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Blogueiros criam projetos pessoais que ganham proporção coletiva

postado em 05/07/2011 11:27
Quando a publicitária indiana Sheena Matheiken se viu cansada e sem criatividade na profissão, resolveu criar o Uniform Project, em 1; de maio de 2009. Ela fez sete vestidos pretos básicos iguais, um para cada dia da semana, para serem usados durante um ano.

Mas, o look ; com acessórios diferentes ; teria de se reinventar todos os dias. A iniciativa ganhou o toque especial quando Sheena decidiu mobilizar pessoas para arrecadar dinheiro para um fundo que, no final do projeto, seria passado para a fundação Akanksha, organização sem fins lucrativos de ensino a crianças de favelas na Índia.

Na época, talvez a publicitária não imaginasse o sucesso da proposta. O Uniform Project recebeu dois milhões de visitas e arrecadou US$ 100 mil (R$ 156 mil), o suficiente para manter mais de 200 crianças na escola. Logo, surgiram seguidoras que criaram os próprios modelitos tão versáteis quanto o pretinho básico de Sheena. Atualmente, o projeto segue com microdesafios de um mês para cada menina, oito no total, que somam colaborações para a fundação.

Com o crowdsourcing e o crowdfunding difundidos na web, o clima de cooperação para levar boas ideias à frente domina a blogosfera. Normalmente, começa com mudanças individuais que são divulgadas e provocam ações coletivas. É o caso da também publicitária Joanna Hanson de Moura, 27 anos, fundadora do blog Um ano sem Zara. Irmã de um dos sócios do Queremos, ela decidiu mobilizar gente pela internet em 3 de março, quando assumiu o compromisso de passar 365 dias sem comprar roupas. ;Há muito tempo administrava contas no vermelho. Fiz o blog para conseguir ter relação equilibrada com minha vida financeira;, diz.

Todos os dias, a baiana que mora em São Paulo há dois anos posta fotos dos looks no blog. Com média de 20 mil acessos por dia, ela criou seguidoras que também reconhecem os excessos do consumismo e, claro, querem se desafiar a montar novas combinações com roupas antigas. ;Muitas meninas vão ficar três meses sem comprar. Outras, pelo menos um mês. É legal ver que as pessoas estão revendo seus hábitos de consumo.;

O projeto de Joanna trouxe inspiração para outro blog, o Seis meses sem Renner. Logo no leiaute, o aviso ;Sem Zara, sem grifes e com um guarda-roupas muito menor e menos glamuroso ; plágio de Um ano sem Zara para uma menina real de classe média do interior;.

Depois dessa iniciativa, Joanna percebeu a responsabilidade das mobilizações. ;Depois que meu compromisso se tornou inspirador, o mínimo que posso fazer é seguir até o fim;, garante.

Outro blog que anima os leitores é o 365 Nuncas, das mineiras que moram no Rio de Janeiro Elisa Mendes, 27 anos, e Steffania Paola, 27. Criado em 1; de janeiro deste ano, o site tem como proposta lembrar a história do filme Julie & Julia. Na telona, a jornalista Julie passa um ano fazendo uma receita diferente por dia. Na vida real, as amigas fazem uma atividade diária que nunca haviam feito antes, também por um ano, e publicam na web.

;É estimulante saber o alcance da ideia. As pessoas comentam, mandam e-mail, escrevem na página, no Facebook;, afirma Steffania. Ambas reconhecem que a mobilização dos leitores foi uma surpresa ; agora, pensam em como desenvolver o conceito de crowdfunding no blog. Da mesma forma que o Um ano sem Zara, o blog das amigas mineiras foi fonte de inspiração para o recente 365 Nunca Mais. ;O blog é de duas amigas, a Manu e a Mariana. As duas começaram o delas a partir do nosso, assim como outros vários projetos. Quanto mais coisas parecidas e adaptadas que surgirem, melhor;, torce Steffania.

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