Tecnologia

Professor da UnB fala sobre interação entre arte e tecnologia

postado em 27/07/2011 12:25
Leia, abaixo, depoimento do professor Christus Nóbrega, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Ele falou ao Correio sobre a interação entre arte e tecnologia por meio da exploração de softwares e hardwares livres.

"Trabalho dentro de duas grandes áreas de pesquisa, que costumo chamar de Poéticas Duras (ou Poéticas do Hardware) e Poéticas Leves (ou Poéticas do Software). Em ambas, pregamos o uso de softwares/hardwares livres como discurso ético e estético de nossa produção artística. Ao optarmos por isso, estamos incentivando a formação de uma cultura da colaboração. Acreditamos que as idéias devam estar em permanente fluxo de circulação e disponíveis para serem utilizadas e/ou remixadas pelos outros, em um contínuo. Existem alguns sites e redes sociais criados por artistas e designers para compartilharem os códigos computacionais de suas criações. Assim, qualquer outro artista pode pesquisá-los e utilizá-los em seus projetos. Pega-se uma parte do código de um, uma parte do código de outro, muda-se alguns parâmetros, escreve-se uma nova função, e um novo código surge. Esse, por sua vez, é novamente devolvido para a rede.

Além de um repositório para pesquisa, esses sites também funcionam como um espaço virtual de museu, uma galeria, onde você pode ter contato com obras de Arte e Tecnologia. (/ , / ).

Um dos projetos desenvolvidos com a placa Arduino é a instalação interativa Não Por Isso (2007), criada por mim com auxílio técnico do professor do Departamento de Engenharia da UnB Geovany Borges. A instalação consiste em um vídeo que reage à aproximação e distanciamento do público. No vídeo, há a imagem de uma mulher descalça, que, ao detectar a presença do público, chama-o para se aproximar dela. Ao chegar perto da tela, a mulher aponta para um sapato real que está no chão em frente à tela. Ela pede para a pessoa pegar o sapato e, ao tocá-lo, a mulher estende o pé e solicita que a pessoa ajude-a a calçar. Com a impossibilidade do ato a pessoa larga o calçado e se afasta da tela. Consequentemente, a mulher inicia uma série de xingamentos com a pessoa que foi incapaz de ajudá-la."

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação