alguns endereços de Brasília

Rotas
As rotas traçadas nem sempre são as mais curtas ou fáceis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação