Tecnologia

Dragon Age 2 busca inovação no combate sem perder as tradições do gênero

postado em 31/05/2011 08:00
Electronic Arts/DivulgaçãoDragões, elfos, nobreza, castelos suntuosos, anões, calabouços enormes, espadas; quem conhece fantasia medieval sabe que, embora as histórias (e as mídias nas quais são contadas) sejam diferentes, elas sempre têm muitos pontos em comum. Principal representante do gênero nos games atualmente, a franquia Dragon Age chegou a esse patamar respeitando todas os costumes que esse tipo de aventura pede, até mesmo na jogabilidade, lembrando clássicos do PC como Baldur;s Gate. Neste ponto, Dragon Age II, lançado em março, tenta dar ares novos ao gênero.

Enquanto se mantém fiel à sua cultura, Dragon Age II se distancia ao máximo do antecessor em vários pontos, a começar pelo protagonista. Sai de cena o herói mudo do primeiro game e surge Hawke. Você escolhe aparência, atributos, classe, nome, mas seu sobrenome sempre é o mesmo, permitindo que os coadjuvantes o mencionem e que o seu personagem possa falar e interagir de forma normal.

A história intercala sequências normais e cenas de corte com insights do anão Varric, visto no começo do jogo contando seus feitos como se estivesse relembrando o passado. A trama começa paralelamente aos eventos de Dragon Age: Origins, quando darkspawn, a horda de demônios que retorna de tempos em tempos para ameaçar o mundo. Hawke é um refugiado que busca abrigo na cidade-estado de Kirkwall, após seu vilarejo ter sido destruído pelos darkspawn, os demônios que servem de ameaça nas duas tramas.

Como é explicado desde o início do jogo por Varric, Hawke se torna campeão de Kirkwall ; e boa parte do que é feito no game é trilhar o caminho até esse ponto. Passando por vários anos diferentes, a trama prefere manter o foco no protagonista, em vez de todas as circunstâncias envolvendo o universo do game. Em vez da grandiosa saga que roda por vários territórios e lida com culturas diferentes do primeiro game, Dragon Age II opta por uma escala menos épica, mas igualmente interessante. A restrição, no entanto, não justifica a repetição constante de cenários em diversas missões, que denota um descuido na produção do jogo.

Electronic Arts  Desenvolvimento:  BioWare  Plataforma: PC, PlayStation 3 e Xbox 360  Número de jogadores:  1 (single-player)  Preço:  R$ 199  consoles  R$ 99  PCA trama centrada em Hawke também tira o brilho dos coadjuvantes, que, por causa disso, são menos memoráveis que os companheiros de batalha do Dragon Age anterior, mas ainda tem seu brilho. É uma pena que os momentos de interação tenham diminuído drasticamente de uma aventura para a outra. Se no primeiro eles respondiam a várias perguntas a qualquer momento, agora eles só permitem esse tipo de abordagem em momentos específicos da história.

Um avanço interessante do primeiro game para o segundo está no sistema de amizade. Em vez de uma barrinha mostrando o quanto seu companheiro gosta de você, agora há um medidor mostrando se ele o considera um aliado ou um rival ; algo que combina bem com as opções de diálogo presentes ao longo da saga.

Influências
É impossível não notar o número de elementos que a BioWare, produtora de Dragon Age, pegou de Mass Effect, RPG de ficção científica do estúdio. Além do protagonista reconhecido pelo sobrenome, vem de lá a dinâmica árvore de diálogos. As falas vêm acompanhadas da impressão que você quer passar; se quer ser alguém bonzinho, alguém mau ou simplesmente tirar sarro da situação toda.

Outra opção ;importada; de Mass Effect é a possibillidade de importar seu arquivo de Dragon Age: Origins na hora de montar seu personagem. Se você jogou o primeiro game, seu antigo personagem será citado diversas vezes ; afinal, ele salvou o mundo, não? ;, mas seus feitos não terão uma influência tão grande na vida de Hawke, já que os protagonistas são diferentes, o que diminui o impacto desse recurso.

A história segue um roteiro pré-definido, mas pode mudar em diversos pontos de acordo com suas escolhas. Ao longo da trama, você pode esperar por diversos momentos em que você deve tomar um lado entre os diversos pretendentes ao comando de Kirkwall. Aqui, a trama se baseia nas boas fundações deixadas por seu antecessor, em um mundo com conflitos políticos e divisões sociais (e raciais) marcantes.

Modernização
O maior afetado pela modernização de Dragon Age II é o sistema de combates. Menos estratégico e mais voltado para a ação, ele é bem mais rápido do que em seu antecessor, e não há mais tanta necessidade de pausar o jogo a todo momento. Fica claro que, ao contrário do primeiro game, que foi voltado para o computador, o ritmo das lutas e os comandos foram pensados para os consoles. No PC, o game acaba sabotando sua principal mudança, já que a melhor estratégia ainda é parar o que está acontecendo e dar as ordens com calma.

Privilegiando essa ideia, o game retorna a opção de programar seu grupo, estabelecendo regras para suas ações (se algum de seus companheiros estiver com pouca energia, o mago passará a soltar magias de cura, entre outros). Aqui, a opção funciona um pouco melhor do que no primeiro Dragon Age, já que a inteligência artificial de seus camaradas é mais elaborada.

Algumas das inovações vieram a calhar. Os menus estão mais organizados em relação ao primeiro game, tanto em operações corriqueiras como mexer em itens, olhar o Codex (uma compilação de história e universo de Dragon Age) ou no desenvolvimento de seu grupo. Cada classe de guerreiros pode optar por diversos estilos, que representam habilidades diferentes dentro do jogo. Desse jeito, um guerreiro pode lutar com espada e escudo, ou se especializar no empunho de uma gigantesca arma com duas mãos.

Os estilos permitem a criação de personagens com características de luta diferentes, mesmo com apenas três classes no jogo: ladino, guerreiro ou mago. Assim como no primeiro jogo, algumas técnicas tem efeitos que ajudam outros golpes a serem mais efetivos. Em Dragon Age II, essa característica ganha um aspecto mais técnico. Uma trombada de escudo deixa o inimigo vulnerável a danos de magia, por exemplo. Melhor para ajudar nos combates.

Tanto o combate quanto a história da aventura de Hawke tentam utilizar elementos da moda no RPG, como as escolhas e as lutas mais voltadas para a ação ; muitos deles lançados pela própria BioWare. Ao mesmo tempo, o game se prende a uma organização que lembra os RPGs clássicos, principalmente em relação ao que acontece na tela. Sendo assim, Dragon Age II tenta andar numa linha tênue entre tradição e inovação, mas não consegue fazê-lo sem tropeçar pelo caminho.

Não recomendado para menores de 16 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação