Washington - Senadores americanos apresentaram nesta quarta-feira (15/6) dois projetos de lei destinados a proteger a privacidade dos usuários do smartphone da Apple, o iPhone, cujo sistema de rastreamento via satélite torna público sua localização.
O projeto da Lei de Proteção à Privacidade de Localização exige que companhias como Apple e Google tenham o consentimento expresso dos usuários dos celulares antes de compartilhar informações sobre sua localização com terceiros.
Ao mesmo tempo, a Lei de Segurança de Informações e Notificações de Infrações determina que empresas e organizações sem fins lucrativos estabeleçam fortes dispositivos de proteção de informações pessoais e notifiquem aos consumidores qualquer violação destes sistemas.
O senador democrata por Minnesota Al Franken, um dos incentivadores do projeto de privacidade para celulares, disse que a lei permitirá aos consumidores saber que informação sobre sua localização está sendo coletada, e permitirá decidir se querem compartilha-la ou não.
"Nossas leis fazem pouco para proteger a informação em nossos dispositivos móveis", destacou o senador em um comunicado.
"A tecnologia de geolocalização nos traz benefícios incríveis, mas a mesma informação que permite aos serviços de emergências nos localizar quando temos problemas não é necessariamente uma informação que todos desejamos compartilhar com o resto do mundo."