Tecnologia

Aplicativos para smartphones ajudam a controlar a conta bancária

postado em 26/04/2011 08:00
O servidor público Daniel de Souza faz praticamente todas as operações bancárias pela internet ou pelo smartphone
Os brasileiros se renderam às facilidades oferecidas pelos bancos na internet para fazer pagamentos, transferências, investimentos em aplicações financeiras, agendamentos de contas e até compra de créditos para o telefone celular. De acordo com o último anuário estatístico do Banco Central, a partir de 2009, a internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado no Brasil, ultrapassando os terminais de autoatendimento. Um dos bancos registrou quase 1,7 bilhão de transações pela internet em 2010, o que representa um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Para aproveitar essa boa fase e a confiança do consumidor na internet, os bancos estão inovando. Com as vendas em alta de tablets ; no último trimestre de 2010, cerca de 10,1 milhões foram comercializados no mundo ;, o investimento foi em aplicativos que permitem o acesso à conta de onde o usuário estiver. As transações, no entanto, ainda apresentam valores e ações limitadas para garantir a segurança dos clientes.

Os smartphones também não ficaram de fora e, além dos aplicativos dos bancos, eles ganharam novas funcionalidades. A mais útil para o usuário é a utilização do aparelho como scanner de código de barras. Para que não seja mais preciso digitar cada número dos boletos bancários, os programas utilizam a câmera do aparelho celular, que lê e decodifica os sinais. Geralmente, a transmissão dos dados (por meio do wi-fi) é feita para um software instalado no computador. Com isso, basta copiar e colar todos os números no campo indicado na página do banco.

Para o servidor público Daniel de Souza, 27 anos, acessar os serviços bancários pela internet e pelo telefone celular já faz parte do cotidiano. ;Nem lembro a última vez que precisei ir ao caixa para fazer alguma operação financeira. No ano passado, conversei com o gerente para desbloquear meu acesso on-line;, explica.

Assim que o banco liberou o uso pelo smartphone com plataforma Android, Daniel decidiu aderir. ;Comecei há um mês as transações eletrônicas. Antes, eu entrava pela internet no celular, mas não podia movimentar a conta;, afirma. Transferências, consultas de saldo e extratos estão entre os serviços mais utilizados pelo servidor público. ;Todos os meus pagamentos de boletos são feitos pela web. Algo que eu faço muito também é a recarga de celular, inclusive pelo próprio smartphone;, aponta.

A autorização para a criação de contas eletrônicas pelo Conselho Monetário Nacional surge como alternativa para quem utiliza muito a rede para transações financeiras. ;Ao abrir uma conta desse tipo, o usuário tem acesso ilimitado e gratuito aos principais canais de atendimento e consulta, como home banking, aplicativos em smartphones e tablets, caixas eletrônicos e por telefone;, explica.

Segurança
Apesar do investimento anual de quase R$ 2 bilhões em segurança, esse assunto continua sendo a maior preocupação para o usuário. ;Pela internet, o consumidor está seguro, mas, por uma falta de experiência, ele pode cair em um golpe on-line. O investimento alto em segurança já foi feito, agora, os bancos têm o desafio de doutrinar o cliente para a melhor forma de utilizar esse canal de serviços;, explica Bernardo Carneiro, diretor-executivo da empresa Site Blindado, especializada em segurança.

As formas de ataque aos usuários de bancos on-line mudaram. Antes, as vulnerabilidades dos computadores eram exploradas. Hoje, o principal crescimento é de ataques de phishings e malwares. ;No primeiro caso, os golpistas copiam a mesma página do banco e levam os consumidores a digitarem as senhas. Quanto ao malware, é como se fosse um vírus, ele infecta os sites e entra nas máquinas dos usuários;, alerta Carneiro.

Nunca acessar a conta bancária de um computador público ou até mesmo no do trabalho estão entre as principais dicas para utilizar com segurança os serviços bancários pela internet. ;Entrar direto na página do banco, sem clicar em links, e verificar a segurança, como aquele cadeado e o HTTPS que aparece no endereço;, ressalta Carneiro.


Confira as dicas
; Evite acessar sua conta por meio de sites de bancos se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo, que são compartilhados com outras pessoas

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Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na internet

; Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens

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Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento
no internet banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor
forma de segurança

; Acompanhe os lançamentos em sua conta-corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco

; Os bancos nunca ligam ou enviam e-mails para solicitar senhas nem pedem aos clientes que digitem todos os dados usados para autenticação de uma só vez. Em caso de desconfiança ou de estranhar o formato da tela ou algum pedido por telefone, o usuário deve entrar em contato com o banco

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