postado em 06/09/2011 08:52
A chegada ao Brasil do grupo Netflix, especializado em aluguel on-line de filmes e séries, promete sacudir a venda de conteúdos digitais no país. Como estratégia para atrair os brasileiros e driblar o fato de os usuários não conhecerem a marca, a companhia anunciou no fim de semana que os clientes do país que se cadastrarem poderão usar o serviço gratuitamente durante um mês. ;Nossa maior dificuldade é que o Netflix ainda não é conhecido no país, por isso vamos oferecer esse período de teste gratuito;, explicou Reed Hastings, presidente da companhia.
A companhia chegou ao mercado com um modelo de negócios baseado na tentativa de vencer a pirataria por meio da oferta, a preços baixos, de vídeos para diferentes plataformas via streaming ; modo de compartinhamento sem violação dos direitos autorais, no qual o usuário não ;baixa; ou mantém o arquivo, mas o acompanha pela internet. As assinaturas custarão a partir de R$ 14,99 mensais.
Além de ser novata no mercado brasileiro, a Netflix terá que enfrentar a concorrência das rivais Net e NetMovies, que desenvolveram serviços semelhantes e se preparam para a chegada da empresa, oferecendo alternativas ao acesso de conteúdos on-line. Contra a precariedade da infraestrutura da internet no Brasil, a NetMovies oferece ainda a entrega agendada de DVDs na casa dos clientes. Atualmente, a locadora conta com 35 mil títulos em DVDs e 4 mil em streaming, que podem ser vistos em computadores, tablets ou celulares.
Já a Net lançou recentemente dois serviços para não perder a clientela: o Now e o Wuu. O primeiro permite ao assinante assistir sem custo adicional, a qualquer momento, aos filmes previstos na programação do mês. ;Com Now, a Net transmite milhares de canais personalizados, um para cada assinante, que decide a programação do seu canal;, argumenta Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net.
O Wuu, por sua vez, é um serviço no qual os assinantes da Net têm acesso on-line a mais de 1,4 mil horas de programação dos canais Globosat. Na avaliação de Gustavo Ramos, diretor de Novas Mídias da Globosat, o Wuu e o Now gerarão informações sobre as preferências e a segmentação de usuários que poderão ser usadas para produzir conteúdos cada vez mais adequados aos assinantes.
Telefônica revê negócios
A companhia de telefonia Telefônica anunciou que vai reestruturar seus negócios na tentativa de acelerar o crescimento da empresa no mercado internacional, especialmente no segmento digital. O novo modelo de gestão inclui a criação de uma unidade com sede em Londres, batizada de Telefônica Digital, e o desenvolvimento de dois blocos de atuação (Europa e América Latina), além da inauguração de um setor operacional de Recursos Globais. Com as modificações, a Telefônica pretende economizar recursos e aumentar o aproveitamento de suas operações. A reorganização ocorre após a aprovação de um corte de 6.500 funcionários em julho, com o qual a companhia espera poupar 1,4 bilhão de euros.