postado em 31/05/2011 08:00
São Paulo ; Os parcos 3,3% de participação na venda de smartphones no primeiro trimestre não desanimam a Microsoft, que produz o Windows Phone. A aposta da empresa está no Mango, a mais nova versão do sistema para dispositivos móveis, que deve chegar até o fim do ano em 35 países, incluindo o Brasil. A Microsoft, embora esteja, de acordo com dados da consultoria Gartner, humilhada com uma das cada vez menores fatias da pizza, quer crescer e aparecer em um mercado de 300 milhões de aparelhos ; 5 milhões só no Brasil. Espera-se que, até o fim do ano, o sistema, que tem mais de 500 novas funções, alcance 5,6% do mercado de smartphones. Em 2012, cresceria 10,8%, segundo a consultoria.;Não podemos dizer que o Windows Phone chega tarde; estamos construindo o momento. Sabemos que, em três anos, o mercado de smartphones estará completamente diferente;, aposta Kevin Turner, diretor de operações da Microsoft. Na nova versão, o forte é a maneira como os contatos são organizados. Ligações, e-mails, mensagens de texto, status, tuítes, check-ins e posts não atiram mais para todos os lados: convergem, de maneira a mudar a lógica da interação.
Incrementar a web com capacidades exclusivas do telefone ; como reconhecimento de geolocalização, câmera e acesso a apps ; também fazem parte do Mango. O Internet Explorer 9 vem turbinado com recurso chamado Placas, que permite à pessoa que estiver pesquisando um produto, filme, evento ou local, visualizar resumo rápido das informações mais importantes. ;Os browsers de celular normalmente não fazem uso do chip gráfico dos telefones. No caso do Mango, o mesmo iE9 que suporta esses gráficos no PC vai funcionar no smartphone, além do suporte ao Html5;, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor de Consumo e On-line da Microsoft Brasil.
Os aplicativos são outra promessa do Mango. Hoje, a utilidade é medida por aquilo que pode ser feito com eles, mas na visão da Microsoft o barato das aplicações tem mais a ver com a forma como ela pode se integrar diretamente às experiências mais básicas do telefone. Recurso batizado de App Conect pretende conectar aplicativos e resultados de busca ao chamado Windows Phone Hubs, espécie de central capaz de determinar quais apps podem ser mais úteis para determinado tipo de pessoa ; a partir dos resultados das buscas no aparelho.
Centro de excelência
A integração ainda inclui música, vídeos e imagens, permitindo que os apps venham à tona quando e onde forem adequados ; em vez de aparecerem somente em buscas no Marketplace. A ferramenta pode sacudir o hábito pouco produtivo de sair fuçando na loja de aplicativos em busca do app ideal.
O App Conect funciona integrado ao Marketplace, tanto para apps já instalados quanto para sugestões de downloads. ;É possível achar aplicações que se precisam de maneira mais intuitiva, além de permitir updates pros apps, sem precisar abrir um por um;, destaca Kevin Turner.
A empresa anunciou ainda o lançamento do seu primeiro centro de excelência para Windows Phone no mundo. ;Vai funcionar em Campinas, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado. A ideia é treinar desenvolvedores dispostos a aumentar ainda mais a oferta de 17 mil aplicações atualmente disponíveis no Marketplace da plataforma;, conta Turner. Da receita, 70% do valor de cada aplicativo fica com o criador e a Microsoft embolsa o restante.
A progressão que aponta o Brasil como o quinto maior mercado em telefonia daqui a três anos justifica a estratégia da empresa. As recentes parcerias com Skype e Nokia também devem incrementar o lançamento no fim do ano. ;Teremos um app nativo para Skype;, promete Barbosa. ;A parceria com a Nokia vai nos permitir usufruir da impressionante estrutura de distribuição deles e integrar novas funções de mapas ao Bing;, ressalta.
O jornalista viajou a convite da Microsoft