Tecnologia

Acesso móvel à internet ganha espaço

postado em 07/06/2011 07:25
Navegação grátis
Dois elementos continuam a avançar na área de tecnologia: mobilidade e inclusão digital. As empresas oferecem quase que diariamente um maior número de produtos e serviços para acesso móvel à internet, e os governos e a sociedades querem cada vez mais que sejam fácil e gratuito. Com essa combinação, certamente você já entrou ou ainda vai surfar na internet usando seu notebook, seu smartphone ou outro tipo de dispositivo móvel em uma biblioteca, uma cafeteria, um restaurante, um shopping, um hotel etc.

Se você comprou ou vai comprar notebook, tablet ou netbook ainda neste ano, há grandes chances de ele ter o sistema operacional Windows 7. Diferentemente dos smartphones e dos dispositivos móveis que ficam sempre conectados à internet, os computadores portáteis com conexão do tipo wi-fi precisam se conectar em cada local antes de acessar à rede. Verifique como fazer a conexão antes de navegar de graça e confira também algumas dicas e curiosidades.

A grande maioria dos equipamentos envolvidos nesse tipo de conexão tem recursos automáticos para minimizar as configurações necessárias e são quase todos compatíveis. Se seu dispositivo é muito antigo, talvez seja melhor comprar um mais novo do que ter dor de cabeça toda vez que quiser acessar à rede em algum local. Um adaptador wi-fi externo (via porta USB) atualmente pode custar entre R$ 25 e R$ 100. Grande parte dos novos computadores portáteis tem adaptadores de rede e economiza uma porta USB. Evite comprar aparelhos que não contem com esse dispositivo.

Enquanto a configuração de hardware costuma ser mínima, a de software pode ser mais complicada. Sistemas operacionais mais antigos, como Windows 2000 e Windows 98, por exemplo, podem dar bastante trabalho. Vamos ver aqui alguns detalhes importantes para fazer a conexão utilizando o Windows 7.

A primeira providência quando chegar em um local onde há esse tipo de conexão é verificar se existe informação do tipo de acesso. Alguma placa, algum cartaz informando se há senha, alguma restrição ou alguma dica de configuração ; isso evita ter que ficar fazendo tentativas e erros para conectar. Na maioria dos locais, a conexão gratuita é configurada para ser simples, sem senha, sem detalhes e sem maiores exigências.

Em seguida, ligue seu equipamento e verifique se o adaptador de rede sem fio está ligado. Para ativá-lo, alguns computadores têm um botão ou usam uma combinação de teclas como Fn F5, por exemplo. Verifique no manual qual é a combinação de teclas ou procure pelo botão. Com o adaptador ligado, ao acessar a área de trabalho, o sistema geralmente informa por meio de mensagens que há conexões disponíveis.

É possível configurar o computador para se conectar automaticamente nas redes já utilizadas e, assim, ao retornar ao mesmo local, ele poderá se reconectar sozinho, facilitando o trabalho. No entanto, se houver alguma mudança na configuração dessa conexão, seu computador tentará acessar a rede com as configurações antigas, mas sem sucesso, e você terá que excluir a conexão e fazer outra. Recomendo sempre conectar de novo e não configurar como automática as conexões gratuitas em locais que não sejam sua casa, empresa ou lugares que frequenta sempre.

Bom, depois de ver o aviso informando a existência de conexões disponíveis, clique com o botão esquerdo no ícone de conexões disponíveis na área de notificação e veja quais estão listadas. Se você não encontrar esse ícone, acesse o painel de controle e clique no ícone Central de Rede e Compartilhamento e, em seguida, clique na opção Conectar a uma rede. Aliás, esse é o local para a maioria das configurações, caso algo mais avançado precise ser ajustado ou verificado.

Ao clicar no ícone de conexões disponíveis (ou Conectar a uma rede), veja que aparecerá uma lista de redes disponíveis. As barrinhas ao lado do nome de cada rede informam a força do sinal, geralmente quando só há uma ou duas barrinhas verdes, significa que o equipamento está longe ou com sinal fraco por algum outro motivo, você pode mudar para um local mais perto ou acessar assim mesmo, mas cabe ressaltar que quanto mais longe e mais fraco o sinal, maior a taxa de erro e retransmissão, causando uma conexão mais lenta como resultado para o usuário.

Outro símbolo a observar é um escudo amarelo, informando que a rede não está segura. Isso significa, na maioria dos casos, que a rede tem um acesso liberado sem senha. É importante saber que em geral, esse tipo de rede não é segura mesmo, ou seja, pode ser monitorada e pode, em alguns casos, interceptar e até armazenar os acessos feitos e dados digitados, por isso, cuidado com suas informações nesse tipo de conexão. Só use sites de banco e de empresas e com dados confidenciais se você tiver outros recursos de segurança, como HTTPS, tokens para nível maior de identificação, criptografia, VPN segura etc.

Depois de selecionar a rede, clique no botão Conectar. Depois, em alguns casos você deverá esperar alguns segundos e identificar se essa rede é pública. Em seguida, basta começar a navegação normalmente. Em outros casos, é preciso antes ler uma página onde há informações do acesso gratuito disponibilizado e as condições de uso. É preciso aceitar o texto nessa tela para navegar. Vale a pena dar uma olhada com cuidado, pois alguns locais oferecem acesso apenas ao browser, enquanto outros dão acesso também para aplicativos como Outlook, Skype, MSN. É importante verificar também o firewall utilizado pelo seu computador. Alguns identificam a mudança de rede e podem ou não bloquear o acesso. O melhor a se fazer para quem usa computadores portáteis é deixar autorizado o uso do adaptador de rede sem fio para todas as redes. Essa configuração varia de acordo com o firewall utilizado, e na maioria dos casos, é gerenciado pela aplicação de segurança do sistema, que pode ser nativa ou de algum pacote de segurança, como AVG, Norton etc.

Observe nas figuras, o que devem ser as etapas para fazer o acesso à internet em locais gratuitos.danielo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação