O Brasil já tem mais celulares do que pessoas: são 200 milhões de habitantes para 207,5 milhões de assinantes da telefonia móvel. Os dados são referentes a fevereiro de 2011, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e incluem contas pós e pré-pagas.
O número de linhas em uso assusta ; 106,91 acessos para cada 100 habitantes. No Distrito Federal são quase duas por habitante (182,26). É a unidade da Federação que concentra o maior número de assinaturas, superando São Paulo (123,5 linhas), Mato Grosso do Sul (121,5), Rio de Janeiro (116,6), Goiás (114,6) e Rio Grande do Sul (113,8).
De olho nesse mercado, as fabricantes de celulares apostam cada vez mais em aparelhos Dual SIM ; que têm suporte para dois chips e podem utilizar dois números. Esses aparelhos são procurados principalmente para facilitar a vida de quem tem uma linha pessoal e outra no trabalho, por exemplo, ou aproveitar as ofertas de duas operadoras.
Essa prática é bastante utilizada para contas pré-pagas que contam, na maioria, com consumidores de 15 a 24 anos. De acordo com estudo da Nielsen, realizado com 5 mil jovens em 10 capitais do país, 22% usam celulares Dual SIM. Nesta faixa etária, 90% dos consumidores preferem usar celulares pré-pagos, utilizando chips diferentes para aproveitar promoções de minutos grátis.
O servidor público Allan Paul Vieira, 28 anos, trocou o aparelho para um Dual SIM no início do ano e está satisfeito com a mudança. ;Assim, posso aproveitar promoções de duas operadoras diferentes ao mesmo tempo num só aparelho;, justifica. No entanto, admite que poderia voltar para um celular com um chip, pois os modelos existentes no mercado estão bem abaixo dos top de linha. ;Quanto a usar dois celulares, é totalmente fora de cogitação. Acho muito incômodo ter que carregar dois aparelhos.;
Tendência
;Os celulares Dual SIM serão uma tendência no futuro. Na Itália, a densidade de aparelho por pessoa é de 150%. Isso significa que há três linhas para cada duas pessoas, incluindo crianças e idosos. O Brasil acabou de superar os 100% de densidade. E esse tipo de consumidor prefere ter só um telefone, porque acha ruim ficar carregando dois produtos iguais;, afirma Vincenzo di Giorgio, presidente para a América Latina da empresa italiana Onda Communication, que lançou um aparelho no país em parceria com a TIM.
Di Giorgio também ressalta o preço mais acessível desse tipo de produto. ;Vemos um mercado com muita gente que não tem internet em casa, mas quer saber quem escreveu no seu Orkut, no Facebook ou no Twitter, por exemplo, e vai até uma lan house apenas para saber o que aconteceu;, explica.
Os principais celulares Dual SIM oferecidos no Brasil têm configurações mais simples, mesmo assim, bastante completos. São aparelhos com câmeras até 3.2 megapixels, MP3 player e rádio FM. Algumas marcas, como Samsung e Motorola, também oferecem acesso a redes sociais com aplicativos já embutidos.