postado em 30/09/2011 08:47
Cientistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, analisaram 509 milhões de mensagens no Twitter, publicadas por 2,4 milhões de usuários, em 84 países, e descobriram que, independentemente da cultura ou dos hábitos locais, o humor das pessoas segue ciclos bastante semelhantes ; e, considerados os estereótipos, muito surpreendentes. Segundo o estudo, acordar de mau humor é algo que ocorre apenas com a minoria das pessoas. A análise revelou que é logo no início da manhã que são registrados os mais altos índices de palavras positivas no Twitter. A descoberta está na edição de hoje da revista especializada Science.Esse bom humor matutino, no entanto, dura pouco. No meio da manhã, a tendência se inverte: as mensagens positivas diminuem e começam a crescer as negativas. No período da tarde, ocorre o movimento inverso ; e as mensagens bem-humoradas e engraçadinhas voltam a ter espaço na rede social, até que, perto da meia-noite, quando a maioria das pessoas vai dormir, elas atingem seu auge novamente.
Os cientistas se surpreenderam ao constatar que, mesmo em diferentes culturas, com costumes e tradições tão distintos, o humor das pessoas varie da mesma forma. ;Fomos surpreendidos ao ver o quão consistentes são os ritmos afetivos ao redor do mundo;, admitiu ao Correio Michael Walton Macy, um dos autores do estudo. ;Em 84 países diferentes, com diferentes culturas e origens, vimos a mesma base: PA pela manhã, com crescimento de NA até o início da tarde, quando as PAs voltam a subir;, completa.
Quem não entendeu o que significam as siglas descritas por Macy, não precisa perder o bom humor. PA é a abreviação de positive afects (algo como ;sentimentos positivos;, em inglês). E diz respeito a presença de prazer, afetividade e estado de alerta nas mensagens postadas. Os NAs são os sentimentos negativos, que foram aferidos com palavras ligadas a questões como angústia, medo, culpa, raiva e nojo. As duas questões foram analisadas separadamente, porque, segundo os pesquisadores, a presença de sentimentos positivos não necessariamente daria lugar a sentimentos negativos, uma vez que os internautas podem simplesmente se tornar apáticos ou não demonstrar o que sentem.
Estresse
Para os pesquisadores, a culpa do mau humor durante a segunda metade da manhã e o período da tarde está ligada ao estresse causado pelo trabalho. ;Vimos essa evidência ao percebermos que, nos fins de semana, os níveis de PA se mantinham sempre altos e os de NA, sempre baixos;, explica Macy. ;Em culturas onde os dias de descanso não são no sábado e no domingo, o humor baixo aparecia no dia onde não se trabalha;, conta. Exemplo disso são os Emirados Árabes, onde as pessoas trabalham de domingo a quinta-feira ; e os níveis de mensagens positivas se mantiveram altos na sexta e no sábado.
A escolha do Twitter como ferramenta para o estudo comportamental ocorreu por sua capacidade de registrar o comportamento de um grande número de voluntários, o que não seria possível com estudos clínicos tradicionais. ;De outra forma, não poderíamos reunir milhões de pessoas, sem atrapalharmos a vida delas, o que afetaria o seu humor;, conta Scott Golder, o outro autor da pesquisa, em um vídeo divulgado com o estudo. ;O Twitter e outras mídias socias podem dar aos pesquisadores uma oportunidade sem precedentes de observar o comportamento e as interações entre milhões de pessoas no mundo, em tempo real, com o tempo estampado registros;, completa seu colega, Michael Walton Macy.
Como a pesquisa foi feita utilizando palavras em inglês, boa parte do que os internautas de outros países publicaram acabou ficando de fora da pesquisa. Para a física, apresentadora e roteirista Rosana Hermann, autora do livro Um passarinho me contou (Editora Panda), no qual analisa a ;tuitosfera; brasileira, acredita que, no Brasil, os ciclos sejam um pouco diferentes dos registrados pelos pesquisadores. ;O Twitter é mais ;episódico; aqui no Brasil. Muito sujeito a mudanças midiáticas, mais do que a mudanças climáticas;, conta uma das pioneiras no microblog no país. ;Quando aparece um assunto na mídia, ele mobiliza a ;massa; tuiteira. E, eventualmente a própria massa tuiteira se automobiliza para brincar com tags e vídeos virais, num movimento autorreferente;, completa.
Essa atmosfera diferente no Twitter brasileiro ajudaria a explicar os resultados da pesquisa por aqui. O Brasil ficou entre os países com mais baixos índices de mensagens negativas e com mais altas taxas de mensagens positivas. ;O tuiteiro brasileiro, em média, só quer ;zoar; o tempo todo. É como se o Twitter fosse um recreio contínuo e infinito. Talvez, pela própria natureza compacta de 140 caracteres, o meio propicie ambiente para um tipo de mensagem mais humorística;, opina Rosana, que é conhecida como a ;síndica; do Twitter. ;É o melhor exemplo do aforismo de McLuhan ; ;O meio é a mensagem; ;, porque o meio Twitter, representado por um passarinho e constituído de ;pios;, gera um ambiente de pios e piadas. Aqui, tudo acaba em piada. Até tragédia.;