postado em 12/07/2011 08:22
Diante de tantas ofertas e ações elaboradas pelas grandes companhias na internet, fica difícil para as pequenas e médias empresas (PMEs) se destacarem nessa área. No entanto, alguns serviços oferecidos pela web ; como as redes sociais ; têm conseguido ajudar as PMEs a sair do ostracismo e seguir firme no mundo dos negócios. De acordo com uma pesquisa da consultoria Regus, 68% das empresas brasileiras usam sites como Twitter e Facebook para interagir com os clientes. Além disso, 59% dos entrevistados ganharam mais clientes com a adoção dessas plataformas. O número é 10 pontos percentuais maior que no ano passado.Trabalhar com as redes sociais representa um custo muito baixo e um retorno considerável. Assim pensa a direção da empresa de médio porte America Net. Especializada em soluções de voz e dados para empresas, a companhia procura dar ouvidos aos clientes no Twitter e no Facebook. ;Na hora em que decidimos lançar um novo site, queríamos que ele fosse totalmente integrado com essas plataformas. Usamos para compartilhar informações e para relacionamento;, revela Daniel Ribeiro, gerente de marketing da empresa.
No entanto, antes de se cadastrar em várias redes sociais é importante ter em mente que nem sempre o que irão falar da empresa será positivo. ;Uma PME deve estar ciente de que o consumidor utiliza as redes sociais para espalhar informações e experiências, podendo ser positivas e negativas. Ignorar esse canal ou utilizá-lo apenas para se promover é errado;, aconselha Albert Deweik, diretor de vendas da NeoAssist, empresa de soluções de atendimento on-line.
Além das redes sociais, as compras coletivas também estão em destaque. As empresárias Cecília e Elisa de Castro (foto) ganharam 200 novos clientes para a Cioccolateria, uma confeitaria da Asa Sul, depois de fazer uma promoção. ;Ficamos 48 horas no ar e vendemos 350 cupons com descontos de 60% no pão de mel.
Desses, pelo menos 150 pessoas eram consumidores antigos e o restante conheceu a loja por meio da promoção;, explica Cecília. Os pães de mel foram as iscas para que as empresárias mostrassem os outros produtos da empresa. ;Montamos uma mesa com opções de bolos e de doces que fez com que as pessoas comprassem outras mercadorias. Foi muito positivo;, ressalta.
Ofertas no celular
Para completar o quadro de ferramentas da internet que oferecem vantagens para os empreendedores, estão os serviços de geolocalização. Por meio de programas como o foursquare (assim mesmo, em letra minúscula), tanto os consumidores quanto as empresas estão sendo beneficiados. Ao fazer o check-in ;a ação de dizer que está frequentando determinado local ;, os clientes podem ganhar descontos e até produtos gratuitamente.
;As grandes ferramentas hoje utilizam sistemas para procurar o que está perto do local onde o indivíduo também está. Se um usuário procura por uma TV, o Google, por exemplo, tende a mostrar uma página de uma loja que esteja mais próximo dele, por meio da geolocalização;, explica Pedro Eugênio, sócio-fundador do BuscaDescontos.
Na Kaebisch Schokoladen, chocolateria da Asa Norte e do Sudoeste, quem virar prefeito ; quando se faz vários check-ins em um lugar, a pessoa ganha esse títutlo ; leva de graça um café expresso e um bombom toda quarta-feira. ;Os clientes acham muito interessante esse sistema, principalmente os que gostam de tecnologia. Há também o compartilhamento de informações entre eles, no qual podemos atender demandas que não sabíamos que existia;, afirma Ana Kaebisch, proprietária do local. A dica da dona da loja é sempre pesquisar e ver as oportunidades para o negócio. ;Trata-se de um ambiente em constante evolução. O que pode ser interessante agora pode não ser daqui a um tempo;, ressalta.
Conecte-se sem erros
; Antes de fazer uma conta nas redes sociais, trace uma estratégia sobre o público que quer atingir
; Procure passar informações interessantes sobre a empresa nas redes sociais
; Não encha a timeline dos usuários com vários posts
; Procure responder a cada seguidor de forma personalizada
; Nos sites de compras coletivas não lance promoções sem ter certeza que poderá atender a toda a demanda do público
; Na descrição da promoção convide o interessado a conhecer a empresa, seja pelo site ou pessoalmente
; Antes de lançar a promoção, procure por sites parceiros confiáveis
; Sempre estabeleça limites nas promoções que envolvem a geolocalização
; Treine os funcionários para que eles entendam como funciona o serviço de geolocalização
; Informe aos clientes dessas promoções nos sites da empresa