Agência France-Presse
postado em 27/09/2011 19:14
SAN FRANCISCO - A Microsoft anunciou esta terça-feira (27/9) ter dado um novo golpe nos criminosos cibernéticos, ao desmontar uma rede de envio de ;spam; através de computadores infectados por vírus.Além de desmantelar este ;botnet; (conjunto de computadores infectados conectados à internet, chamados ;bots;, usados para causar danos), de onde se acredita que tenha sido enviado o ;spam; e executadas fraudes bem como exploração sexual de menores, a Microsoft processou o proprietário de um domínio na internet usado para o controle das operações.
Dominique Alexander Piatti, residente na República Tcheca, foi notificado da ação esta segunda-feira, segundo a Microsoft. Identificar os proprietários dos sites usados para controlar os exércitos de computadores infectados com ;malware; "ajuda a expor como o crime cibernético é ativado, quando os fornecedores de domínios e outros provedores de infraestrutura cibernética não conhecem seus clientes", disse a Microsoft.
A rede desmontada, denominada "Kelihos", supostamente é uma reedição da primeira ;botnet; desbaratada pela Microsoft, usando uma combinação de táticas legais e técnicas.
"A desarticulação da Kelihos tem como objetivo dar uma mensagem forte àqueles que estão por trás dos ;botnets; de que não é inteligente tentar atualizar seu código e reconstruir um ;botnet; depois que o desmantelamos", informou a Microsoft.
A empresa recorreu a um tribunal federal dos Estados Unidos para obter uma ordem que lhe permitiu cortar as conexões entre um grupo de domínios de propriedade de Piatti e os "computadores zumbi" infectados com vírus.