Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Agências virtuais buscam público cada vez mais segmentado

Na última semana, uma rede social que chegou ao Brasil há pouco mais de um mês ultrapassou os 50 mil usuários ativos. Criado na Holanda em 2008, o Second Love (www.secondlove.com.br) destina-se a pessoas casadas que desejem ;pular a cerca; - ou, como define o site, ;escapar da rotina conjugal;.

O serviço acompanha uma tendência do mercado de sites de relacionamento, cada vez mais focados em públicos e propostas específicas. Veja a seguir outros exemplos:

No Brasil

Ohhtel (http://www.ohhtel.com/)
Semelhante ao Second Love, garante anonimato e segurança a quem busca uma relação extraconjungal. Em texto publicado no site, a vice-presidente do Ohhtel no Brasil, Lais Ranna, define o serviço como ;uma alternativa ao divórcio e uma alternativa para uma vida sem sexo;.

Beautiful People (http://www.beautifulpeople.com/)
Lançado no Brasil há dois anos, é exclusivo para pessoas bonitas. A avaliação dos novos cadastros é feita pelos próprios usuários, durante 48 horas.

Anjo Meu
(www.anjomeu.com.br)
Agência matrimonial de Brasília com mais de 10 anos de funcionamento. O dono, Edson Luiz, afirma ter reunido 800 casais nesse período. O próprio Edson avalia os perfis e indica pretendentes com maior grau de afinidade.

No mundo
Ayer pasé
(http://www.ayerpase.com.ar/)
O serviço, criado na Argentina, tem uma proposta simples: procurar via internet aquela pessoa em que você esbarrou no trem, ou com quem conversou rapidamente durante a balada. O usuário coloca uma descrição do tipo ;ruiva, de camisa amarela, na praça X, quarta-feira às 20h;, e torce para que a pessoa descrita se identifique e entre em contato. A ideia parece absurda, mas os organizadores garantem ter reunido dezenas de casais até o momento.

Date My School
(http://www.datemyschool.com/)
Com foco nos estudantes universitários norte-americanos, é possível procurar a alma gêmea filtrando por faculdade, curso ou grau de ensino. Para se cadastrar, é preciso fornecer um email .edu.

Ugly Schmucks
(http://uglyschmucks.com/)
Os rejeitados no Beautiful People podem se encaminhar a este site, que segue a lógica inversa e é reservado para pessoas feias ; ou, como define a página, ;fora dos padrões convencionais de beleza;.

You and me are pure
(http://youandmearepure.com/)
Exclusivo para virgens. A veracidade da informação é atestada, segundo os organizadores, pela congruência de outras informações fornecidas no cadastro. Se alguma mentira é detectada no meio do processo, o usuário é banido.

Sugar Daddie
(http://sugardaddie.com/)
Um dos mais controversos. Indicado às mulheres que buscam ser sustentadas por um marido rico, ou para os homens que queiram sustentar uma jovem moça.