Tecnologia

Brasileiros criam ferramenta para empresas conhecerem seus usuários

Nascida em Belo Horizonte, a DeskMetrics entra no mercado internacional com uma ferramenta que ajuda as empresas de software a conhecer seus usuários

postado em 12/07/2011 08:34
Herbeth Amaral (E), Bernardo Porto (sócios) e Gabriela Reis fundaram a Deskmetrics

Não é fácil a vida das startups (as jovens empresas de tecnologia) brasileiras. Em mercado global sem fronteiras geográficas, investir, crescer e aparecer são verbos que nem sempre se sucedem no ritmo ideal para quem protagoniza essas centenas de histórias. Especialmente no caso de plataformas web. Pois vem de Belo Horizonte uma das apostas do setor na América Latina. A DeskMetrics aparece na lista das 10 startups mais promissoras do blog especializado The Next Web América Latina (TNW).

A ferramenta, que leva o mesmo nome da empresa, é uma espécie de Google Analytics para programas de computador, voltada para pequenas e médias empresas, como explica o fundador da DeskMetrics, Bernardo Porto: ;Nosso serviço fornece informações em tempo real sobre a utilização de software. Desenvolvedores e empresas de software conseguem identificar a localização dos seus usuários, as configurações dos seus computadores, por quanto tempo e com qual frequência utilizam determinado aplicativo, quais são as funcionalidades mais utilizadas, entre outros dados;.

As informações ficam disponíveis em uma página da internet e podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora. A ideia para o desenvolvimento da ferramenta partiu de uma necessidade própria de outra empresa de Bernardo Porto, a Quicksys, criada em 2007 para desenvolver e otimizar programas para Windows.

;Percebemos que as empresas que desenvolvem software usam só o número de downloads para verificar o sucesso ou não de um aplicativo. Essa informação, porém, não oferece resposta confiável sobre o quanto um usuário é engajado;, explica. Daí veio a criação da plataforma que fornecesse dados mais completos.

Investimentos
A DeskMetrics recebeu ajuda financeira de familiares e amigos de Porto ; o que ele chama de ;lovemoney; ; para pagar, durante seis meses, as contas de infraestrutura e salários. Em outubro de 2010, a plataforma foi recomendada pela OpenCandy (uma startup da Califórnia investida pelo Google Ventures) para o blog especializado TechCrunch, como empresa bastante promissora. ;Com isso, tivemos o lançamento oficial da nossa plataforma divulgada pelo blog, um dos mais reconhecidos no mundo na área de tecnologia;, diz.

Em dezembro, a startup chamou atenção do cenário internacional, quando recebeu aportes de US$ 200 mil, que permitiram a ampliação da equipe. O grupo de investimentos não é revelado. Para o fundador, a ideia é promissora porque ;surgiu de uma necessidade real e resolve problema que existe na maioria das empresas que desenvolvem software: conhecer melhor o usuário e o modo de uso de determinado aplicativo, para obter informações estratégias que direcionam melhorias e suporte;.

Ele lembra que só grandes empresas, como Microsoft ou Adobe, tinham acesso a esse tipo de informação, com condições de criar e bancar setores de métricas dentro da própria empresa ; isso significa infraestrutura e contratação de especialistas. Além de negócios no Brasil, a DeskMetrics já trabalha com clientes dos Estados Unidos, da Austrália, da Sérvia e da Rússia. Para o TNW, a empresa ;tem claro potencial de atingir o mercado global;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação