Tecnologia

Aplicativos para atividades físicas estão cada vez mais sofisticados

postado em 14/09/2011 09:47

Dicas de exercícios e de percursos, formas mais eficazes de malhar e até treinos completos estão disponíveis em revistas e sites há muito tempo. Com a popularização dos smartphones, contudo, não demorou até que esse segmento chegasse à era dos aplicativos para celular.

Quem antes não se exercitava por falta de orientação, agora pode monitorar os batimentos cardíacos, contar calorias, acompanhar a evolução dos treinos e mais uma infinidade de opções a qualquer momento ; além de, claro, dividir essas pequenas conquistas com os amigos em redes sociais. Planejadas tanto para iniciantes quanto para quem já está em forma e deseja intensificar a atividade física, essas ferramentas prometem resultados rápidos e certeiros ao alcance dos dedos.

Criador do LogYourRun, aplicativo para iPhone, o empresário Tim West conta que o programa começou como uma maneira de ajudar a esposa, que treinava para a Meia Maratona de Saint Louis, em 2007. ;Ela registrava a distância em planilhas e calendários, então pensei que seria útil para ela ter um local para salvar seus dados;, explica. Além de registrar os progressos, o aplicativo experimental criado por West também serviu como maneira de catalogar eventuais lesões ocorridas durante o treino.

A ideia deu tão certo que o desenvolvedor resolveu criar uma extensão, aberta ao público e lançada em 2009. ;O principal objetivo é ajudar as pessoas a manterem-se ativas;, justifica. A possibilidade de ver o progresso ao longo do tempo ; bem como o retorno imediato, graças ao compartilhamento dos resultados na internet ; é, para West, o principal motivo que leva as pessoas a adotar os programas como alternativa ao sedentarismo.

;É cientificamente comprovado que quem compartilha suas atividades físicas com os outros está mais propenso a continuar firme no treino;, avalia.

Mais que um treinador pessoal, alguns aplicativos prometem ser também parceiros de treino. Mette Lykke, cocriador do Endomondo, explica que um dos diferenciais do produto é fazer com que os usuários tenham a sensação de estarem se exercitando ao lado de alguém ; mesmo que não estejam, literalmente, acompanhados. ;Com a opção Beat a Friend (;vença um amigo;, em tradução livre) você pode competir contra os melhores desempenhos de um amigo em uma determinada distância sem correr ao lado dele;, detalha. Por ser um aplicativo para iniciantes, Lykke diz que qualquer pessoa que tenha um celular com GPS pode se aventurar.

Para convencer de vez os indecisos, alguns programas passaram a dar prêmios para os mais ativos. Benjamin Young, cocriador e desenvolvedor do Nexercise, conta que, graças a parcerias com empresas como Apple e Amazon, os usuários concorrem a brindes cobiçados, como o iPad 2. ;Também queremos oferecer descontos em produtos e serviços saudáveis.;

Dúvidas

Entre os profissionais de educação física, o uso de aplicativos de celular voltados para facilitar a vida de quem quer começar a praticar exercícios físicos não é unanimidade. O personal trainer Leando Góes conta que está acostumado a ver clientes fazerem uso das ferramentas. Para ele, tudo o que pode ser usado como incentivo é válido. ;Os aplicativos são interessantes, porque os alunos podem usá-los para continuar a rotina de exercícios nos dias em que não treinam com acompanhamento;, opina. Góes defende que os recursos dos programas não fogem da realidade de se exercitar sob o olhar de professores particulares ou em academias. Ele reconhece, contudo, que não há como reproduzir a motivação passada pelos profissionais nos encontros frente a frente. ;Para quem não tem nenhum outro recurso, porém, não vejo problemas em usar somente o celular;, completa.

Adriano Santos, também personal trainer, discorda. Segundo ele, nada pode substituir o papel feito pelos profissionais. ;O trabalho do personal vai muito além de simplesmente prescrever o treinamento;, justifica. ;É ele quem vai acompanhar e preservar a integridade física do aluno.; Além de não orientar os pupilos sobre a maneira correta de executar cada movimento, ele explica que os aplicativos não são capazes de levar em conta a individualidade biológica de cada um.

Sono, cansaço, objetivo principal e até a ingestão ou não de remédios também são fatores que influenciam o sucesso da empreitada. Sem conhecimento prévio sobre como os exercícios físicos devem ser realizados, Santos alerta que os aplicativos podem até se tornar algo nocivo para a saúde. ;A pessoa corre o risco de negligenciar pontos importantes, como a pisada correta;, completa. ;Ela pode até emagrecer ou ficar mais forte, mas pode também acabar prejudicando as articulações.;

Facilidades

Além de garrafinha d;água e toalha, Pedro Brandão, 23 anos, adicionou mais um item ao kit básico de quase todos que costumam praticar exercícios físicos: o celular. Desde janeiro deste ano, o estudante usa aplicativos especialmente projetados para dar um empurrãozinho na hora de malhar. Com a ajuda da tecnologia, ele conta que pode ouvir música, cronometrar os intervalos entre as séries, ditar o ritmo das repetições, calcular as distâncias dos exercícios aeróbicos e medir os batimentos cardíacos com a câmera e o flash do celular, tudo ao mesmo tempo. ;A gente não tem ideia do impacto que podem ter 45 segundos a mais ou a menos entre as repetições ou a diferença entre demorar dois ou quatro segundos entre cada movimento;, justifica.

Para Pedro, outra vantagem dos aplicativos para smartphones é a possibilidade de poder contar com ferramentas úteis em tempo integral e em qualquer lugar, como livros especializados em musculação, por exemplo. ;Meu nutricionista me indicou um livro que mostra todos os detalhes dos movimentos em uma perspectiva anatômica e eu o tenho salvo no celular, em PDF;, conta. ;Se tenho dúvidas sobre a execução de algum movimento, posso consultar o livro ou até mesmo abrir um vídeo do YouTube ali, na hora.;

Entre as inúmeras opções de aplicativos disponíveis hoje em dia, entretanto, o estudante prefere versões mais simples, para não se desviar de seu foco principal: executar todos os exercícios com atenção máxima, para potencializar os efeitos. ;No fim das contas, o que facilita mesmo é a comodidade de ter um aparelho ;curinga; no bolso: ele vira o que você quiser, na hora que você precisar.;

Reações únicas

O princípio da individualidade biológica determina que cada organismo responde de maneira única aos diferentes estímulos a que é submetido. Essas respostas dependem do somatório do genótipo (ou características genéticas, como composição corporal e das fibras musculares, entre outras variáveis) e do fenótipo (características adquiridas após o nascimento, como, por exemplo, habilidades motoras, esportivas, consumo de oxigênio e limiar anaeróbio) de cada indivíduo. Por isso, o mesmo treino para duas pessoas pode não ser eficaz para ambas, uma vez que cada uma delas terá organismos e, consequentemente, respostas diferentes aos estímulos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação