Tecnologia

Steve Jobs renuncia ao comando da Apple e indica Tim Cook como novo CEO

postado em 24/08/2011 20:16
Jobs e Tim Cook (E) durante evento realizado na sede da Apple em 2010
Steve Jobs anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24/8) que sai do comando da Apple, empresa que "criou" em uma garagem com o amigo Steve Wozniak e que é hoje a de maior capital aberto do mundo, valendo mais que todos os 32 bancos da Comunidade Europeia. O cargo de CEO será ocupado por Tim Cook, vice-presidente operacional e que comandou a empresa durante os períodos de licença médica de Jobs.

[SAIBAMAIS]Jobs, fundador da empresa e que voltou para comandar a Apple em 1997 após ter deixado a companhia em 1985, se submeteu a uma cirurgia para retirada de tumor maligno no pâncreas em agosto de 2004. No primeiro semestre de 2009 e em janeiro de 2011, o empresário tirou outras licenças médicas para cuidar da saúde. Em ambas as ocasiões Cook ficou no comando da empresa criadora do iPhone e do iPad.

A passagem de Steve Jobs pela Apple é lendária. Com Jobs, a Apple deixou de ser uma empresa perto da falência em 1997 para se tornar, em 9 de agosto de 2011, na segunda maior companhia de capital aberto do mundo. "O Conselho tem total confiança de que Tim é a pessoa certa para ser nosso próximo CEO", disse disse Art Levinson, membro do Conselho de Administração da Apple, em um comunicado à imprensa nesta quarta-feira.

Ainda que Jobs continue trabalhando, não se sabe qual o impacto que sua saída terá nos rumos da empresa, em que ele era a principal força criativa. Ele teve papel fundamental no renascimento da linha Mac e no desenvolvimento de produtos como iPad, iPod e iPhone, que inicialmente pareciam supérfluos, mas que se tornaram fenômenos de massa, transformando a indústria em torno deles.

Isso não quer dizer que todas as suas investidas deram certo. O serviço MobileMe e, em menor grau, o Apple TV podem ser considerados apostas fracassadas.


Veja a íntegra do comunicado de Steve Jobs


"Ao Conselho de Administração a à comunidade da Apple

Eu sempre afirmei que se chegasse o dia em que eu não fosse mais capaz de cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso. Infelizmente, este dia chegou.

Neste momento eu abdico do cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o conselho assim achar compatível, como presidente do conselho, diretor e empregado da Apple.

Em relação ao meu sucessor, eu recomendo fortemente que nós executemos nosso plano de sucessão e que Tim Cook seja nomeado CEO da Apple.

Acredito que os dias mais inovadores e brilhantes da Apple estão adiante. E espero assistir e contribuir para este sucesso em uma nova função.

Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês pelos muitos anos conseguindo trabalhar ao seu lado.

Steve"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação